Estratégias e apoios institucionais ao desenvolvimento profissional docente
o caso dos institutos politécnicos portugueses
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41658Palavras-chave:
desenvolvimento profissional docente, ensino superior politécnico português, processo de Bolonha, pedagogia do ensino superiorResumo
O desenvolvimento profissional docente é essencial para promover a qualidade do ensino superior na contemporaneidade. O acesso à pluralidade de oportunidades (formais e informais) de aprendizagem profissional não deve depender apenas da motivação e iniciativa do docente universitário, devendo antes ser assumida como responsabilidade coletiva nas instituições de ensino superior. Com base nestes pressupostos, o artigo se propõe a analisar as estratégias e apoios para a formação pedagógica e desenvolvimento profissional docente patentes em projetos das instituições públicas de ensino superior politécnico em Portugal. Do ponto de vista metodológico, neste estudo adotamos a pesquisa documental e consideramos como corpus os documentos institucionais publicados online. Os resultados obtidos revelam que a atenção atribuída ao tema da formação pedagógica enfatiza iniciativas dirigidas ao desenvolvimento de competências na área das tecnologias e promoção da colaboração entre pares. Muito embora estas iniciativas se apresentem como pertinentes na contemporaneidade, ainda assim se conclui que são escassas as medidas institucionais que promovem o desenvolvimento profissional centrado na formação pedagógica dos acadêmicos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marta Mateus. Desenvolvimento profissional e perfis de orientação pedagógica na docência no ensino superior. SISYPHUS Journal of Education, Lisboa, v. 6, n. 3, p. 53-75, out. 2018. DOI: http://doi.org/10.25749/sis.15275.
ALMEIDA, Marta Mateus. Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no ensino superior: perspetivas de docentes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-22, mar. 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/s1413-24782019250008. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250008
ALMEIDA, Marta Mateus. Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino Superior: Anatomia de um Conceito. In: ALVES, Mariana Gaio (coord.). Pedagogia no ensino superior: a (in)visibilidade do trabalho docente. (Coleção Forças de Mudança em Educação). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2021. p. 49-67. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/50710/1/FME_PedagogiaEnsSuperior_EBOOK.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.
ALVES, Mariana Gaio. A (in)visibilidade do trabalho docente dos académicos. Revista Techniques, Methodologies and Quality, Número Especial – Processo de Bolonha. 2020. Disponível em: http://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2023/01/edesp1_20_57_68.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.
BEHRENS, Marilda Aparecida; JUNGES, Kelen dos Santos. Formação pedagógica na docência universitária: o que pensam professores pesquisadores portugueses. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 56, p. 186-208. 2018. DOI: http://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO01. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO01
BOWEN, Glenn A. Document Analysis as a Qualitative Research Method. Qualitative Research Journal, v. 9, n. 2, p. 27-40. 2009. DOI: http://doi.org/10.3316/QRJ0902027. DOI: https://doi.org/10.3316/QRJ0902027
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 6. ed. New York: Routledge, 2007. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203029053
CROSIER, David; PARVEVA, Teodora. The Bologna Process: its impact on higher education development in Europe and beyond. UNESCO: International Institute for Educational Planning, 2013.
CUNHA, Maria Isabel da. Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, p. 17-31. 2015. DOI: http://doi.org/10.1590/0104-4060.42106. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42106
FERNANDES, Domingos. Práticas de ensino e de avaliação de docentes de quatro universidades portuguesas. In: FERNANDES, Domingos et al. (org.), Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: Realidades e perspetivas, v. 2. Lisboa: EDUCA, 2014, p. 97-136.
FLORES, Maria José Batista Pinto; OLIVEIRA, Benigna Maria de. Práticas pedagógicas e desenvolvimento profissional docente: O espaço institucional GIZ na UFMG como lugar de formação. Revista Educación Superior y Sociedad, Buenos Aires, v. 34, n. 1, p. 291-312, jun. 2022. DOI: http://doi.org/10.54674/ess.v34i1.523. DOI: https://doi.org/10.54674/ess.v34i1.523
GAST, Inken; SCHILDKAMP, Kim; VAN DER VEEN, Jan T. Team-based professional development interventions in higher education: A systematic review. Review of Educational Research, v. 87, n. 4, p. 736-767. 2017. DOI: http://doi.org/10.3102/0034654317704306. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654317704306
INAMORATO DOS SANTOS, Andreia; GAUSAS, Simonas; MACKEVIČIŪTĖ, Raimonda; JOTAUTYTĖ, Aistė; MARTINAITIS, ŽILVINAS. Innovating professional development in higher education: an analysis of practices. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2019. DOI: http://doi.org/10.2760/26224.
KENNEDY, Aileen. Models of continuing professional development: A framework for analysis. Journal of In-service Education, London, v. 31, n. 2, p 235-250. 2005. DOI: http://doi.org/10.1080/13674580500200277. DOI: https://doi.org/10.1080/13674580500200277
KWIEK, Marek. Changing European Academics - a comparative study of social stratification, work patterns and research productivity. New York: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351182041
LEBRUN, Marcel; DE KETELE, Jean-Marie. La pédagogie universitaire en Belgique francophone: un processus qui s’inscrit dans la durée. Revue internationale d’éducation de Sèvres, n. 80, p. 71-82, abr. 2019. DOI: http://doi.org/10.4000/ries.8201. DOI: https://doi.org/10.4000/ries.8201
MCCULLOCH, Gary; RICHARDSON, William. Historical research in educational settings. Open University Press, 2000.
NÓVOA, António; AMANTE, Lúcia. Em busca da liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo. REDU: Revista de Docência Universitária, Valencia, v. 13, n. 1, p. 21-34. 2015. Disponível em: http://polipapers.upv.es/index.php/REDU/issue/view/643. Acesso em: 26 set. 2022.
Ó, Jorge Ramos; ALMEIDA, Marta; VIANA, Joana; SANCHES, Tatiana; PAZ, Ana. Tendências recentes da investigação internacional sobre pedagogia do ensino superior: uma revisão de literatura. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 45, p. 205-221. 2019. DOI: http://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle45.14. DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle45.14
RICHTER, Dirk; KUNTER, Mareike; KLUSMANN, Uta; LÜDTKE, Oliver; BAUMERT, Jürgen. Professional development across the teaching career: Teachers’ uptake of formal and informal learning opportunities. Teaching and Teacher Education, v. 27, n. 1, p. 116-126. 2011. DOI: http://doi.org/10.1016/j.tate.2010.07.008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2010.07.008
TEICHLER, Ulrich. Teaching versus research: An endangered balance?. In: MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes; SOARES, Virgílio Meira; TEICHLER, Ulrich (ed.), Challenges and options: The academic profession in Europe. Suiça: Springer, 2017. p. 11-28. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-45844-1_2
URBANO, Cláudia. A (id)entidade do ensino superior politécnico em Portugal: da Lei de Bases do Sistema Educativo à Declaração de Bolonha. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 66, p. 95-115. 2011. Disponível em: http://journals.openedition.org/spp/461. Acesso em: 26 set. 2022.
XAVIER, Amanda Rezende Costa; LEITE, Carlinda. Mapeamento da formação pedagógica de docentes universitários nas universidades públicas portuguesas. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 45, p. 109-123. 2019. Disponível em: http://miar.ub.edu/issn/1645-7250. Acesso em: 26 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle45.08
XAVIER, Amanda Rezende Costa; AZEVEDO, Maria Antónia Ramos de. Assessoria pedagógica universitária no contexto da universidade nova: mapeamento e reflexões. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-23. 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/0102-4698232232. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698232232
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Susana Pinto Gomes, Mariana Gaio Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).