Práticas avaliativas na disciplina de Anatomia Humana

o que os professores têm feito?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.45980

Palavras-chave:

Anatomia, aprendizagem, avaliação, ensino

Resumo

Este estudo investigou as estratégias de avaliação utilizadas por professores de Anatomia Humana em universidades brasileiras, empregando o método "bola de neve" para a coleta de informações. A coleta de dados foi realizada por meio do preenchimento de um questionário validado por especialistas e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso, sob o protocolo número 5.311.817. A amostra foi composta por 41 professores, sendo a maioria do sexo masculino (73,17%) e com idades entre 29 e 45 anos (51,21%). Cerca de 78% relataram ter formação na área de Anatomia Humana. Durante as avaliações diagnóstica e formativa, prevaleceram aulas expositivas dialogadas (70,7%) e avaliações práticas (61%), enquanto avaliações práticas e teóricas predominaram na avaliação somativa (82,9%). As dificuldades relatadas incluíram a necessidade de instrumentos avaliativos eficientes e a redução da carga horária destinada à disciplina. Os resultados destacam a necessidade de repensar a avaliação em Anatomia Humana, considerando o conhecimento prévio e o progresso dos estudantes. Embora as avaliações teóricas e práticas sejam predominantes, é essencial promover uma avaliação centrada na aprendizagem com formação contínua para os professores, visando o desenvolvimento das competências dos estudantes.

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Biografia do Autor

Mayra Aparecida Côrtes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre, professora assistente de Anatomia Humana, do Departamento de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso, Brasil. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da Universidade Federal do Ceará. Tem interesse em pesquisas que envolvam o ensino e avaliação da Anatomia Humana.

Rafaela Franco Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre em Ciências Morfofuncionais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da Universidade Federal do Ceará, localizada no estado do Ceará, Brasil. Tem interesse em pesquisas que envolvam morfologia óssea e articular e doenças neurodegenerativas.

Manira Perfeito Ramos da Silva, Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, MT, Brasil.

Mestre, professora assistente de Ciências Morfofuncionais. Tutora do primeiro e segundo semestres, no Curso de Medicina da Universidade de Cuiabá, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Tem interesse em pesquisas que envolvam o processo de ensino-aprendizagem e o uso de tecnologias no ensino da Anatomia Humana.

Flavio César Vieira Valentim, Faculdade Estácio do Pantanal (Fapan), Cáceres, MT, Brasil.

Mestre, professor do Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso, Brasil e de Fisioterapia na Faculdade Estácio Fapan. Tem interesse em pesquisas envolvendo morfologia óssea e articular e no estudo do movimento humano.

Gilberto Santos Cerqueira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Pós-doutor, professor adjunto de Anatomia Humana, professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e Educação, da Universidade Federal do Ceará, localizada no estado do Ceará, Brasil. Tem interesse em pesquisas que envolvam Tecnologias Educacionais e Educação em Ciências Morfofuncionais.

Renata de Sousa Alves, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora, professora Associado III do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Tem interesse em pesquisas que envolvam novos alvos terapêuticos, biomarcadores renais e ensino das Ciências Morfofuncionais.

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24-04-2024

Como Citar

CÔRTES, M. A.; MOREIRA, R. F.; SILVA, M. P. R. da; VALENTIM, F. C. V.; CERQUEIRA, G. S.; ALVES, R. de S. Práticas avaliativas na disciplina de Anatomia Humana: o que os professores têm feito?. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–24, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.45980. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/45980. Acesso em: 17 maio. 2024.

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Artigos