A institucionalização do Trabalho de Conclusão de Curso em 20 anos do curso de Música da UFMS
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51284Palavras-chave:
licenciatura em Música, trabalho de conclusão de curso, monografia, projeto pedagógico, ensino superiorResumo
Este trabalho teve como objetivo principal investigar a institucionalização do Trabalho de Conclusão de Curso no curso de Música Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) durante seus 20 anos de existência. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental que utilizou como fontes publicações da universidade e Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no período estudado. Verificou-se que houve uma gradativa estruturação da componente dentro do Projeto Pedagógico do Curso, sendo possível verificar a importância dada pelo curso a esta etapa de formação. Foi detectado o aumento da carga horária, inclusão de componentes auxiliares, bem como uma maior vinculação ao campo da pesquisa na universidade. O estudo aponta a necessidade de manutenção do Trabalho de Conclusão de Curso em futuras revisões no projeto pedagógico do curso, com a finalidade de integrar disciplinas da graduação, incentivar a prática de pesquisa e dar destaque a objetos de estudo de interesse dos estudantes, conforme o perfil. Espera-se que os resultados contribuam para uma reflexão sobre as novas adaptações iminentes no Projeto Pedagógico do Curso e incentivem outros estudos sobre a temática.
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