Arco de Charles Maguerez
potencializador reflexivo na educação em saúde na pós-graduação stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45233Palavras-chave:
educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas, educação de pós-graduação, educação baseada em competências, educação em saúde públicaResumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de pós-graduandos ao utilizar o Arco de Charles Maguerez como uma metodologia que problematiza e potencializa o pensamento crítico-reflexivo e criativo em uma disciplina de educação em saúde. O método é o relato de experiência da construção do Arco desenvolvido no curso de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade. Este estudo aborda as vertentes teóricas da educação como uma ferramenta de promoção. A proposta de aprendizagem problematizadora, juntamente com as convergências teórico-conceituais sustentadas pela teoria freiriana, permitiu reflexões e conexões entre as práticas pedagógicas e a interlocução dos processos de saúde vivenciados pelos mestrandos. Isso possibilitou a desacomodação e a reflexão crítica sobre a prática ideal-real. O desenvolvimento do Arco de Charles Maguerez como ferramenta para a promoção da educação em saúde evidenciou que é possível a utilização de teorias da educação e metodologias ativas no campo da saúde, pois a abordagem crítico-reflexiva oportuniza aos envolvidos tornarem-se protagonistas no seu processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Janaína Rocha de Sousa; BIZERRILI, Davi Oliveira; SALDANHA, Kátia de Góis Holanda; ALMEIDA, Maria Eneide Leitão de. Educação permanente em saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho. Revista da ABENO, Londrina, v. 16, n. 2, jun. 2016. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/abeno/v16n2/a03v16n2.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.248
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
BARRETO, Ana Cristina Oliveira; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida; AGUIAR, Maria Isis Freire de; BARBOSA, Rebeca Bandeira; ROCHA, Suzy Ramos; CORDEIRO, Lucélia Malaquias; MELO, Karine Moreira de; FREITAS, Roberto Wagner Júnior Freire de. Perception of the primary care multiprofessional team on health education. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 72, n. 1, p. 266-273, fev. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0702. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9VjrMMcnrxDBrjK5rdt9qXk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0702
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462
BI, Minghong; ZHAO, Zhibiao; YANG, Jingru; WANG, Yaping. Comparison of case-based learning and traditional method in teaching postgraduate students of medical oncology. Medical Teacher, [S.L.], v. 41, n. 10, p. 1124-1128, 19 jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0142159x.2019.1617414. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/0142159X.2019.1617414?needAccess=true&role=button. Acesso em: 5 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2019.1617414
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CAMARGO, Rosa Maria Bortolotti de; GABBI, Gabriela Fontana; LEMES, João Loredi; BRENNER, Carmen Eloísa Berlote. Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 1, p. 224-239, 2017. Universidade Estadual de Campinas. DOI: http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7740. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650584. Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7740
COLOMBO, Andreia Aparecida; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007. Disponível em: https://acmfccapixaba.files.wordpress.com/2014/09/metodologia-da-problematizacao-5.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121
DYNIEWICZ, Ana Maria. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.
FERREIRA, Darlisom Sousa; RAMOS, Flávia Regina Souza; TEIXEIRA, Elizabeth; MONTEIRO, Wagner Ferreira; AGUIAR, Aldalice Pinto de. Obstacles to the educational praxis of nurses in the Family Health Strategy. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20190521. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/G3yCr8zTmPYmJJsJSvh3pPL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20190521
FERLA, Alcindo Antônio. Um ensaio sobre a aprendizagem significativa no ensino da saúde: a interação com territórios complexos como dispositivo. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 81-94, 30 dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.54909/sp.v5i2.119022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119022. Acesso em: 18 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.119022
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. Paz e Terra (Coleção leituras): São Paulo, 2004.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 15. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2015.
MACEDO, Kelly Dandara da Silva; ACOSTA, Beatriz Suffer; SILVA, Ethel Bastos da; SOUZA, Neila Santini de; BECK, Carmem Lúcia Colomé; SILVA, Karla Kristiane Dames da. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, jul. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0435. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/XkVvYBMtbgRMLxQvkQGqQ7z/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0435
MALVEZZI, Edson; OGATA, Márcia Niituma; OLIVEIRA, José Maurício de; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Apropriação social do Sistema Único de Saúde: ouvindo a voz dos usuários. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, p. 1-16, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/interface.200291. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/bfmJYD4YgSH7dCPfN8qPKdp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.200291
MEDEIROS, Eliabe Rodrigues de; SOARES, Manoelle Fernandes da Silva; REBOUÇAS, Danielle Gonçalves da Cruz; NETA, Maria Nazaré Chacon de Matos; SILVA, Sandy Yasmine Bezerra e; PINTO, Erika Simone Galvão. Ações executadas no Programa Saúde na Escola e seus fatores associados. Avances En Enfermería, Bogotá, v. 39, n. 2, p. 167-177, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15446/av.enferm.v39n2.86271. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/86271. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v39n2.86271
MELO, Priscila de Oliveira Cabral; MENDES, Ryanne Carolynne Marques Gomes; LINHARES, Francisca Márcia Pereira; GUEDES, Tatiane Gomes. Production and use of educational technologies in nursing post-graduation. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 75, n. 5, p. 1-5, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0510. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/MW3JGffmK9dbWkCsGtjWydn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0510
PEREIRA, Vilmar Alves; CERDA CERDA, Cristian Danilo. A importância das teorias da educação na formação do educador: reflexões Brasil - Nicarágua. Momento – Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 27, n. 2, p. 352-368, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7450. Acesso em: 18 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7450
