Arco de Charles Maguerez

potencializador reflexivo na educação em saúde na pós-graduação stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45233

Palavras-chave:

educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas, educação de pós-graduação, educação baseada em competências, educação em saúde pública

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência de pós-graduandos ao utilizar o Arco de Charles Maguerez como uma metodologia que problematiza e potencializa o pensamento crítico-reflexivo e criativo em uma disciplina de educação em saúde. O método é o relato de experiência da construção do Arco desenvolvido no curso de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade. Este estudo aborda as vertentes teóricas da educação como uma ferramenta de promoção. A proposta de aprendizagem problematizadora, juntamente com as convergências teórico-conceituais sustentadas pela teoria freiriana, permitiu reflexões e conexões entre as práticas pedagógicas e a interlocução dos processos de saúde vivenciados pelos mestrandos. Isso possibilitou a desacomodação e a reflexão crítica sobre a prática ideal-real. O desenvolvimento do Arco de Charles Maguerez como ferramenta para a promoção da educação em saúde evidenciou que é possível a utilização de teorias da educação e metodologias ativas no campo da saúde, pois a abordagem crítico-reflexiva oportuniza aos envolvidos tornarem-se protagonistas no seu processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fabiane Debastiani, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Enfermeira pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Auditoria em Saúde (UNINTER). Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (UFSM) e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS.

Juliana Fabris, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM). Especialista em Auditoria em Saúde (UNINTER). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS.

Camila Franceschi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Nutricionista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS.

Ethel Bastos da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Enfermeira obstétrica (UNIJUÍ). Mestre em Enfermagem (UFSC). Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP). Docente do Departamento de Ciências da Saúde e Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões/RS.

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Publicado

12-12-2023

Como Citar

DEBASTIANI, F.; FABRIS, J.; FRANCESCHI, C.; SILVA, E. B. da. Arco de Charles Maguerez: potencializador reflexivo na educação em saúde na pós-graduação stricto sensu. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.45233. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/45233. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos