Outra universidade é possível

entrevista com Pedro Demo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.44855

Palavras-chave:

instrucionismo, aula, universidade, aprendizagem, conhecimento

Resumo

Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e atual docente do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB, o sociólogo Pedro Demo é estudioso da Filosofia da Ciência, da Pedagogia e das Ciências Sociais, com mais de cem livros publicados, tendo colaborado com Darcy Ribeiro no projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Nesta entrevista, concedida por e-mail, condensa suas teses sobre o “instrucionismo” ainda vigente nas universidades brasileiras, enfatiza a urgência em transformar os estudantes universitários em autores do conhecimento – e não em meros reprodutores dele –, explica porque as publicações científicas primam mais pela quantidade do que pela qualidade (valorizando mais o artigo que o livro), detalha sua reflexão sobre a extensão como a “má consciência” da universidade e propõe que a arquitetura desenhe os campi universitários inspirando-se no bazar persa. O objetivo dessa entrevista – desenvolvida em diálogo por escrito com o entrevistador – é retomar algumas reflexões que Demo expôs no livro Outra universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

É professor titular aposentado do Departamento de Sociologia da UnB e docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos dessa mesma universidade. Foi secretário-geral adjunto do Ministério da Educação e presidente do INEP. Graduado em Filosofia e doutor em Sociologia pela Universidade do Sarre (Alemanha), fez seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

Joaci Pereira Furtado, Autônomo, São Paulo, SP, Brasil.

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, é mestre e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi autor de livros didáticos e paradidáticos de História, editor de literatura e ensaio na Globo Livros e nos selos Tordesilhas e Tordesilhinhas e professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

Referências

BOFF, Leonardo. Uma democracia que se volta contra o povo. Leonardo Boff. 2023. Disponível em: https://leonardoboff.org/2014/06/18/uma-democracia-que-se-volta-contra-o-povo./ Acesso em: 27 maio 2023.

Enem: 28 candidatos alcançam nota mil e mil zeram redação. Correio, Salvador, 29 de mar. de 2021. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/enem-28-candidatos-alcancam-nota-mil-e-86-mil-zeram-redacao/?fbclid=IwAR1ODEEAvGXjK-wcqoldtBh3vmyhaQiPAYoFMbRnC0TaZrClC2cJaD-0VjI. Acesso em: 27 maio 2023.

DEMO, Pedro. A força sem força do melhor argumento: ensaio sobre "novas epistemologias virtuais". Brasília: IBICT, 2010.

DEMO, Pedro. Dialética de felicidade. Petrópolis: Vozes, 2001, v. 3.

DEMO, Pedro. Outra universidade. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

Downloads

Publicado

25-08-2023

Como Citar

DEMO, P.; FURTADO, J. P. Outra universidade é possível: entrevista com Pedro Demo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–11, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.44855. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/44855. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas