Arco de Charles Maguerez

potencializador reflexivo na educação em saúde na pós-graduação stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45233

Palavras-chave:

educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas, educação de pós-graduação, educação baseada em competências, educação em saúde pública

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência de pós-graduandos ao utilizar o Arco de Charles Maguerez como uma metodologia que problematiza e potencializa o pensamento crítico-reflexivo e criativo em uma disciplina de educação em saúde. O método é o relato de experiência da construção do Arco desenvolvido no curso de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade. Este estudo aborda as vertentes teóricas da educação como uma ferramenta de promoção. A proposta de aprendizagem problematizadora, juntamente com as convergências teórico-conceituais sustentadas pela teoria freiriana, permitiu reflexões e conexões entre as práticas pedagógicas e a interlocução dos processos de saúde vivenciados pelos mestrandos. Isso possibilitou a desacomodação e a reflexão crítica sobre a prática ideal-real. O desenvolvimento do Arco de Charles Maguerez como ferramenta para a promoção da educação em saúde evidenciou que é possível a utilização de teorias da educação e metodologias ativas no campo da saúde, pois a abordagem crítico-reflexiva oportuniza aos envolvidos tornarem-se protagonistas no seu processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Debastiani, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Enfermeira pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Auditoria em Saúde (UNINTER). Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (UFSM) e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS.

Juliana Fabris, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM). Especialista em Auditoria em Saúde (UNINTER). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS.

Camila Franceschi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Nutricionista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS.

Ethel Bastos da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Enfermeira obstétrica (UNIJUÍ). Mestre em Enfermagem (UFSC). Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Docente do Departamento de Ciências da Saúde e Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS.

Referências

ALMEIDA, Janaína Rocha de Sousa; BIZERRILI, Davi Oliveira; SALDANHA, Kátia de Góis Holanda; ALMEIDA, Maria Eneide Leitão de. Educação permanente em saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho. Revista da ABENO, Londrina, v. 16, n. 2, jun. 2016. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/abeno/v16n2/a03v16n2.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.248

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

BARRETO, Ana Cristina Oliveira; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida; AGUIAR, Maria Isis Freire de; BARBOSA, Rebeca Bandeira; ROCHA, Suzy Ramos; CORDEIRO, Lucélia Malaquias; MELO, Karine Moreira de; FREITAS, Roberto Wagner Júnior Freire de. Perception of the primary care multiprofessional team on health education. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 72, n. 1, p. 266-273, fev. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0702. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9VjrMMcnrxDBrjK5rdt9qXk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0702

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462

BI, Minghong; ZHAO, Zhibiao; YANG, Jingru; WANG, Yaping. Comparison of case-based learning and traditional method in teaching postgraduate students of medical oncology. Medical Teacher, [S.L.], v. 41, n. 10, p. 1124-1128, 19 jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0142159x.2019.1617414. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/0142159X.2019.1617414?needAccess=true&role=button. Acesso em: 5 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1617414

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

CAMARGO, Rosa Maria Bortolotti de; GABBI, Gabriela Fontana; LEMES, João Loredi; BRENNER, Carmen Eloísa Berlote. Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 1, p. 224-239, 2017. Universidade Estadual de Campinas. DOI: http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7740. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650584. Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7740

COLOMBO, Andreia Aparecida; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007. Disponível em: https://acmfccapixaba.files.wordpress.com/2014/09/metodologia-da-problematizacao-5.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121

DYNIEWICZ, Ana Maria. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.

FERREIRA, Darlisom Sousa; RAMOS, Flávia Regina Souza; TEIXEIRA, Elizabeth; MONTEIRO, Wagner Ferreira; AGUIAR, Aldalice Pinto de. Obstacles to the educational praxis of nurses in the Family Health Strategy. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20190521. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/G3yCr8zTmPYmJJsJSvh3pPL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20190521

FERLA, Alcindo Antônio. Um ensaio sobre a aprendizagem significativa no ensino da saúde: a interação com territórios complexos como dispositivo. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 81-94, 30 dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.54909/sp.v5i2.119022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119022. Acesso em: 18 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.119022

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. Paz e Terra (Coleção leituras): São Paulo, 2004.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 15. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2015.

