O começo da carreira do professor no ensino superior
um estudo sobre a identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45576Palavras-chave:
formação de professores;, identidade profissional docente;, ensino superior, acolhimento institucional, início da carreira docenteResumo
Esta é uma pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa, em fase de desenvolvimento de análises, que tem por objetivo compreender aspectos no processo de constituição da identidade docente dos professores de ensino superior que não possuem formação inicial nas Licenciaturas ou na Pedagogia. A fim de alcançarmos nossos objetivos, utilizamos como fundamentação teórica trabalhos sobre formação de professores, identidade docente e profissional crítico-reflexivo. O referencial teórico-metodológico de análise dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas foi a análise de discurso. O recorte trazido para este momento refere-se ao questionamento feito a sete professores de uma universidade pública sobre o início de suas carreiras no magistério superior. Pelas análises, como marcas constitutivas dos sujeitos da pesquisa, foi possível depreender que o mal-estar do início de carreira relaciona-se ao fato de ter de aprender a ser professor somado a um contexto de desamparo institucional.
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