Ventanias e o esperançar

currículo e avaliação na formação docente em tempos de ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51810

Palavras-chave:

pandemia, ensino remoto, currículo, avaliação

Resumo

Este artigo analisa as adaptações no currículo e na avaliação da disciplina Teorias de Currículo ofertada em uma turma de graduação em Pedagogia e outra da pós-graduação em Educação, no contexto do ensino remoto emergencial, na Universidade Federal de Minas Gerais durante o primeiro ano da pandemia do coronavírus e suas ventanias. A análise crítico-reflexiva é feita a partir de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo acerca do desenvolvimento do plano de curso adaptado para o ensino remoto. Foram retomados no artigo os processos institucionais que envolveram a autorização da continuidade das atividades formativas de maneira remota, a redefinição do planejamento pedagógico, a descrição e análise das escolhas metodológicas para o desenvolvimento do curso e de sua avaliação. Argumenta-se que em meio às inegáveis turbulentas ventanias provocadas pela pandemia, na Universidade, foi possível desenvolver coletivamente um curso de formação docente cujo currículo e avaliação precisaram ser repensados e adaptados. Assim, o compromisso coletivo com a vida e com a educação pública conduziu a elaboração das estratégias pedagógicas que mitigaram as fragilidades do ensino remoto. Inúmeras foram as lacunas rumo à equidade, entretanto, a soma de esforços possibilitou a estruturação de um curso adaptado assertivo, esperançando na formação docente.

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Biografia do Autor

  • Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Pós doutora pela University of Illinois, USA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Educação pela mesma universidade. Coordenadora da linha de pesquisa Currículos, culturas e diferença. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: EM Debate: Grupo de Pesquisas e Estudos sobre o Ensino Médio; Observatório da Juventude da UFMG; Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa).

  • Bruna de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Mestra em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Pedagoga na Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD/UFMG). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: EM Debate: Grupo de Pesquisas e Estudos sobre o Ensino Médio (UFMG); Observatório da Juventude da UFMG; Formação e Qualificação Profissional (FORQUAP/CEFET-MG).

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Publicado

12-11-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SALES, Shirlei Rezende; GONÇALVES, Bruna de Oliveira. Ventanias e o esperançar: currículo e avaliação na formação docente em tempos de ensino remoto emergencial . Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–20, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.51810. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/51810. Acesso em: 14 dez. 2025.