Ácido e base de Brönsted-Lowry e de Lewis
uma problematização de química para o ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.53639Palavras-chave:
problematização, aprendizagem significativa, ácido-baseResumo
A problematização no processo de ensino e aprendizagem valoriza a construção do conhecimento científico por meio da investigação, da reflexão e da participação ativa dos alunos em torno de uma situação relevante do cotidiano, mediada pelo professor. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um problema que revelasse as compreensões dos alunos sobre as teorias ácido-base, em uma disciplina de Química Geral, no ensino superior. Por meio de questionários, implementação de um estudo de caso e observação, e sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, os resultados apontaram que a maioria dos alunos avançou nas descrições das teorias ácido-base, mas apresentou conhecimentos frágeis em relação às movimentações eletrônicas entre as espécies ácido-base. Portanto, há necessidade de que os docentes fiquem atentos ao ensinamento das simbologias químicas e às representações ilustradas e interpretadas pelos alunos, a fim de motivar a reorganização das ideias e promover novos significados do conhecimento químico.
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