Ventanias e o esperançar

currículo e avaliação na formação docente em tempos de ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51810

Palavras-chave:

pandemia, ensino remoto, currículo, avaliação

Resumo

Este artigo analisa as adaptações no currículo e na avaliação da disciplina Teorias de Currículo ofertada em uma turma de graduação em Pedagogia e outra da pós-graduação em Educação, no contexto do ensino remoto emergencial, na Universidade Federal de Minas Gerais durante o primeiro ano da pandemia do coronavírus e suas ventanias. A análise crítico-reflexiva é feita a partir de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo acerca do desenvolvimento do plano de curso adaptado para o ensino remoto. Foram retomados no artigo os processos institucionais que envolveram a autorização da continuidade das atividades formativas de maneira remota, a redefinição do planejamento pedagógico, a descrição e análise das escolhas metodológicas para o desenvolvimento do curso e de sua avaliação. Argumenta-se que em meio às inegáveis turbulentas ventanias provocadas pela pandemia, na Universidade, foi possível desenvolver coletivamente um curso de formação docente cujo currículo e avaliação precisaram ser repensados e adaptados. Assim, o compromisso coletivo com a vida e com a educação pública conduziu a elaboração das estratégias pedagógicas que mitigaram as fragilidades do ensino remoto. Inúmeras foram as lacunas rumo à equidade, entretanto, a soma de esforços possibilitou a estruturação de um curso adaptado assertivo, esperançando na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Pós doutora pela University of Illinois, USA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Educação pela mesma universidade. Coordenadora da linha de pesquisa Currículos, culturas e diferença. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: EM Debate: Grupo de Pesquisas e Estudos sobre o Ensino Médio; Observatório da Juventude da UFMG; Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa).

Bruna de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Mestra em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Pedagoga na Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD/UFMG). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: EM Debate: Grupo de Pesquisas e Estudos sobre o Ensino Médio (UFMG); Observatório da Juventude da UFMG; Formação e Qualificação Profissional (FORQUAP/CEFET-MG).

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Fala, amendoeira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1957.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Estabelece o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 06 set. 2024

CLAXTON, Charles S.; MURRELL, Patricia H. Learning styles. Washington, DC: George Washington University (ERIC), 1987.

COSTA, Fernando Albuquerque. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da (org). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de mar. de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 06 set. 2024.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Painel Coronavírus Brasil, 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br. Acesso em: 06 set. 2024.

OMS declara o fim da emergência global de covid-19, Jornal Nacional, G1, 05 maio 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/05/oms-declara-o-fim-da-emergencia-global-de-covid.ghtml. Acesso em: 17 jul. 2024.

PARAÍSO, Marlucy. A ciranda do currículo com gênero, poder, resistência. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 388-415, set./dez. 2016. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss3articles/paraiso.pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.

PEREIRA, Marcelo Almeida de Camargo; FELICETTI, Vera Lucia.; BARRO, Dânia; TREZZI, Clóvis; SPICER-ESCALANTE, Maria Luisa. Autoavaliação: observando e analisando a prática docente. Estudos em avaliação educacional. v. 31, p. 7-27, 2020. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/7010/3972. Acesso em: 20 jan. 2024.

RODRIGUES, Ione Aparecida Neto. O mundo muda, a avaliação muda: reflexões sobre a avaliação da aprendizagem remota. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos Moura (org.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola, p. 44-54, 2020. Disponível em: https://anadigital.pro.br/2020/10/30/tecnologias-digitais-e-escola. Acesso em: 09 de out. 2024.

SALES, Shirlei Rezende; EVANGELISTA, Gislene Rangel. Amor, coragem! Dilemas e possibilidades na relação com estudantes em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 858-875, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1198. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1198. Acesso em: 25 jan. 2021.

SANT’ANNA, Denise. Lavar as mãos, descolonizar o futuro. São Paulo: Editora N-1, 2020. Disponível em: https://issuu.com/n-1publications/docs/pandemia_cr_tica_6. Acesso em: 6 set. 2024.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de covid-19-19: o ensino remoto e a exaustão docente. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16289.094. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducatia. Acesso em: 06 set. 2024.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Resolução nº 02/2020, de 9 de julho de 2020. Regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante período de pandemia da doença COVID-19. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Minas Gerais, 16 jun. 2020. Disponível em: https://ufmg.br/storage/7/2/7/c/727cdac040b9f81d6c3a531b0e3cafe7_15944093123508_526377393.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.

VON HUNTY, Rita. Esperança e imaginação política. Youtube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iqI7ZHVniSg&list=PL71U4jKxR54IxlJoBK1ONBRi07NOCt94Z&index=5. Acesso em: 6 set. 2024.

Downloads

Publicado

12-11-2024

Como Citar

SALES, S. R.; GONÇALVES, B. de O. Ventanias e o esperançar: currículo e avaliação na formação docente em tempos de ensino remoto emergencial . Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–20, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.51810. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/51810. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos