Desafios do ensino universitário com tecnologias digitais no Brasil e na Colômbia durante a covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52731

Palavras-chave:

narrativa escrita, pandemia, ensino remoto emergencial, ensino superior, tecnologias digitais

Resumo

A pandemia causada pela covid-19 não só paralisou praticamente o mundo inteiro por vários meses, mas também afetou todas as esferas sociais dos seres humanos, inclusive a educação formal. Este artigo tem como objetivo descrever alguns dos desafios enfrentados por professores de universidades públicas no Brasil e na Colômbia no início da pandemia resultante da covid-19. No âmbito da pesquisa narrativa, o foco principal foi analisar os impasses apresentados em relação ao uso das tecnologias digitais nos primeiros meses da crise. Foram utilizados dois instrumentos: um inquérito (N=28) e uma narrativa escrita (N=12). A análise dos dados revelou não apenas dificuldades em termos de competência tecnológica e pedagógica com as tecnologias digitais (TD) enfrentadas pelos professores no Ensino Remoto Emergencial, mediado exclusivamente pelas TD; mas também diversos inconvenientes relacionados a fatores pessoais, reorganização da rotina, condições de trabalho, entre outros aspectos. No entanto, as narrativas também mostram que a contingência teve aspectos positivos para os professores em termos de apropriação e uso da tecnologia, oportunidades de (auto)aprendizagem e desenvolvimento profissional, o que lhes permitiu “(re)descobrir” o potencial das TD durante o ensino remoto e, potencialmente, no retorno ao ensino presencial. Conclui-se que qualquer mudança abrupta traz consigo desafios e oportunidades, e que o uso pedagógico de TD por professores universitários presenciais merece mais pesquisas e comparações com o que ficou evidente durante a crise passada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marciana Córdoba, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doctora en Educación por la Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Miembro del ‘Grupo de Investigación Formação de Professores, Política Pública e Espaço Escolar’ (GPFOPE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

  • Renata Rinaldi Portela, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Professora Pesquisadora do CNPQ (PQ nível 2). Livre-docente em Didática e Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É líder de Grupo de investigação ‘Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior’.

  • Alder Luis Pérez Córdoba, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doctor en Estudios Lingüísticos. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Brasil. Profesor visitante en el Netel de la Universidade Federal do ABC.

Referências

ALVES, Amone Inacia; FERAZ, Geralda da Cunha Teixeira; PRUDENTE, Thaise Cristiane de Abreu. Formação humana em tempos de pandemia: os docentes, sua vida e trabalho. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 385-406, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968. Disponible en: http://bit.ly/4buTRnT . Acceso el: 04 de mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968

BAILENSON, Jeremy N. Nonverbal overload: a theoretical argument for the causes of Zoom fatigue. Technology, Mind, and Behavior, Washington, DC, v. 2, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/tmb0000030. Disponible en: http://bit.ly/4by2PRr . Acceso el: 04 de mayo. 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/tmb0000030

BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, p. 19-32, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Sc7BRSNfgRFsvLMyYTP9Fzf/abstract/?lang=pt. Acceso el: 04 de feb. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003

BOLÍVAR, Antonio; SEGOVIA, Domingo; FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: Muralla, 2001.

CABERO-ALMENARA, Julio. Aprendiendo del tiempo de la covid-19. Revista Electrónica Educare, v. 24, p. 1-3, 2020. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.24-S.2. Disponible en: https://bit.ly/3wMXaIe. Acceso el: 10 de mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.24-S.2

CABERO-ALMENARA, Julio.; LLORENTE-CEJUDO, Carmen. Covid-19: transformación radical de la digitalización en las instituciones universitarias. Campus Virtuales, n. 9, v. 2, p. 25-34, 2020. Disponible en: https://bit.ly/3AHoMLO. Acceso el: 04 de dic. 2020.

CASTELLS, Manuel. O Digital é o Novo Normal. In: Fronteiras do Pensamento, 2020. Disponible en: bit.ly/453CF6H. Acceso el: 01 sept. 2020.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. A sociedade em rede. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

ESTEVE, José. Escenarios del presente e interrogantes para la construcción del futuro. In: MEDRANO, Consuelo; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Madrid: Santillana, 2009. p. 17-27.

FREIRE, Paulo. Pedagogía do oprimido. Paz y Terra. São Paulo: Paz & Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; Tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz & Terra, 2013.

FREITAS, Christiana Soares de. O capital tecnológico-informacional. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 9 n. 12, p. 163-183, 2002. Disponible en: https://bit.ly/3eTWBzb. Acceso el: 04 de jul. 2020.

GROS, Begoña. Tecnologías digitales e innovación educativa: retos de una relación inevitable. In: MOMINÓ, Josep; SIGALÉS, Carles. El impacto de las TIC en la educación. Más allá de las promesas. Barcelona: Editorial UOC, 2016. p. 155-175.

GURI-ROSENBLIT, Sarah. E-teaching in higher education: an essential prerequisite for e-learning. Journal of New Approaches in Educational Research, Israel, n. 7, v. 2, p. 93-97, 2018. DOI: https://doi.org/10.7821/naer.2018.7.298. Disponible en: https://bit.ly/3CDHFFp. Acceso el: 10 de mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.7821/naer.2018.7.298

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponible en: https://bit.ly/3b0Nzx7. Acceso el: 01 ago. 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.

JESUS, Saul. Perspectivas para o bem-estar docente. Uma lição de síntese. Porto: ASA, 2002.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Prefácio de António Nóvoa, tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. Lisboa: Editora Educa-Formação/Universidade de Lisboa, 2002.

LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 65-88, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100004. Disponible en: https://bit.ly/3WKnk84. Acceso el: 01 sept. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100004

LOPES, Amélia. Mal-estar na docência? Visões, razões e soluções. Porto: ASA, 2001.

MARTINS, Bárbara Amaral; RANGNI, Rosemeire de Araújo. A covid-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil. EDUCITEC – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1407. Disponible en: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1407. Acceso el: 10 ene. 2021. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1407

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006. Disponible en: https://bit.ly/3WJQTGS. Acceso el: 27 de jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/016146810610800610

MOMINÓ, Joseph; SIGALÉS, Carles. El impacto de las TIC en la educación. Más allá de las promesas. Barcelona: UOC Ediciones, 2016.

PRETTO, Nelson. Educação, culturas e hackers. In: PRETTO, Nelson. Educação, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 29-64. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220198. Disponible en: http://books.scielo.org/id/qjc6f/pdf/prett-9788523220198.pdf. Acceso el: 10 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220198.0004

RAMÍREZ MARTINELL, Alberto; CASILLAS ALVARADO, Miguel; MÉNDEZ, Verónica. El capital tecnológico una nueva especie del capital cultural. Una propuesta para su medición. In: RAMÍREZ MARTINELL, Alberto; CASILLAS ALVARADO, Miguel; MÉNDEZ, Verónica (org.). Háblame de TIC: Tecnología Digital en la Educación Superior. Córdoba: Brujas, 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

SELWYN, Neil. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva Rosado; CARVALHO, Jaciara de Sá (org.) Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESE, 2017. p. 85-103. Disponible en: https://bit.ly/3PZ4uqa. Acceso el: 29 jul. 2020.

SEVERINO, Antônio. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

SIEBER, Joan E. Misconceptions and realities about teaching online. Science and Engineering Ethics, v. 11, p. 329-340, 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-005-0002-7. Disponible en: https://bit.ly/4b1w6op. Acceso el: 27 de jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-005-0002-7

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; SOUZA, Elizeu Clementino de; VAZ, Telma Romilda Duarte; MACIEL JOSÉ, Gesilane de Oliveira (org.). Narrativas (auto)biográficas em diálogos: políticas, formação e práticas. Curitiba: Editora CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443501.4

TAFT, Susan Hoefflinger; PERKOWSKI, Tracy; MARTIN, Lorence S. A framework for evaluating class size in online education. The Quarterly Review of Distance Education, v. 12, n. 3, p. 181-197, 2011. Disponible en: https://bit.ly/3xwnZv8. Acceso el: 08 de jul. 2020.

Publicado

20-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CÓRDOBA, Marciana; RINALDI PORTELA, Renata; PÉREZ CÓRDOBA, Alder Luis. Desafios do ensino universitário com tecnologias digitais no Brasil e na Colômbia durante a covid-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–19, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.52731. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/52731. Acesso em: 11 nov. 2025.