Saúde mental na comunidade em histórias em quadrinhos
relato de experiência no estágio de docência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48743Palavras-chave:
história em quadrinhos, saúde mental, enfermagem, educação em enfermagemResumo
Objetivo: descrever a experiência de retratar a temática de saúde mental na comunidade através de histórias em quadrinhos em uma aula da graduação de Enfermagem. Método: trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o estágio de docência do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, o qual foi realizado na unidade de aprendizagem que aborda saúde mental e saúde da mulher, no período de julho a outubro de 2023. Em cinco etapas, foram desenvolvidas três histórias em quadrinhos utilizando a ferramenta on-line Pixton, baseadas no livro Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidado na prática baseada em evidências de Mary C. Townsend. Resultados: as histórias em quadrinhos foram denominadas Saúde mental na escola, Saúde mental na consulta de enfermagem e Saúde mental na visita domiciliar. Nelas, foram abordadas, respectivamente, a prevenção primária, secundária e terciária ao adoecimento mental. Foi discutido entre os discentes quais as ações que o enfermeiro e a equipe poderiam executar no cuidado prestado em cada contexto. Percebeu-se que a utilização desse recurso pedagógico foi válida no processo de ensino-aprendizagem da saúde mental, no contexto da atenção primária à saúde. Porém, notou-se que a utilização de quadrinhos em sala de aula ainda é pouco explorada na literatura e na prática docente. Considerações finais: as histórias em quadrinhos favoreceram o desenvolvimento de habilidades importantes tanto nos discentes quanto na mestranda, além de promoverem pautas voltadas ao estímulo da promoção da saúde mental comunitária. Dentre as limitações, destacam-se o fato de a experiência relatada ter sido realizada em apenas uma turma de graduação e a ausência de validação das histórias em quadrinhos por pares.
Downloads
Referências
BAIÃO, Juliana Jesus; MARCOLAN, João Fernando. Labirintos da formação em Enfermagem e a política nacional de saúde mental. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília v. 73. e20190836, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0836. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/j7Wpy5gZZxvbN88hhmyrZWH/?lang=en. Acesso em: 2 ago. 2024.
BARBOZA, Lucas Eduardo Mello; SILVEIRA, Isaque Souza da; LEITE, Paula Cavalho; CHRISTOFFEL, Marialda Moreira; GOMES, Ana Leticia Monteiro; SOUZA, Tania Vignuda de; SILVA, Gláucia Cristina Lima da. Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da covid-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 24 (spe), 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0200. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/mmRNkTL5JKPsj9mKHmLdyRH/?lang=pt#. Acesso em: 05 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0200
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental. Cadernos de Atenção Básica, nº 34. Brasília, DF, Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2001.
BRASIL. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011.
CABELLO, Karina Saavedra Acero; DE LA ROCQUE, Lúcia; SOUSA, Isabela Cabral Félix de. Uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação da hanseníase. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 9, n. 1, p. 225-241, 2010. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8943. Acesso em: 28 out. 2023.
CARVALHO, Katrine Nascimento de; ZANIN, Luciane; FLÓRIO, Flavia Martão. Percepção de escolares e enfermeiros quanto às práticas educativas do programa saúde na escola. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, v. 15, n. 42, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2325 . Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2325. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2325
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução COFEN nº 678/2021. Aprova a atuação da Equipe de Enfermagem em Saúde Mental e em Enfermagem Psiquiátrica. Brasília: DF, 2021. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-678-2021_90358.html. Acesso em: 28 out. 2023.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan./abr. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em:2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015
SOUZA, Júlio César de; FERREIRA, Joel Saraiva. Ações do programa saúde na escola no contexto das equipes de saúde da família. Revista Perspectivas Online: Biológicas & Saúde, Goytacazes, v. 10, n. 35, p. 40-52, 2020. DOI: https://doi.org/10.25242/8868103520202075. Disponível em: https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/2075. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.25242/8868103520202075
GAMA, Carlos Alberto Pegolo da; LOURENÇO, Rafaela Fernandes; COELHO, Vívian Andrade Araújo; CAMPOS, Cecília Godoi; GUIMARÃES, Denise Alves. Os profissionais da Atenção Primária à Saúde diante das demandas de Saúde Mental: perspectivas e desafios. Interface, Botucatu, v. 25, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.200438. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/ngR3KBLS6xBNvHGNGjscJ9S/?lang=pt. Acesso em: 28 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.200438
GUSMÃO, Ricardo Otávio Maia; VIANA, Tiê Menezes; ARAÚJO, Diego Dias de; TORRES, Jaqueline D’Paula Ribeiro Vieira; SILVA JUNIOR, Rene Ferreira da. Atuação do enfermeiro em saúde mental na estratégia de saúde da família. Journal of Health & Biological Sciences, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 1-6, 2022. DOI: https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.3721.p1-6.2022. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/jhbs/article/view/3721. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.3721.p1-6.2022
LIMA, Graziele Zamineli de; FELTRIN, Juliana Aparecida; RODRIGUES, Juliana Junqueira; BURIOLA, Aline Aparecida. Percepção de acadêmicos de Enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio: uma abordagem qualitativa Perception of nursing students on mental health home-care: a qualitative approach. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 2, p. 4255-4268, 2016. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4255-4268. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4310. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4255-4268
LISBOA, Natalia de Aviz; SANTOS, Sáila Freire; LIMA, Elizabel Izidorio. A importância das tecnologias leves no processo de cuidar na atenção primária em saúde. Textura, Governador Mangabeira, v. 10, n. 19, p. 164-171, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22479/244799342017v10n19p164-171. Disponível em: https://textura.emnuvens.com.br/textura/article/view/53. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.22479/244799342017v10n19p164-171
MARUXO, Harriet Bárbara; LIMA, Antônio Fernandes Costa; PRADO, Cláudia; ALMEIDA, Denise Maria de; TOBASE, Lucia; GROSSI, Manoela Gomes; VAZ, Débora Rodrigues. Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 68-74, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/9s8WLpV4JnF4HCFBQK83NYb/?lang=pt. Acesso em: 28 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800010
MORAIS, Ana Patrícia Pereira; GUIMARÃES, José Maria Ximenes; ALVES, Lana Valéria Clemente; MONTEIRO, Ana Ruth Macedo. Produção do cuidado na atenção psicossocial: visita domiciliar como tecnologia de intervenção no território. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p. 1163-1172, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.09102019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/fmDShbCpwL4JRqX7PZyQgkd/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.09102019
NÓBREGA, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa; VENZEL, Cinthia Mariotto Martins; SALES, Ellen Santos de; PRÓSPERO, Alessandro Coldibelli. Mental health nursing education in Brazil: perspectives for primary health care. Texto & contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 29: e20180441, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100315. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0441
NUNES, Vanessa Veloso; FEITOSA, Lucíola Galvão Gondim Corrêa; FERNANDES, Márcia Astrês; ALMEIDA, Camila Aparecida Pinheiro Landim; RAMOS, Carmen Viana. Saúde mental na atenção básica: atuação do enfermeiro na rede de atenção psicossocial. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília v. 73, e20190104, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0104. Disponível: https://www.scielo.br/j/reben/a/B5x8LfgYRgB993K7ZDgJd9R/?lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2024.
OLIVEIRA, Lívia Maria Serafim Duarte; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. As questões étnico-raciais nas histórias em quadrinhos e as práticas educativas na formação inicial docente. Revista Educ. Form., Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 171-190, 2018. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.276. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/276. Acesso em: 29 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.276
PARTELLI, Adriana Nunes Moraes; CABRAL, Ivone Evangelista. Histórias sobre álcool em comunidade quilombola: metodologia participativa de criação-validação de quadrinhos por adolescentes. Texto Contexto Enferm, Santa Catarina, v. 26, n. 4, e2820017, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002820017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/dQbWFn5PPLRywgJKR7p57tK/?lang=pt. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072017002820017
QUEIROZ, Stella Sousa de; RUSSOMANNO, Laís Lacerda; SANTOS, Vinícius Batista; LOPES, Juliana de Lima. Educação em saúde para pacientes submetidos à revascularização miocárdica: validação de histórias em quadrinhos. Acta Paul Enferm, São Paulo, v. 35, eAPE03547, 2022. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO03547. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/hKJvY3CZQZPxbchfrgNR3PB/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 28 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO03547
RAMOS, Débora Karollyne Ribeiro; PAIVA, Irismar Karla Sarmento de; GUIMARÃES, Jacileide. Pesquisa qualitativa no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira: vozes, lugares, saberes/fazeres. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 839-852, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018243.00512017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/pFpSsnLxwBfnTYJ57V3g3jn/?lang=pt. Acesso em: 28 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018243.00512017
REINALDO, Amanda Márcia dos Santos. Saúde mental na atenção básica como processo histórico de evolução da psiquiatria comunitária. Esc Anna Nery Rev Enferm, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 173-178, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452008000100027. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/G3kCpzRBKwwCTkfnyhPhFTm/. Acesso em: 29 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452008000100027
SAMPAIO, Mariá Lanzotti; BISPO JÚNIOR, José Patrício. Entre o enclausuramento e a desinstitucionalização: a trajetória da saúde mental no Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, 2021, e00313145. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00313. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/9ZyYcsQnkDzhZdTdHRtQttP/. Acesso em: 29 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00313
Saúde mental é assunto de todas as pessoas. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (2min). Pulicado pelo canal Instituto Cactus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=thS4BU4fTzI. Acesso em: 23 set. 2023.
SILVA, Alana Santos Ribeiro da; FERREIRA, Suiane Costa. Construção e validação de tecnologia em saúde educacional para primeiros socorros. HU Revista, Juiz de Fora, v. 47, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32594. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/32594. Acesso em: 28 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32594
SILVA, Rafael Pires; CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal. Uso da metodologia ativa comparada a metodologia tradicional no ensino de Enfermagem: pesquisa de intervenção. Revista Recien – Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 13, n. 41, p. 55-65, 2023. DOI: https://doi.org/10.24276/rrecien2023.13.41.55-65. Disponível em: https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/624. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.24276/rrecien2023.13.41.55-65
SOBRAL, Mariana Nóbrega; CARVALHO, Rayssa Julliane de; CARTAXO, Emiliana Queiroga; FONSECA, Rachel Cavalcanti. Visita domiciliar no cuidado voltado para a saúde mental: um relato de experiência acadêmica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, Criciúma, v. 1, n. 2, p. 526-535, 2024. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.11103. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11103. Acesso em: 2 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.11103
TOWNSEND, Mary C. Enfermagem de saúde mental na comunidade. In: TOWNSEND, Mary C. Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidado na prática baseada em evidências. 7 ed. Cap. 37. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Magna de Oliveira Costa, Verônica de Medeiros Alves, Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























