Outra universidade é possível
entrevista com Pedro Demo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.44855Palavras-chave:
instrucionismo, aula, universidade, aprendizagem, conhecimentoResumo
Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e atual docente do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB, o sociólogo Pedro Demo é estudioso da Filosofia da Ciência, da Pedagogia e das Ciências Sociais, com mais de cem livros publicados, tendo colaborado com Darcy Ribeiro no projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Nesta entrevista, concedida por e-mail, condensa suas teses sobre o “instrucionismo” ainda vigente nas universidades brasileiras, enfatiza a urgência em transformar os estudantes universitários em autores do conhecimento – e não em meros reprodutores dele –, explica porque as publicações científicas primam mais pela quantidade do que pela qualidade (valorizando mais o artigo que o livro), detalha sua reflexão sobre a extensão como a “má consciência” da universidade e propõe que a arquitetura desenhe os campi universitários inspirando-se no bazar persa. O objetivo dessa entrevista – desenvolvida em diálogo por escrito com o entrevistador – é retomar algumas reflexões que Demo expôs no livro Outra universidade.
Referências
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