O impacto das tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral

panorama de pesquisas educacionais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48471

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial e Integral, tecnologias educacionais, ensino superior

Resumo

Nos últimos anos, pesquisas exploraram o uso de tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, visando diminuir os altos índices de reprovação no componente. Com isso, o presente artigo tem como objetivo analisar e discutir artigos, teses e dissertações que façam uso das tecnologias no processo de ensino de Cálculo Diferencial e Integral, a fim de responder à seguinte questão: como o uso de tecnologias pode potencializar o ensino de Cálculo Diferencial e Integral? Para isso, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, realizada através das palavras-chave “Cálculo Diferencial e Integral” e “Tecnologias” nas plataformas Google Acadêmico e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2018 a 2022. A análise dos dados foi realizada de maneira qualitativa com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados obtidos ressaltam que, as tecnologias podem potencializar o ensino dessa disciplina, mediante ilustrações gráficas, exemplificações de exercícios e possibilitando melhor interação entre professores e alunos. Através disso, conclui-se que para obter resultados satisfatórios com as tecnologias é necessário que elas sejam utilizadas de maneira coerente, respeitando as diversidades de cada ambiente educacional.

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Biografia do Autor

Tatiane Goulart Coelho, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil.

Aluna da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) pela UNIPAMPA. Licenciada em Matemática pela UNIPAMPA.

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil.

Doutor em Modelagem Computacional pela UERJ. Mestre em Modelagem Matemática pela UNIJUÍ. Licenciado em Matemática pela UNIJUÍ. Professor Adjunto D do curso de Licenciatura em Matemática e do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA. Coordenador da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) – (UAB - 2024). Líder dos grupos de pesquisa G.A.M.A e Modelagem e Análise de Dados.

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Publicado

23-09-2024

Como Citar

COELHO, T. G.; BLASS, L. O impacto das tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: panorama de pesquisas educacionais no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–22, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.48471. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48471. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos