O começo da carreira do professor no ensino superior

um estudo sobre a identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45576

Palavras-chave:

formação de professores;, identidade profissional docente;, ensino superior, acolhimento institucional, início da carreira docente

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa, em fase de desenvolvimento de análises, que tem por objetivo compreender aspectos no processo de constituição da identidade docente dos professores de ensino superior que não possuem formação inicial nas Licenciaturas ou na Pedagogia. A fim de alcançarmos nossos objetivos, utilizamos como fundamentação teórica trabalhos sobre formação de professores, identidade docente e profissional crítico-reflexivo. O referencial teórico-metodológico de análise dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas foi a análise de discurso. O recorte trazido para este momento refere-se ao questionamento feito a sete professores de uma universidade pública sobre o início de suas carreiras no magistério superior. Pelas análises, como marcas constitutivas dos sujeitos da pesquisa, foi possível depreender que o mal-estar do início de carreira relaciona-se ao fato de ter de aprender a ser professor somado a um contexto de desamparo institucional.

Biografia do Autor

  • Márcia de Oliveira Lupia, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP, Brasil.

    Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC, mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul e licenciada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Assunção. Faz parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte. É escritora e membro da Academia Contemporânea de Letras.

  • Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP, Brasil.

    Bacharel e licenciada em Física pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ensino de Ciências (Doutorado Direto) pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade de Leeds, Inglaterra. Professora associada da Universidade Federal do ABC. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte.

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Publicado

19-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O começo da carreira do professor no ensino superior: um estudo sobre a identidade docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.45576. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/45576. Acesso em: 22 dez. 2024.