Saúde mental na comunidade em histórias em quadrinhos

relato de experiência no estágio de docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48743

Palavras-chave:

história em quadrinhos, saúde mental, enfermagem, educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de retratar a temática de saúde mental na comunidade através de histórias em quadrinhos em uma aula da graduação de Enfermagem. Método: trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o estágio de docência do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, o qual foi realizado na unidade de aprendizagem que aborda saúde mental e saúde da mulher, no período de julho a outubro de 2023. Em cinco etapas, foram desenvolvidas três histórias em quadrinhos utilizando a ferramenta on-line Pixton, baseadas no livro Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidado na prática baseada em evidências de Mary C. Townsend. Resultados: as histórias em quadrinhos foram denominadas Saúde mental na escola, Saúde mental na consulta de enfermagem e Saúde mental na visita domiciliar. Nelas, foram abordadas, respectivamente, a prevenção primária, secundária e terciária ao adoecimento mental. Foi discutido entre os discentes quais as ações que o enfermeiro e a equipe poderiam executar no cuidado prestado em cada contexto. Percebeu-se que a utilização desse recurso pedagógico foi válida no processo de ensino-aprendizagem da saúde mental, no contexto da atenção primária à saúde. Porém, notou-se que a utilização de quadrinhos em sala de aula ainda é pouco explorada na literatura e na prática docente. Considerações finais: as histórias em quadrinhos favoreceram o desenvolvimento de habilidades importantes tanto nos discentes quanto na mestranda, além de promoverem pautas voltadas ao estímulo da promoção da saúde mental comunitária. Dentre as limitações, destacam-se o fato de a experiência relatada ter sido realizada em apenas uma turma de graduação e a ausência de validação das histórias em quadrinhos por pares.

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Biografia do Autor

  • Caroline Magna de Oliveira Costa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

    Estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFAL). Enfermeira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

  • Verônica de Medeiros Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

    Docente permanente na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - UFAL. Enfermeira pela UFAL.

  • Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

    Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) nos cursos de Enfermagem e Medicina. Doutoranda em Serviço Social - UFAL. Mestra em Enfermagem - UFAL. Especialista em Saúde Mental (Residência) pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL e especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Fiocruz. Enfermeira pela UFAL.

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Publicado

30-10-2024

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Como Citar

COSTA, Caroline Magna de Oliveira; ALVES, Verônica de Medeiros; NASCIMENTO, Yanna Cristina Moraes Lira. Saúde mental na comunidade em histórias em quadrinhos: relato de experiência no estágio de docência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–19, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.48743. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48743. Acesso em: 24 dez. 2025.