Práticas avaliativas na disciplina de Anatomia Humana
o que os professores têm feito?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.45980Palavras-chave:
Anatomia, aprendizagem, avaliação, ensinoResumo
Este estudo investigou as estratégias de avaliação utilizadas por professores de Anatomia Humana em universidades brasileiras, empregando o método "bola de neve" para a coleta de informações. A coleta de dados foi realizada por meio do preenchimento de um questionário validado por especialistas e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso, sob o protocolo número 5.311.817. A amostra foi composta por 41 professores, sendo a maioria do sexo masculino (73,17%) e com idades entre 29 e 45 anos (51,21%). Cerca de 78% relataram ter formação na área de Anatomia Humana. Durante as avaliações diagnóstica e formativa, prevaleceram aulas expositivas dialogadas (70,7%) e avaliações práticas (61%), enquanto avaliações práticas e teóricas predominaram na avaliação somativa (82,9%). As dificuldades relatadas incluíram a necessidade de instrumentos avaliativos eficientes e a redução da carga horária destinada à disciplina. Os resultados destacam a necessidade de repensar a avaliação em Anatomia Humana, considerando o conhecimento prévio e o progresso dos estudantes. Embora as avaliações teóricas e práticas sejam predominantes, é essencial promover uma avaliação centrada na aprendizagem com formação contínua para os professores, visando o desenvolvimento das competências dos estudantes.
Downloads
Referências
ABRAHAM, Reem Rachel; ALELE, Faith; KAMATH, Ullas; KURIEN, Annamma; RAI, Kiranmai S.; BAIRY, Indira; RAO, Mohandas K.; RAO, Guruprasad; DEVI, Vasudha; RAO, Yeshwant K.; GUPTA, Tarun Sem; MALAU-ADULI, Bunmi S. Assessment for learning: a needs analysis study using formative assessment to evaluate the need for curriculum reform in basic sciences. Advances in Physiology Education, v. 42, n. 3, p. 482-486, 2018. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00093.2018. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00093.2018. Acesso em: 03 de nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00093.2018
ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5vBh8PmW5g4Nqxz3r999vrn/?lang=pt. Acesso em: 17 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
AZEVEDO, George Dantas; BEZERRA, Mércia Jeanne Duarte. Avaliação da aprendizagem: uma estratégia inovadora na disciplina de Anatomia Humana. In: GOMES, Maria Carmozi de Souza (org.). Tecendo saberes e compartilhando experiências sobre avaliação. Natal, RN: EDUFRN, 2006. p. 110. (Coleção Pedagógica; n. 8, p. 91-101). Disponível em: https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/201107716609e166523101544ded92a0/Avaliao.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
BRENNER, Erich; CHIRCULESCU, Andy R. M.; REBLET, Concepción; SMITH, Clare. Assessment in anatomy. European Journal of Anatomy, v. 19, n. 1, p. 105-124, 2015. Disponível em: https://eurjanat.com/v1/journal/paper.php?id=140295eb. Acesso em: 5 maio 2022.
CASTANHEIRA, Ana Maria; CERONI, Mary Rosane. Reflexões sobre o processo de avaliar docente contribuindo com sua formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 12, n. 4, p. 719-737, dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000400009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/6wFf94k4WtysXKmMr8CyWHg/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000400009
CAVALCANTE, Leila Pacheco Ferreira; MELLO, Maria Aparecida. Avaliação da aprendizagem no ensino de graduação em saúde: concepções, intencionalidades, reflexões. Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 20, n. 2, p. 423-442, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/yFqScXD6Jk555Lt6ZVy9ZNj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 7 jul. 2022.
