Divulgação Científica em atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza

análise dos estudos brasileiros

Autores

  • Michelle Budke Costa Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Medianeira, PR, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5603-9866
  • Fernanda Azevedo Veneu Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)/Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1082-1836
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)/Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4472-7423

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47583

Palavras-chave:

atividades didáticas, licenciandos, recursos de divulgação científica, prática como componente curricular

Resumo

Objetivamos, aqui, mapear e analisar como os recursos de Divulgação Científica estão associados às atividades didáticas desenvolvidas nos cursos de formação inicial de professores em Ciências da Natureza. Realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, nas publicações nacionais no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre 2012 e 2022. O corpus documental foi constituído de dez artigos, os quais foram analisados com base em descritores gerais e específicos. Predominaram atividades em cursos de licenciatura na área de física e química. As atividades foram desenvolvidas majoritariamente em disciplinas na área de ensino e os textos de Divulgação Científica foram o recurso mais empregado. Os principais objetivos das atividades foram: promover a Divulgação Científica e contribuir para a formação inicial de professores, analisar a interpretação e compreensão de materiais de Divulgação Científica pelos licenciandos e a investigação sobre o uso desses materiais pelos licenciandos. As principais estratégias empregadas foram a realização de debates e discussões, aplicação de questionários e entrevistas e análise e leitura de diferentes tipos de textos. Não encontramos articulação entre as atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura com as práticas como componente curricular. Indicamos a Divulgação Científica como um meio de associar essas atividades.

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Biografia do Autor

Michelle Budke Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Medianeira, PR, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Química Licenciada, Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGECS/UFRJ). Docente nos Programas de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTAMB) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira (UTFPR-MD).

Fernanda Azevedo Veneu, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)/Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Jornalista, Doutora em Ciências e pós-doutorado em Ensino de Biociência e Saúde pela Fiocruz. Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPGCTE/CEFET/RJ).  Professora Colaboradora no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Mesquita.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)/Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Biólogo, Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), coordenador do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC/CEFET/RJ). Atua como docente nos Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPGCTE/CEFET/RJ) e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGECS/UFRJ).

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Publicado

20-05-2024

Como Citar

COSTA, M. B.; VENEU, F. A.; ROCHA, M. B. Divulgação Científica em atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza: análise dos estudos brasileiros. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–23, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.47583. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/47583. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos