O impacto das tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral

panorama de pesquisas educacionais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48471

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial e Integral, tecnologias educacionais, ensino superior

Resumo

Nos últimos anos, pesquisas exploraram o uso de tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, visando diminuir os altos índices de reprovação no componente. Com isso, o presente artigo tem como objetivo analisar e discutir artigos, teses e dissertações que façam uso das tecnologias no processo de ensino de Cálculo Diferencial e Integral, a fim de responder à seguinte questão: como o uso de tecnologias pode potencializar o ensino de Cálculo Diferencial e Integral? Para isso, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, realizada através das palavras-chave “Cálculo Diferencial e Integral” e “Tecnologias” nas plataformas Google Acadêmico e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2018 a 2022. A análise dos dados foi realizada de maneira qualitativa com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados obtidos ressaltam que, as tecnologias podem potencializar o ensino dessa disciplina, mediante ilustrações gráficas, exemplificações de exercícios e possibilitando melhor interação entre professores e alunos. Através disso, conclui-se que para obter resultados satisfatórios com as tecnologias é necessário que elas sejam utilizadas de maneira coerente, respeitando as diversidades de cada ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Goulart Coelho, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil.

Aluna da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) pela UNIPAMPA. Licenciada em Matemática pela UNIPAMPA.

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil.

Doutor em Modelagem Computacional pela UERJ. Mestre em Modelagem Matemática pela UNIJUÍ. Licenciado em Matemática pela UNIJUÍ. Professor Adjunto D do curso de Licenciatura em Matemática e do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA. Coordenador da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) – (UAB - 2024). Líder dos grupos de pesquisa G.A.M.A e Modelagem e Análise de Dados.

Referências

BACKENDORF, Viviane Raquel. Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/220418. Acesso em: 14 ago. 2024.

BALL, Deborah Loewenberg; FORNAZI, Francesca M. The work of teaching and the challenge for teacher education. Journal of Teacher Education, v. 60, n. 5, p. 497-512, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487109348479. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022487109348479. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487109348479

BENTO, Luciana; BELCHIOR, Gerlaine. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, n. Esp, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.98. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/98. Acesso em: 3 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.98

BICALHO, Daniela Cotta. O contexto digital como ambiente de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11736. Acesso em: 16 set. 2024.

BICALHO, Daniela Cotta; REIS, Frederico da Silva. O contexto digital e os estilos de aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral. REnCiMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1-26, jan./mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a05. Disponível em: https://revistaposhmg.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2751. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a05

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FEITOSA, Murilo Carvalho; AQUINO, Adelmo Artur de; SOUSA, Bruno Fontes de; LAVOR, Otávio Paulino. O uso do GeoGebra mobile como ferramenta auxiliar no ensino de funções inversas e logarítmicas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2003, 18 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3952. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3952. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3952

FREDERICO, Fernando Temporini; OLIVEIRA, Aline Alves de; BOCATO, Débora Cristina Curto da Costa; SANTANA, Geralda de Fátima Neri; OLIVEIRA, Weslley Cabral de. A utilização do software GeoGebra como recurso metodológico para o ensino de função polinomial do primeiro grau no 9º ano. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 20 a 23 de outubro, 2014. Colloquium Humanarum, v. 11, n. Especial, jul./dez., 2014, p. 729-737. ISSN: 1809-8207. DOI: http://dx.doi.org/10.5747/ch.2014.v11.nesp.000596. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284140035_A_UTILIZACAO_DO_SOFTWARE_GEOGEBRA_COMO_RECURSO_METODOLOGICO_PARA_O_ENSINO_DE_FUNCAO_POLINOMIAL_DO_PRIMEIRO_GRAU_NO_9_ANO. Acesso em: 3 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2014.v11.nesp.000596

FONSECA, Enir da Silva; ARAÚJO JR., Carlos Fernando de. O envolvimento discente em um ambiente virtual de aprendizagem: análise realizada no curso de licenciatura em matemática. REnCiMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 5, p. 189-204, 2018. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i5.1938. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1938. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i5.1938

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Autêntica, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; TREVISAN, Amarildo Luiz. Por uma cultura reconstrutiva dos sentidos das tecnologias na educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. e0218349, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019218349. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wWpCfbk939jC8NM6BNhxbCq/#. Acesso em: 16 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302019218349

JUSTO, Ana María; CAMARGO, Brigido Vizeu. Estudos qualitativos e o uso de softwares para análises lexicais. In: SEMINÁRIO ANALÍTICO DE TEMAS INTERDISCIPLINARES (SIAT); SEMINÁRIO DE PESQUISA INOVADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SERPRO), 2014, Duque de Caxias. Anais [...] Duque de Caxias: Unigranrio, 2014. p. 37-54.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LIMEIRA, George Nunes; BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; BEZERRA, Janete de Souza. Challenges of using the new technologies in higher education in front of the covid-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2219108415, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8415. Acesso em: 11 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8415

MACÊDO, Josué Antunes; GREGOR, Isabela Cristina Soares. Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.24116/emd.e202008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1804. Acesso em: 16 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.24116/emd.e202008