CHAKRABARTI, Sudakshina. Performance and perception of first MBBS students towards simultaneous one sitting web based assessment for introductory topics in anatomy, physiology and biochemistry. Medico-Legal, v. 20, n. 4, p. 579-584, 2020. Disponível em: https://ijop.net/index.php/mlu/article/view/1881/1650. Acesso em: 15 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.37506/mlu.v20i4.1881
CHOUDHURY, Bipasha; FREEMONT, Antony. Assessment of anatomical knowledge: approaches taken by higher education institutions. Clinical Anatomy, v. 30, p. 290-299, 2017. DOI: https://doi.org/10.1002/ca.22835. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ca.22835. Acesso em: 11 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/ca.22835
CHRISTOFORIDOU, Margarita; KYRIAKIDES, Leonidas. Developing teacher assessment skills: the impact of the dynamic approach to teacher professional development. Studies in Educational Evaluation, v. 70, p. 101051, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2021.101051. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191491X21000778?via%3Dihub. Acesso em: 25 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2021.101051
CÔRTES, Mayra Aparecida; GIFFONI DE CARVALHO, Elaine de Farias; SILVA, Renata Souza e; VALENTIM, Flavio Cesar Vieira; CERQUEIRA, Gilberto Santos; ALVES, Renata de Sousa. O Kahoot© como estratégia de aprendizagem no ensino de ciências morfofuncionais: uma revisão integrativa. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, v. 21, n. 2, p. 267-273, 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.49212. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/49212. Acesso em: 6 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i2.49212
CRUZ, Poliana Oliveira da; CARVALHO, Thaís Bandeira de; PINHEIRO, Luca Di Pace; GIOVANNINII, Patrícia Estela; NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do; FERNANDES, Thales Allyrio Araújo de Medeiros. Percepção da efetividade dos métodos de ensino utilizados em um curso de medicina do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, p. 40-47, abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180147. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/rbC9RfTpzwLpRFVxsBVJCRf/?lang=pt. Acesso em: 6 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2rb20180147
ELADL, Mohamed A.; JARRAHI, Abbas. Using practical-based team-based learning (PTBL) as a tool for providing immediate feedback to the students during Anatomy Education. European Journal of Anatomy, v. 24, n. 1, p. 57-62, 2020. Disponível em: https://www.eurjanat.com/v1/journal/paper.php?id=190503ma. Acesso em: 13 mar. 2021.
EVANS, Darrell John Rhys; ZEUN, Paul; STANIER, Robert A. Motivating student learning using a formative assessment journey. Journal of Anatomy, v. 224, p. 296-303, 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/joa.12117. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joa.12117. Acesso em: 14 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/joa.12117
FERRIS, Helena A.; O’FLYNN, Dermot. Assessment in medical education; what are we trying to achieve? International Journal of Higher Education, v. 4, n. 2, p. 139-144, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5430/ijhe.v4n2p139. Disponível em: https://www.sciedu.ca/journal/index.php/ijhe/article/view/6662. Acesso em: 21 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.5430/ijhe.v4n2p139
FILGUEIRAS, Alberto; GALVÃO, Bruno de Oliveira; PIRES, Pedro; FIORAVANTI-BASTOS, Ana Carolina Monneratt; HORA, Gabriela Pereira Rangel; SANTANA, Cristina Maria Teixeira; LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Translation and semantic adaptation of the attentional control scale for the Brazilian context. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, p. 173-186, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/y5Mjxsx3bZJsTsnLVg3zjNj/?lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000200003
FOUREAUX, Gisele; SÁ, Marcos Augusto de; SCHETINO, Luana pereira Leite; GUERRA, Leonor Bezerra; SILVA, Janice Henriques da. O ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógica. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 95-110, jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180010007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/FRsVhmqJhQzNYTNgDLGdvqR/?lang=pt. Acesso em: 8 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180010007
GOTWALS, Amelia Wenk; CISTERNA, Dante. Formative assessment practice progressions for teacher preparation: a framework and illustrative case. Teaching and Teacher Education, v. 110, p. 1-13, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103601. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X21003267?via%3Dihub. Acesso em: 25 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103601
HAMMERTON, Charlotte; YIP, Sharon Wing Lam; MANOBHARATH, Nivetha; MYERS, Gil; STURROCK, Alison. Are 3D printed models acceptable in assessment? The Clinical Teacher, p. 221-228, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/tct.13477. Disponível em: https://asmepublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/tct.13477. Acesso em: 17 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/tct.13477
HIGASHI, Priscilla; ORDOÑEZ, Ana Manuela; GALVAN, Silviane Pereira; NASCIMENTO, Cassia Regina Bruno; TIMOTEO, Fabiana Paes Nogueira; ARCANJO, Flora Miranda; GOLFETTO, Norma Viapiana. Práticas Inovadoras de Avaliação em Metodologias Ativas de Aprendizagem: Um Relato de Experiência. Pleiade, v. 12, n. 25, p. 178-186, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.458. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/458. Acesso em: 20 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.458
LOUHAB, Fatima Ezzahraa; BAHNASSE, Ayoub; TALEA, Mohamed. Towards an Adaptive Formative Assessment in Context-Aware Mobile Learning. Procedia Computer Science, v. 135, p. 441-448, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2018.08.195. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050918314856?via%3Dihub. Acesso em: 14 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2018.08.195
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
McBRIDE, Jennifer M.; DRAKE, Richard L. National survey on anatomical sciences in medical education. Anatomical Sciences Education, v. 11, p. 7-14, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1760. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1760. Acesso em: 17 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1760
MERZOUGUI, Wassim H.; MYERS, Matthew A.; HALL, Samuel; ELMANSOURI, Ahmad; PARKER, Rob; ROBSON, Alistair D.; KURN, Octavia; PARROTT, Rachel; GEOGHEGAN, Kate; HARRISON, Charlotte H.; ANBU, Deepika; DEAN, Oliver; BORDER, Scott. Multiple-choice versus open-ended questions in advanced clinical neuroanatomy: using a national neuroanatomy assessment to investigate variability in performance using different question types. Anatomical Sciences Education, v. 14, p. 296-305, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.2053. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.2053. Acesso em: 13 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.2053
MOGALI, Sreenivasulu Reddy; ROTGANS, Jerome I.; ROSBY, Lucy Rosby; FERENCZI, Michael Alan; BEER, Naomi Low. Summative and formative style anatomy practical examinations: do they have impact on students’ performance and drive for learning? Anatomical Sciences Education, v. 13, p. 581-590, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1931. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1931. Acesso em: 14 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1931
MONTES, Marco Aurelio de Azambuja; SOUZA, Claudia Teresa Vieira. Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina. Ciências & Cognição,Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 2-012, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212010000300002. Acesso em: 27 jan. 2021.
NIU, Shu-liang; LIANG, Ying; ABUDUKLM, Abudujll; JIN, Yuan-yuan; YAN, Jie. The application of instant evaluation based on information technology in anatomy teaching from China. International Journal of Morphology, v. 40, n. 4, p. 867-871, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022022000400867. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95022022000400867&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 1 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-95022022000400867
O’LOUGHLIN, Valerie Dean; HUSMANN, Polly R.; BROKAW, J. James. Development and implementation of the inaugural Anatomy Education Research Institute (AERI 2017). Anatomical Science Education, v.12, p.181-190. 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1825. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1825. Acesso em: 28 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1825
PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula; TRONCON, Luiz Ernesto de Almeida. Avaliação do estudante – aspectos gerais. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 314-323, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p314-323. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684. Acesso em: 1 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p314-323
PEREIRA, Welbert Oliveira; LIMA, Fernanda Teresa. Desafio, Discussão e Respostas: estratégia ativa de ensino para transformar aulas expositivas em colaborativas. Einstein, São Paulo, v. 16, n. 2, eED4362, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082018ED4362. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/LwFyrRspMTX6GBrfmVVVNNJ/?lang=en. Acesso em: 23 jan. 2021.
REIS, Claudiojanes; MARTINS, Maressa de Moraes; MENDES, Roberto Ambrósio Freitas; GONÇALVES, Lucas Barros; SAMPAIO FILHO, Hernan Carlos; MORAIS, Murilo Rodrigues; OLIVEIRA, Saulo Emanuel Barbosa; GUIMARÃES, André Luiz Sena. Avaliação da percepção de discentes do curso médico acerca do estudo anatômico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, p. 350-358, 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-52712013000300007&script=sci_abstract. Acesso em: 4 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300007
RIBEIRO, Juliana Terra; ALBUQUERQUE, Natália Mariana Diógenes Silva de; RESENDE, Tania Inessa Martins de. Potencialidades e Desafios da Metodologia Ativa na Perspectiva dos Graduandos de Medicina. Revista Docência Ensino Superior, Belo Horizonte, volume 10, e019233, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19233. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19233. Acesso em: 21 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19233
ROCKARTS, Jasmine; BREWER-DELUCE, Danielle; SHALI, Ari; MOHIALDIN, Vian; WAINMAN, Bruce. National survey on canadian undergraduate medical programs: the decline of the anatomical sciences in canadian medical education. Anatomical Sciences Education, v. 13, p. 381-389, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1960. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1960. Acesso em: 29 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1960
RODRIGUES, Leude Pereira; MOURA, Lucilene Silva; TESTA, Edimárcio. O tradicional e o moderno quanto à Didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 4, n. 3, 2011. Disponível em: https://revista.unitpac.com.br/itpac/issue/view/16. Acesso em: 9 jan. 2021.
