Um diálogo nas licenciaturas sobre fanzinagem e suas potencialidades educativas

relato de experiência extensionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.49453

Palavras-chave:

produção de fanzines, inovação no ensino, formação docente, graduação

Resumo

Este relato possui o objetivo de descrever produtos e analisar contribuições da fanzinagem para a formação de licenciandos, tendo o seu foco em vivências provenientes de uma oficina com fanzines – que configurou, em 2022, atividade de extensão numa Instituição Pública de Ensino Superior situada em Fortaleza (Ceará, Brasil). A fim de responder à questão: quais produtos e saberes foram construídos pelos participantes nas vivências de uma ação universitária pautada na fanzinagem?, o estudo percorre e interliga os campos teórico-metodológicos das práticas de ensino e da formação docente. Enquadra-se nos moldes da pesquisa descritiva e elege como público-alvo os próprios participantes da experiência extensionista – quatro licenciandos das áreas de Ciências Biológicas, Física, Química e Geografia. O trabalho proposto na oficina resultou na elaboração de quatro fanzines, que se deu nos moldes da fabricação artesanal, pois os licenciandos se sentiram motivados a elaborá-los considerando prioritariamente a associação de textos e desenhos, ambos feitos à mão. As observações das ações registradas no diário de campo e a análise dos produtos foram indicadoras de que esses sujeitos construíram aprendizagens específicas sobre a ferramenta. Tal suposição advém do quanto eles se engajaram nos diálogos, como também da satisfação e do ânimo demonstrados no cumprimento das tarefas. Logo, acredita-se que os participantes compreenderam o poder inventivo, inovador, artístico e socializador do instrumento, podendo tornar-se profissionais sensíveis à ressignificação das práticas tradicionais de ensino, quando promoverem sua implementação no exercício futuro da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssyka Melgaço Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professora de Biologia na Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães (Itapipoca-Ceará). Doutoranda em Ensino na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Polo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA-UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desenvolve estudos sobre os seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia, estratégias pedagógicas, arte-ciência, profissão docente e formação de professores.

Raimunda Aline Djanira Freire Marques, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professora de Biologia na Escola Estadual de Educação Profissional Professora Marly Ferreira Martins (Caucaia-Ceará). Doutoranda em Ensino na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Polo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA-UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desenvolve estudos sobre assuntos educacionais.

Érika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS) e Programas de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN, Polo UFC) e de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da UFC. Doutora em Bioquímica (UFC). Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas (UFC).

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE), do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Educação pela UFC. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências.

Referências

ALVES, Francisco Cordeiro. Diário – um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas. Revista Millenium, Instituto Politécnico de Viseu, n. 29, p. 222-239, jun. 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.19/578. Acesso em: 19 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dez. de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996.

CAMPOS, Fernanda Ricardo. Abrafanzine: da publicação independente à sala de aula. Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 65-77, 2009. DOI: https://doi.org/10.17851/1809-8150.5.10.65-77. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/txt/article/view/11156. Acesso em: 2 out. 2017.

CAVALCANTI NETO, Ana Lucia Gomes; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Ensino de ciências e educação ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticas. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 129-144, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/WwsgYTmNrMYW9Pgcx9jP4KG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2023.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FEITOSA, Raphael Alves; LEITE, Raquel Crosara Maia. A formação de professores de ciências baseada numa associação de companheiros de ofício. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 01, p. 35-50, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172012140103. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/zbbQWCPXsTxQM43RxRFQNvk/?lang=pt. Acesso em: 07 nov. 2024.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise do Conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GIROTTO JÚNIOR, Gildo; PAULA, Marcela Aparecida de; MATAZO, Déborah Rena Carreiro. Análise de conhecimento sobre estratégias de ensino de futuros professores de química: vivência como aluno e reflexão como professor. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 14, n. 1, jan./jun. 2019, p. 35-50. DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.13123. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/13123/pdf_1. Acesso em: 20 abr. 2023.

GUIMARÃES, Edgard. Fanzine. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005.

KULLOK, Maisa Gomes Brandão. As exigências da formação do professor na atualidade. Alagoas: Editora UFAL, 2000.

