Educação para a sexualidade
um compromisso da universidade com os direitos humanos e a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.52713Palavras-chave:
educação para a sexualidade, ditadura militar, formação docente, universidade, direitos humanosResumo
A educação para a sexualidade é um tema historicamente marcado por avanços e retrocessos influenciados por aspectos sociais, medicinais, religiosos, políticos e culturais. Muitos dos atrasos são legados da ditadura militar, momento de graves violações de direitos. Em tempos atuais, bandeiras político-partidárias conservadoras e excludentes, similares às do período do golpe de 1964, movimentaram retrocessos em documentos norteadores dos currículos escolares. A universidade, pela formação docente, tem a responsabilidade de resistir contra esse movimento e o esquecimento do autoritarismo, bem como de somar esforços para a construção de outras, e mais emancipadoras, referências. Sob essa perspectiva, este artigo consiste no relato de uma experiência docente vivenciada ao longo do segundo semestre do ano de 2023, com 22 estudantes do curso de Pedagogia, no componente curricular optativo de 36h, intitulado Educação para a Sexualidade, em uma universidade pública mineira. O objetivo foi refletir sobre possibilidades teórico-práticas de legitimar a educação para a sexualidade em favor dos direitos humanos. Entre os aspectos constatados, destaca-se que o tema ainda causa receio em muitas pessoas e requer a superação de concepções reducionistas e pejorativas.
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