SALBEGO, Cléton; OLIVEIRA, Elaine Maria Dias de; SILVA, Márcia de Almeida Rosso da; BUGANÇA, Paula Renata. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 23-31, jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00732014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Q6LD8WKhBvz6nmBxrQ8nHpJ/?lang=pt. Acesso em: 8 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00732014
SALOMÉ, Geraldo Magela; ROSA, Gislaine Cristina Martins; ROSA, Jonas Isac da. Validação do aplicativo móvel Asptraqueal para aspiração. Revista Enfermagem Contemporânea, Bahia, v. 11, p. e3982, 2022. DOI: https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2022.e3982. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3982. Acesso em: 14 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2022.e3982
SILVA NETO, Eulâmpio José da; COSTA MEDEIROS, Amira Rose; ALENCAR, Camila Marques Pereira; VIEIRA, Isabel Gomes Nogueira; SILVA, Érika Cardoso. Habilidades e competências desenvolvidas pela dissecação no processo ensino-aprendizagem de Anatomia Topográfica. Facene/Famene, v. 5, n. 1, 2007.
SOBRINHO, José Dias. Avaliação: Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
STREINER, David L. being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn’t matter. Journal of Personality Assessment, v. 80, n. 3, p. 217-222, 2003. DOI: https://doi.org/10.1207/s15327752jpa8003_01. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15327752JPA8003_01. Acesso em: 8 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1207/S15327752JPA8003_01
SULLIVAN, Patrick; McBRAYER, Juliann Sergi; MILLER, Suzanne; FALLON, Katherine. An examination of the use of computer-based formative assessments. Computers & Education, v. 173, p. 104274, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104274. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131521001512?via%3Dihub. Acesso em: 7 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104274
ULLOA, Sandra Bahr; GARCÍA, Samantha Rodríguez, GÓMEZ, Francisco Agüero, TRAVIESO, Luis Marrero, GAGO, Yanaiky de Armas. Difficulty of quizzes and final evaluations in contents about anatomy of Human Ontogeny and Osteo-Muscular-Articulatory system. Revista Cubana de Educación Médica Superior, v. 32, n. 4, p. 25-37, 2018. Disponível em: https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumenI.cgi?IDARTICULO=86917. Acesso em: 21 fev. 2021.
VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, ago./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977. Acesso em: 4 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977
VITORINO, Roger W. S.; FORNAZIERO, Célia Cristina; VIGNOTO, Eduardo Fernandes. Evaluation of Performance and Perception of Learning in Teaching Human Anatomy: Traditional Method vs Constructivist Method. International Journal of Morphology, v. 38, n. 1, p. 74-77, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022020000100074. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95022020000100074&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 15 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-95022020000100074
YAQINUDDIN, Ahmed; ZAFAR, Muhammad; IKRAM, Muhammad Faisal; GANGULY, Paul. What is an objective structured practical examination in anatomy? Anatomical Sciences Education, v. 6, n. 2, p. 125-33, mar./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1305. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1305. Acesso em: 17 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1305
WILIAM, Dylan. Formative Assessment: getting the focus right. Educational Assessment, v. 11, p. 283-289, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/10627197.2006.9652993. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10627197.2006.9652993. Acesso em: 21 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1207/s15326977ea1103&4_7
WILLIAMS, Shanna E.; HAWKINS, H. Gregory; KHALIL, Mohammed K. Utilizing medical students as internal assets to enhance gross anatomy laboratory learning. Clinical Anatomy, v. 33, p. 286-292, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/ca.23513. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ca.23513. Acesso em: 19 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/ca.23513
WILSON, Adam B.; BARGER, J. Bradley; PEREZ, Patrícia; BROOKS, William S. Is the Supply of Continuing Education in the Anatomical Sciences Keeping Up with the Demand? Results of a National Survey. Anatomical Sciences Education, v. 11, n. 3, p. 225-235, 2017. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1726. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1726. Acesso em: 23 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1726
WORDCLOUDS. Nuvem de palavras. Disponível em: https://www.wordclouds.com/. Acesso em: 19 fev. 2023.
ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 203-209.
ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo; PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. Avaliação da aprendizagem do estudante. Cadernos ABEM, v. 3, p. 39-43, 2007. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/148/o/AVALIACAO_DA_APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mayra Aparecida Côrtes, Rafaela Franco Moreira, Manira Perfeito Ramos da Silva, Flavio César Vieira Valentim, Gilberto Santos Cerqueira, Renata de Sousa Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).