Universidade, ensino de História e ditadura militar sob o olhar de Rodrigo Patto Sá Motta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.55042

Palavras-chave:

ditadura militar, universidade, ensino de História, história da educação

Resumo

Nesta entrevista realizada com o professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Patto Sá Motta, objetivou-se refletir acerca da história da repressão às universidades no contexto da ditadura, do ensino de História durante e sobre a ditadura e das incidências do regime militar na cultura política brasileira. Realizada no dia 6 de agosto de 2024, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG, a entrevista seguiu um questionário semiestruturado. Na oportunidade, o professor relatou o processo de investigação para a produção de seu livro sobre as universidades e o regime militar, obra publicada há dez anos e que tem inspirado pesquisas acadêmicas no Brasil e na América Latina. Nela, ele apresenta os conceitos de resistência e acomodação como polos opostos na análise da relação entre a universidade e a ditadura militar. Rodrigo Patto Sá Motta também refletiu sobre a desqualificação social do conhecimento acadêmico sobre a ditadura militar, sobre sua experiência na pesquisa e na docência do ensino superior no contexto do governo de Jair Bolsonaro e sobre a eleição, na Argentina, de um candidato de extrema-direita negacionista da ditadura militar. O professor ainda indicou caminhos para as práticas de professores da educação básica na abordagem da ditadura militar em sala de aula. Concluiu-se que os jogos de acomodação não foram uma estratégia bem-sucedida de resistência à ditadura e que a defesa dos valores democráticos, no presente, é uma tarefa incontornável de toda a comunidade universitária.  

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Patto Sá Motta, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do CNPq. É autor, entre outros, do livro Passados Presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

  • Luisa Teixeira Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Pesquisadora e Professora de História da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Doutora em Educação (Ensino de História) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela University of California (UCSB). É líder do grupo de estudos e pesquisas em Ensino de História do Cnpq e investiga os temas: Linguagem em sala de aula de História; ensino, aprendizagem e letramento histórico; Memória, Patrimônio e ensino de História.

  • Alessandra Soares Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de História do Centro Pedagógico da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Integrante de grupos de pesquisa em História da Educação (GEPHE/FAE/UFMG) e em História da Ciência (Scientia/FAFICH/UFMG).

Referências

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Seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

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Publicado

11-11-2024

Edição

Seção

Entrevistas seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

Como Citar

MOTTA, Rodrigo Patto Sá; ANDRADE, Luisa Teixeira; SANTOS, Alessandra Soares. Universidade, ensino de História e ditadura militar sob o olhar de Rodrigo Patto Sá Motta . Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–21, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.55042. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/55042. Acesso em: 24 dez. 2025.