Oportunidades de desenvolvimento docente
percepções e desafios em uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.56275Palavras-chave:
docência universitária, desenvolvimento docente, ensino superior, formação continuada, formação docenteResumo
Este estudo investigou as percepções de 85 professores e um técnico universitários, atuantes em uma universidade pública de médio porte, a respeito do desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas. Metodologicamente, a pesquisa seguiu um desenho quali-quantitativo (Souza; Kerbauy, 2017) de cunho exploratório. Para a coleta de dados, foram utilizados um formulário online, respondido apenas por docentes, e 10 entrevistas individuais (sendo uma delas realizada com um técnico-administrativo, na época responsável pela organização das propostas formativas da universidade). A interpretação dos dados foi feita sob a perspectiva da análise temática (Braun; Clarke, 2012), com o auxílio do software Atlas.ti®, o que suscitou três categorias de análise. A pesquisa revelou que a maior parte dos sujeitos já havia realizado algum tipo de formação didático-pedagógica ao longo da carreira. A oferta de oportunidades formativas desse tipo, entretanto, foi percebida como insuficiente. O período pandêmico, por outro lado, impulsionou significativamente a oferta formativa, com auge em 2020. No que se refere à instituição investigada, não foi possível identificar uma política clara que vise o desenvolvimento didático-pedagógico dos docentes. A pesquisa procura contribuir para as reflexões que tratam da formação continuada como eixo central na melhoria da educação superior.
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