LEITE, Raquel Crosara Maia; MIRANDA, Raquel Sales; MOTA, Maria Danielle Araújo. Formação de professores de Ciências para os anos iniciais: relato de uma vivência com a produção de fanzines no curso de Pedagogia. In: SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; FREITAS, Bruno Miranda; COSTA, Elisangela André da Silva (org.). Experiências da formação de professores na escola e na universidade. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.

LIMA, Mayara Macedo; ALVES, Rivânia Silva; SILVA, Renata Maria; SILVA, Samara Ferreira; TORRES, Cícero Magérbio. Relato de experiência: o recurso pedagógico fanzine nas aulas de biologia. Anais VIII CONEDU […] Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89776. Acesso em: 22 maio 2024.

MARANHÃO, Renata Queiroz. Fanzines nas escolas: um convite à experimentação. Fortaleza: Editora UECE, 2012.

MATOS, Abraão Danziger de; LIMA, Wanessa Tenório Bezerra Leão de; MIWA, Leandro Ribeiro. Os desafios no ensino de ciências na atualidade. In: COSTA, Hérika Cristina Oliveira; ALVARENGA, Angélica Maria Abílio (org.). Educação, tecnologia e inclusão: teoria e prática em um contexto de desafios e reflexões. Itapiranga: Schreiben, 2023.

MEIRELES, Fernanda. Zines yoyô: uma experiência instintiva em arte-educação. 2008. Monografia (Especialização em Arte-Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Fortaleza, 2008.

MÓNICO, Lisete; ALFERES, Valentim Rodrigues; CASTRO, Paulo Alexandre de; PARREIRA, Pedro. A observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 6, 2017, Salamanca. Anais [...] Salamanca, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318702823_A_Observacao_Participante_enquanto_metodologia_de_investigacao_qualitativa. Acesso em: 15 maio 2023.

MOURA, Andrea Sales Braga. O fanzine e a formação estética de professores do Ensino fundamental: constituição dialógica. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

MOURA, Mariana do Vale. Hoje é dia de fanzine: olhares para a educomunicação, formação docente e cidadania. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 10 jan. 2023.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, jul./dez. 1996.

RODRIGUES, Jéssyka Melgaço. Fanedição nas aulas de biologia: contribuições para o ensino e para a formação do professor artista-reflexivo. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

RODRIGUES, Jéssyka Melgaço; CASTRO, Déborah Praciano; LEITE, Raquel Crosara Maia. Produção de fanzines geocientíficos no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: um relato de experiência. In: SIMPÓSIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO NORDESTE, 2, 2022, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: Even3, 2022. p. 1-5. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2secmat/560977-producao-de-fanzines-geocientificos-no-curso-de-licenciatura-em-ciencias-biologicas--um-relato-de-experiencia. Acesso em: 22 jun. 2024.

RODRIGUES, Jéssyka Melgaço; CASTRO, Déborah Praciano; LEITE, Raquel Crosara Maia. Produção de fanzines geocientíficos no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: percepções, sentimentos e expectativas. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ENSINO, 2023, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos [...] Vitória da Conquista: Doity, 2023. Disponível em: https://doity.com.br/anais/sipen2023/trabalho/275048. Acesso em: 22 jul. 2024.

RODRIGUES, Jéssyka Melgaço; LEITE, Raquel Crosara Maia. Uso de fanzines em aulas de Ciências: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 336-356, 2023. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13452. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13452. Acesso em: 22 jun. 2024.

SANTOS, Marcos Vinícius Guilherme; ROSSI, Cláudia Maria Soares; PEREIRA, Deyliane Aparecida de Almeida. Percepção de professores da educação básica quanto ao uso das metodologias ativas. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, p. 1-11, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19211. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19211. Acesso em: 10 ago. 2023.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

RODRIGUES, J. M.; MARQUES, R. A. D. F.; MOTA, Érika F.; LEITE, R. C. M. Um diálogo nas licenciaturas sobre fanzinagem e suas potencialidades educativas: relato de experiência extensionista. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–19, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.49453. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49453. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos