Estratégias e apoios institucionais ao desenvolvimento profissional docente
o caso dos institutos politécnicos portugueses
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41658Palavras-chave:
desenvolvimento profissional docente, ensino superior politécnico português, processo de Bolonha, pedagogia do ensino superiorResumo
O desenvolvimento profissional docente é essencial para promover a qualidade do ensino superior na contemporaneidade. O acesso à pluralidade de oportunidades (formais e informais) de aprendizagem profissional não deve depender apenas da motivação e iniciativa do docente universitário, devendo antes ser assumida como responsabilidade coletiva nas instituições de ensino superior. Com base nestes pressupostos, o artigo se propõe a analisar as estratégias e apoios para a formação pedagógica e desenvolvimento profissional docente patentes em projetos das instituições públicas de ensino superior politécnico em Portugal. Do ponto de vista metodológico, neste estudo adotamos a pesquisa documental e consideramos como corpus os documentos institucionais publicados online. Os resultados obtidos revelam que a atenção atribuída ao tema da formação pedagógica enfatiza iniciativas dirigidas ao desenvolvimento de competências na área das tecnologias e promoção da colaboração entre pares. Muito embora estas iniciativas se apresentem como pertinentes na contemporaneidade, ainda assim se conclui que são escassas as medidas institucionais que promovem o desenvolvimento profissional centrado na formação pedagógica dos acadêmicos.
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