MARTINS, Kaique Nascimento; PAULA, Marlúbia Corrêa de; GOMES, Larissa Pinca Sarro; SANTOS, Jéferson Evangelista dos. O software IRaMuTeQ como recurso para a análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 10, n. 24, p. 213-232, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/383. Acesso em: 3 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.383

MATTOS, Silvana Gogolla de; BALBINO, Renata; KALINKE, Marco Aurélio. Tecnologias digitais utilizadas durante a prática de docência online na pandemia da covid-19. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v. 11, n. 24, p. 465-480, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2022.11.24.465-480. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6711/4789. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2022.11.24.465-480

MELO, Bergson Rodrigo Siqueira de; SILVANO, Antonio Marcos da Costa; RIBEIRO, Júlio Wilson; MELO, Verônica Maria Lavor Silva de. O uso pedagógico do software Winplot na formação de professores de cálculo. Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 3, p. 378-395, set./dez., 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10470. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10470. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10470

MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; ELIAS, Henrique Rizek. A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Debates em Educação, v. 10, n. 22, p. 140-163, 2018. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p140-163. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5308. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p140-163

MENONCINI, Lucia. O jogo das operações semióticas na aprendizagem da integral definida no cálculo de área. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3033. Acesso em: 14 ago. 2024.

MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A abordagem construcionista no processo de ensinar e aprender cálculo diferencial e integral. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2002, Blumenau. Anais [...] Blumenau: SBEM, 2002. p. 123-130.

NASSER, Lílian. Ajudando a superar obstáculos na aprendizagem de cálculo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM), v. 9, 2007, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: SBEM, 2007. p. 1-14.

NASSER, Lílian; SOUSA, Geneci Alves; TORRACA, Marcelo André Abrantes. Transição do Ensino Médio para o Superior: como minimizar as dificuldades em cálculo. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais [...] Petrópolis: SBEM, p. 18, 2012.

PAVANELO, Elisangela. Um trabalho sobre tecnologias digitais na disciplina de Cálculo em um curso de licenciatura em matemática. Educação. Matemática. Pesquisa., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 728-756, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p728-756. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57437. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p728-756

REIS, Frederico da Silva. Discutindo a relação entre rigor e intuição no ensino de cálculo e de análise: uma contribuição para o debate em educação matemática no ensino superior. In: XXVI REUNIÓN LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, 2012, Belo Horizonte. Actas de RELME 26. Belo Horizonte - MG: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa, 2012. v. 1. p. 01-08.

SAADI, Alessandro da Silva; MACHADO, Celiane Costa; PEREIRA, Elaine Corrêa. Uma prática pedagógica no ensino de funções utilizando o GeoGebra em um curso de Pré-Cálculo híbrido. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, Florianópolis, v. 15, p. 01-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70522. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e70522. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70522

SANTOS, Maria Isabel Ferreira dos; SILVA, Rafael Roberto da; CORDEIRO JUNIOR, Reginaldo Amaral. O software GeoGebra como ferramenta de ensino nas disciplinas de cálculo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 2169-2179, jan. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n1-157. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6125/5449. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-157

SANTOS, Maria Cristina Elyote Marques; LOPO, Alexandre Boleira; SANTOS, Paulo César Marques de Andrade. Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 8, p. 11276-11287, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-010. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2675. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-010

SILVA, Luciana Pereira da. A utilização dos recursos tecnológicos no ensino superior. Revista Olhar Científico, Faculdades Associadas de Ariquemes V, v. 1, n. 2, p. 267, 2010.

SILVA, Reury Rabynne Alves da; COUTINHO, Ana Emília Victor Barbosa; LIMA, Natan de Assis. Uma análise da plataforma Khan Academy como ferramenta de apoio ao estudo de Cálculo Diferencial e Integral I. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 20, n. 1, p. 51-60, ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/16791916.126509. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/126509. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.126509

SILVA, Rodrigo Tavares da. Atividades para estudo de integrais em um ambiente de ensino híbrido. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4331. Acesso em 16 set. 2024.

SOUZA, Taciana Oliveira; SANTOS, Vanessa Matos dos. Cálculo Diferencial e Integral: relato de uma experiência envolvendo prática audiovisual e estilos de aprendizagem. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v. 10, n. 22, p. 123-148, mai.-ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.123-148. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6310. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.123-148

THIELE, Tailon; KAMPHORST, Eliane Miotto; KAMPHORST, Carmo Henrique. Atividades de investigação em Cálculo Diferencial e Integral: uma proposta para o ensino do conceito de limite de uma função com o software GeoGebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, 15 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3987. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3987. Acesso em: 31 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3987

WAIDEMAN, Adriele Carolini. Um aplicativo para o estudo de derivadas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2018. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3839. Acesso em: 14 ago. 2024.

ZUIN, Antônio A.S. Copiar, colar e deletar: a Internet e a atualidade da semiformação. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 3, p. 139–159, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 31 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000300009

Downloads

Publicado

23-09-2024

Como Citar

COELHO, T. G.; BLASS, L. O impacto das tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: panorama de pesquisas educacionais no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–22, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.48471. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48471. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos