Desafios do ensino universitário com tecnologias digitais no Brasil e na Colômbia durante a covid-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52731Palavras-chave:
narrativa escrita, pandemia, ensino remoto emergencial, ensino superior, tecnologias digitaisResumo
A pandemia causada pela covid-19 não só paralisou praticamente o mundo inteiro por vários meses, mas também afetou todas as esferas sociais dos seres humanos, inclusive a educação formal. Este artigo tem como objetivo descrever alguns dos desafios enfrentados por professores de universidades públicas no Brasil e na Colômbia no início da pandemia resultante da covid-19. No âmbito da pesquisa narrativa, o foco principal foi analisar os impasses apresentados em relação ao uso das tecnologias digitais nos primeiros meses da crise. Foram utilizados dois instrumentos: um inquérito (N=28) e uma narrativa escrita (N=12). A análise dos dados revelou não apenas dificuldades em termos de competência tecnológica e pedagógica com as tecnologias digitais (TD) enfrentadas pelos professores no Ensino Remoto Emergencial, mediado exclusivamente pelas TD; mas também diversos inconvenientes relacionados a fatores pessoais, reorganização da rotina, condições de trabalho, entre outros aspectos. No entanto, as narrativas também mostram que a contingência teve aspectos positivos para os professores em termos de apropriação e uso da tecnologia, oportunidades de (auto)aprendizagem e desenvolvimento profissional, o que lhes permitiu “(re)descobrir” o potencial das TD durante o ensino remoto e, potencialmente, no retorno ao ensino presencial. Conclui-se que qualquer mudança abrupta traz consigo desafios e oportunidades, e que o uso pedagógico de TD por professores universitários presenciais merece mais pesquisas e comparações com o que ficou evidente durante a crise passada.
Downloads
Referências
ALVES, Amone Inacia; FERAZ, Geralda da Cunha Teixeira; PRUDENTE, Thaise Cristiane de Abreu. Formação humana em tempos de pandemia: os docentes, sua vida e trabalho. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 385-406, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968. Disponible en: http://bit.ly/4buTRnT . Acceso el: 04 de mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66968
BAILENSON, Jeremy N. Nonverbal overload: a theoretical argument for the causes of Zoom fatigue. Technology, Mind, and Behavior, Washington, DC, v. 2, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/tmb0000030. Disponible en: http://bit.ly/4by2PRr . Acceso el: 04 de mayo. 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/tmb0000030
BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, p. 19-32, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Sc7BRSNfgRFsvLMyYTP9Fzf/abstract/?lang=pt. Acceso el: 04 de feb. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003
BOLÍVAR, Antonio; SEGOVIA, Domingo; FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: Muralla, 2001.
CABERO-ALMENARA, Julio. Aprendiendo del tiempo de la covid-19. Revista Electrónica Educare, v. 24, p. 1-3, 2020. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.24-S.2. Disponible en: https://bit.ly/3wMXaIe. Acceso el: 10 de mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.15359/ree.24-S.2
CABERO-ALMENARA, Julio.; LLORENTE-CEJUDO, Carmen. Covid-19: transformación radical de la digitalización en las instituciones universitarias. Campus Virtuales, n. 9, v. 2, p. 25-34, 2020. Disponible en: https://bit.ly/3AHoMLO. Acceso el: 04 de dic. 2020.
CASTELLS, Manuel. O Digital é o Novo Normal. In: Fronteiras do Pensamento, 2020. Disponible en: bit.ly/453CF6H. Acceso el: 01 sept. 2020.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. A sociedade em rede. São Paulo: Paz & Terra, 2019.
COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
ESTEVE, José. Escenarios del presente e interrogantes para la construcción del futuro. In: MEDRANO, Consuelo; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Madrid: Santillana, 2009. p. 17-27.
FREIRE, Paulo. Pedagogía do oprimido. Paz y Terra. São Paulo: Paz & Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; Tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz & Terra, 2013.
FREITAS, Christiana Soares de. O capital tecnológico-informacional. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 9 n. 12, p. 163-183, 2002. Disponible en: https://bit.ly/3eTWBzb. Acceso el: 04 de jul. 2020.
GROS, Begoña. Tecnologías digitales e innovación educativa: retos de una relación inevitable. In: MOMINÓ, Josep; SIGALÉS, Carles. El impacto de las TIC en la educación. Más allá de las promesas. Barcelona: Editorial UOC, 2016. p. 155-175.
GURI-ROSENBLIT, Sarah. E-teaching in higher education: an essential prerequisite for e-learning. Journal of New Approaches in Educational Research, Israel, n. 7, v. 2, p. 93-97, 2018. DOI: https://doi.org/10.7821/naer.2018.7.298. Disponible en: https://bit.ly/3CDHFFp. Acceso el: 10 de mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.7821/naer.2018.7.298
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponible en: https://bit.ly/3b0Nzx7. Acceso el: 01 ago. 2020.
IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
JESUS, Saul. Perspectivas para o bem-estar docente. Uma lição de síntese. Porto: ASA, 2002.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Prefácio de António Nóvoa, tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. Lisboa: Editora Educa-Formação/Universidade de Lisboa, 2002.
LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 65-88, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100004. Disponible en: https://bit.ly/3WKnk84. Acceso el: 01 sept. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100004
LOPES, Amélia. Mal-estar na docência? Visões, razões e soluções. Porto: ASA, 2001.
MARTINS, Bárbara Amaral; RANGNI, Rosemeire de Araújo. A covid-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil. EDUCITEC – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1407. Disponible en: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1407. Acceso el: 10 ene. 2021. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1407
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006. Disponible en: https://bit.ly/3WJQTGS. Acceso el: 27 de jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/016146810610800610
MOMINÓ, Joseph; SIGALÉS, Carles. El impacto de las TIC en la educación. Más allá de las promesas. Barcelona: UOC Ediciones, 2016.
PRETTO, Nelson. Educação, culturas e hackers. In: PRETTO, Nelson. Educação, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 29-64. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220198. Disponible en: http://books.scielo.org/id/qjc6f/pdf/prett-9788523220198.pdf. Acceso el: 10 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220198.0004
RAMÍREZ MARTINELL, Alberto; CASILLAS ALVARADO, Miguel; MÉNDEZ, Verónica. El capital tecnológico una nueva especie del capital cultural. Una propuesta para su medición. In: RAMÍREZ MARTINELL, Alberto; CASILLAS ALVARADO, Miguel; MÉNDEZ, Verónica (org.). Háblame de TIC: Tecnología Digital en la Educación Superior. Córdoba: Brujas, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.
SELWYN, Neil. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva Rosado; CARVALHO, Jaciara de Sá (org.) Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESE, 2017. p. 85-103. Disponible en: https://bit.ly/3PZ4uqa. Acceso el: 29 jul. 2020.
SEVERINO, Antônio. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
SIEBER, Joan E. Misconceptions and realities about teaching online. Science and Engineering Ethics, v. 11, p. 329-340, 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-005-0002-7. Disponible en: https://bit.ly/4b1w6op. Acceso el: 27 de jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-005-0002-7
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; SOUZA, Elizeu Clementino de; VAZ, Telma Romilda Duarte; MACIEL JOSÉ, Gesilane de Oliveira (org.). Narrativas (auto)biográficas em diálogos: políticas, formação e práticas. Curitiba: Editora CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443501.4
TAFT, Susan Hoefflinger; PERKOWSKI, Tracy; MARTIN, Lorence S. A framework for evaluating class size in online education. The Quarterly Review of Distance Education, v. 12, n. 3, p. 181-197, 2011. Disponible en: https://bit.ly/3xwnZv8. Acceso el: 08 de jul. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marciana Córdoba, Renata Rinaldi Portela, Alder Luis Pérez Córdoba

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