MACEDO, Kelly Dandara da Silva; ACOSTA, Beatriz Suffer; SILVA, Ethel Bastos da; SOUZA, Neila Santini de; BECK, Carmem Lúcia Colomé; SILVA, Karla Kristiane Dames da. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, jul. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0435. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/XkVvYBMtbgRMLxQvkQGqQ7z/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0435

MALVEZZI, Edson; OGATA, Márcia Niituma; OLIVEIRA, José Maurício de; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Apropriação social do Sistema Único de Saúde: ouvindo a voz dos usuários. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, p. 1-16, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/interface.200291. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/bfmJYD4YgSH7dCPfN8qPKdp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.200291

MEDEIROS, Eliabe Rodrigues de; SOARES, Manoelle Fernandes da Silva; REBOUÇAS, Danielle Gonçalves da Cruz; NETA, Maria Nazaré Chacon de Matos; SILVA, Sandy Yasmine Bezerra e; PINTO, Erika Simone Galvão. Ações executadas no Programa Saúde na Escola e seus fatores associados. Avances En Enfermería, Bogotá, v. 39, n. 2, p. 167-177, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15446/av.enferm.v39n2.86271. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/86271. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v39n2.86271

MELO, Priscila de Oliveira Cabral; MENDES, Ryanne Carolynne Marques Gomes; LINHARES, Francisca Márcia Pereira; GUEDES, Tatiane Gomes. Production and use of educational technologies in nursing post-graduation. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 75, n. 5, p. 1-5, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0510. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/MW3JGffmK9dbWkCsGtjWydn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0510

PEREIRA, Vilmar Alves; CERDA CERDA, Cristian Danilo. A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua. Momento – Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 27, n. 2, p. 352-368, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450. Acesso em: 18 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450

PRADO, Marta Lenise do; VELHO, Manuela Beatriz; ESPÍNDOLA, Daniela Simoni; HILDA SOBRINHO, Sandra; BACKES, Vânia Marli Schubert. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 172-177, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452012000100023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/89NXfW4dC7vWdXwdKffmf4N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023

PUEYO-GARRIGUES, María; WHITEHEAD, Dean; PARDAVILA-BELIO, Miren I.; CANGA-ARMAYOR, Ana; PUEYO-GARRIGUES, Sara; CANGA-ARMAYOR, Navidad. Health education: a rogerian concept analysis. International Journal Of Nursing Studies, [S.L.], v. 94, p. 131-138, jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2019.03.005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0020748919300732?via%3Dihub. Acesso em: 5 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2019.03.005

REZER, Ricardo. Pedagogia das competências como princípio de organização curricular: “efeitos colaterais” para a educação superior.... Revista Educação, Santa Maria, v. 45, n. 1, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644435008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34008. Acesso em: 20 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644435008

SAKAI, Marcele Yumi; SILVA, Thiago Albuquerque; JUNQUEIRA, Simone Rennó; FRIAS, Antônio Carlos. Diálogos com os profissionais do Programa Saúde na Escola: potencialidades e fragilidades de uma experiência. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 115-124, 30 dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.54909/sp.v5i2.117386. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/117386. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.117386

SANTOS, Telma Temoteo. O Arco de Maguerez e a aprendizagem baseada em projetos na educação em saúde. Revista Educação Pública, v. 20, n. 7, fev. 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/7/o-arco-de-maguerez-e-a-aprendizagem-baseada-em-projetos-na-educacao-em-saude. Acesso em: 16 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.320

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SEABRA, Cícera Amanda Mota; XAVIER, Samyra Paula Lustoza; SAMPAIO, Yana Paula Coêlho Correia; OLIVEIRA, Mirna Fontenele de; QUIRINO, Glauberto da Silva; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa. Health education as a strategy for the promotion of the health of the elderly: an integrative review. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562019022.190022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/xmDgQQxDN4gPRWgTQHysZXn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-22562019022.190022

SILVA, Augusto Santana Palma; LIMA, Pedro Augusto Leão; SAAD, Paulo Fernandes; SAAD, Karen Ruggeri; VALOTTA, Luis Alberto. Metodologias ativas em cursos de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras: Revisão de escopo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S.L.], v. 21, n. 3, p. 562-584, 2022. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_3_7_ex1893_665.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.

SILVA, Letícia Alves Corrêa; MIRANDA, Nayara Garcez; COSTA, Aline Beatriz de Jesus; HERCULANO, Juliana Carmozina; RICOMINI, Caroline Jonas Rezaghi. Insegurança alimentar e nutricional: capacitação no rastreio e manejo para profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 12, n. 2, e27212240207, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40207. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40207

SILVA, Luiz Alberto Ruiz da; PIVETA JUNIOR, Orides; COSTA, Paulo Ramsés da; RENOVATO, Rogério Dias; SALES, Cibele de Moura. O arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 41-54, 2 abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274. Acesso em: 5 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54

SOARES, Jeferson Rosa; VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes; COSTELLA, Roselane Zordan; ROBAINA José Vicente Lima. Metodologia da problematização com Arco de Maguerez: Conhecimento de professores de Escolas Municipais em Palmeira Das Missões/RS. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, [S.L.], v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/243325. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5836

SOARES, Renata Godinho; ILHA, Phillip Vilanova; COPETTI, Jaqueline. Temas transversais e metodologia da problematização: uma abordagem no ensino superior. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 11, n. 26, p. 150-170, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385. Acesso em: 10 ago. 2022.

SOUZA, Jeane Barros de; BARBOSA, Maria Helena Pires Araújo; SCHMITT, Helen Bruggemann Bunn; HEIDEMANN, Ivonete Terezinha Schülter Buss. Paulo Freire’s culture circles: contributions to nursing research, teaching, and professional practice. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0626. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/tJ7yxnDCD8cKJb7JYWRX7yk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0626

UBESSI, Liamara Denise; MENESES, Michele Neves; SILVA, Larissa Dall’ Agnol da; COIMBRA, Valéria Cristina Christello; KANTORSKI, Luciane Prado; ROCHA, Cristianne Maria Famer. Educação permanente em saúde: experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o sistema único de saúde. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 71-80, 30 dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.54909/sp.v5i2.118777. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777. Acesso em: 5 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.118777

VIEIRA, Yohana Pereira; SANTOS, Luana Escobar dos; PETRY, Letícia; OLBERMANN, Eliziane Deves; FRICK, Queila Campos; CAVALHEIRO, Michele de Assis Benachio; MUNIZ, Fabiéli Vargas; COLOMÉ, Isabel Cristina dos Santos. Controle social em ação: experiência de implantação de um conselho local de saúde. Brazilian Journal Of Health Review, Paraná, v. 3, n. 6, p. 16881-16890, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20526. Acesso em: 23 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-118

VITORINO, Eduardo; IVATA, Lais Carvalho dos Santos; NUNES, Nicole Silva; MARTINS, Julia Souza; PEREIRA, Maria Carolina Marques; MESQUITA, Pollyana dos Santos; OLIVEIRA, Maria Giulia Costa de; ALMEIDA, Larissa Bezerra de; MORAES, Leonam Barbosa de; SILVA, Patrícia Costa dos Santos da. Metodologia da problematização na educação em saúde sobre alimentação e imunidade. Revista Elo – Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 11, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.21284/elo.v11i.15055. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/15055/7710. Acesso em: 1 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.15055

Publicado

12-12-2023

Como Citar

DEBASTIANI, F.; FABRIS, J.; FRANCESCHI, C.; SILVA, E. B. da. Arco de Charles Maguerez: potencializador reflexivo na educação em saúde na pós-graduação stricto sensu. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.45233. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/45233. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos