Preceptoria remota em puericultura
os desafios da clínica no contexto tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51314Palavras-chave:
puericultura, educação médica, telemedicina, formação a distânciaResumo
A pandemia da covid-19 exigiu rápidas transformações na educação em saúde, sem o tempo exigido à sua implementação. Assim, o objetivo principal da pesquisa foi compreender a percepção de médicos residentes de pediatria sobre o estágio de puericultura mediado por supervisão remota e síncrona. A prática educacional foi desenvolvida entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, com a participação de uma preceptora e dez residentes do primeiro ano, cujo cenário de prática foi um ambulatório vinculado a um hospital universitário. Quanto ao percurso metodológico, o estudo utilizou uma abordagem qualitativa, fenomenológica e interpretativa. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em sessões de videoconferências. Os dados foram transcritos e submetidos à análise temática reflexiva. Os resultados demonstraram que as competências clínicas foram alcançadas, como a anamnese, a discussão de caso e a autonomia durante o atendimento. A maestria relacionada ao exame físico, entretanto, não atendeu às expectativas dos participantes. O estudo evidenciou a escassez de recursos tecnológicos apropriados e a necessidade de letramento digital do corpo discente e docente. A telemedicina permitiu a continuidade da assistência e promoção à saúde diante da pandemia, além da contribuição para a formação profissional. Requer, no entanto, a elaboração de diretrizes institucionais que qualifiquem esta prestação de serviço, por meio de dispositivos técnicos e regulamentadores que garantam a realização de práticas seguras e efetivas para estudantes, preceptores e usuários.
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