PRADO, Marta Lenise do; VELHO, Manuela Beatriz; ESPÍNDOLA, Daniela Simoni; HILDA SOBRINHO, Sandra; BACKES, Vânia Marli Schubert. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 172-177, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452012000100023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/89NXfW4dC7vWdXwdKffmf4N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023
PUEYO-GARRIGUES, María; WHITEHEAD, Dean; PARDAVILA-BELIO, Miren I.; CANGA-ARMAYOR, Ana; PUEYO-GARRIGUES, Sara; CANGA-ARMAYOR, Navidad. Health education: a rogerian concept analysis. International Journal Of Nursing Studies, [S.L.], v. 94, p. 131-138, jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2019.03.005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0020748919300732?via%3Dihub. Acesso em: 5 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2019.03.005
REZER, Ricardo. Pedagogia das competências como princípio de organização curricular: “efeitos colaterais” para a educação superior.... Revista Educação, Santa Maria, v. 45, n. 1, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644435008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34008. Acesso em: 20 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644435008
SAKAI, Marcele Yumi; SILVA, Thiago Albuquerque; JUNQUEIRA, Simone Rennó; FRIAS, Antônio Carlos. Diálogos com os profissionais do Programa Saúde na Escola: potencialidades e fragilidades de uma experiência. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 115-124, 30 dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.54909/sp.v5i2.117386. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/117386. Acesso em: 5 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.117386
SANTOS, Telma Temoteo. O Arco de Maguerez e a aprendizagem baseada em projetos na educação em saúde. Revista Educação Pública, v. 20, n. 7, fev. 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/7/o-arco-de-maguerez-e-a-aprendizagem-baseada-em-projetos-na-educacao-em-saude. Acesso em: 16 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.320
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SEABRA, Cícera Amanda Mota; XAVIER, Samyra Paula Lustoza; SAMPAIO, Yana Paula Coêlho Correia; OLIVEIRA, Mirna Fontenele de; QUIRINO, Glauberto da Silva; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa. Health education as a strategy for the promotion of the health of the elderly: an integrative review. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562019022.190022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/xmDgQQxDN4gPRWgTQHysZXn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-22562019022.190022
SILVA, Augusto Santana Palma; LIMA, Pedro Augusto Leão; SAAD, Paulo Fernandes; SAAD, Karen Ruggeri; VALOTTA, Luis Alberto. Metodologias ativas em cursos de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras: Revisão de escopo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S.L.], v. 21, n. 3, p. 562-584, 2022. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_3_7_ex1893_665.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.
SILVA, Letícia Alves Corrêa; MIRANDA, Nayara Garcez; COSTA, Aline Beatriz de Jesus; HERCULANO, Juliana Carmozina; RICOMINI, Caroline Jonas Rezaghi. Insegurança alimentar e nutricional: capacitação no rastreio e manejo para profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 12, n. 2, e27212240207, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40207. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40207
SILVA, Luiz Alberto Ruiz da; PIVETA JUNIOR, Orides; COSTA, Paulo Ramsés da; RENOVATO, Rogério Dias; SALES, Cibele de Moura. O arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 41-54, 2 abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274. Acesso em: 5 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54
SOARES, Jeferson Rosa; VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes; COSTELLA, Roselane Zordan; ROBAINA José Vicente Lima. Metodologia da problematização com Arco de Maguerez: Conhecimento de professores de Escolas Municipais em Palmeira Das Missões/RS. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, [S.L.], v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/243325. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5836
SOARES, Renata Godinho; ILHA, Phillip Vilanova; COPETTI, Jaqueline. Temas transversais e metodologia da problematização: uma abordagem no ensino superior. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 11, n. 26, p. 150-170, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385. Acesso em: 10 ago. 2022.
SOUZA, Jeane Barros de; BARBOSA, Maria Helena Pires Araújo; SCHMITT, Helen Bruggemann Bunn; HEIDEMANN, Ivonete Terezinha Schülter Buss. Paulo Freire’s culture circles: contributions to nursing research, teaching, and professional practice. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 1, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0626. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/tJ7yxnDCD8cKJb7JYWRX7yk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0626
UBESSI, Liamara Denise; MENESES, Michele Neves; SILVA, Larissa Dall’ Agnol da; COIMBRA, Valéria Cristina Christello; KANTORSKI, Luciane Prado; ROCHA, Cristianne Maria Famer. Educação permanente em saúde: experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o sistema único de saúde. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 71-80, 30 dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.54909/sp.v5i2.118777. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/118777. Acesso em: 5 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.118777
VIEIRA, Yohana Pereira; SANTOS, Luana Escobar dos; PETRY, Letícia; OLBERMANN, Eliziane Deves; FRICK, Queila Campos; CAVALHEIRO, Michele de Assis Benachio; MUNIZ, Fabiéli Vargas; COLOMÉ, Isabel Cristina dos Santos. Controle social em ação: experiência de implantação de um conselho local de saúde. Brazilian Journal Of Health Review, Paraná, v. 3, n. 6, p. 16881-16890, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/20526. Acesso em: 23 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-118
VITORINO, Eduardo; IVATA, Lais Carvalho dos Santos; NUNES, Nicole Silva; MARTINS, Julia Souza; PEREIRA, Maria Carolina Marques; MESQUITA, Pollyana dos Santos; OLIVEIRA, Maria Giulia Costa de; ALMEIDA, Larissa Bezerra de; MORAES, Leonam Barbosa de; SILVA, Patrícia Costa dos Santos da. Metodologia da problematização na educação em saúde sobre alimentação e imunidade. Revista Elo – Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 11, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.21284/elo.v11i.15055. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/15055/7710. Acesso em: 1 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v11i.15055
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiane Debastiani, Juliana Fabris, Camila Franceschi, Ethel Bastos da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).