Oportunidades de desenvolvimento docente

percepções e desafios em uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.56275

Palavras-chave:

docência universitária, desenvolvimento docente, ensino superior, formação continuada, formação docente

Resumo

Este estudo investigou as percepções de 85 professores e um técnico universitários, atuantes em uma universidade pública de médio porte, a respeito do desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas. Metodologicamente, a pesquisa seguiu um desenho quali-quantitativo (Souza; Kerbauy, 2017) de cunho exploratório. Para a coleta de dados, foram utilizados um formulário online, respondido apenas por docentes, e 10 entrevistas individuais (sendo uma delas realizada com um técnico-administrativo, na época responsável pela organização das propostas formativas da universidade). A interpretação dos dados foi feita sob a perspectiva da análise temática (Braun; Clarke, 2012), com o auxílio do software Atlas.ti®, o que suscitou três categorias de análise. A pesquisa revelou que a maior parte dos sujeitos já havia realizado algum tipo de formação didático-pedagógica ao longo da carreira. A oferta de oportunidades formativas desse tipo, entretanto, foi percebida como insuficiente. O período pandêmico, por outro lado, impulsionou significativamente a oferta formativa, com auge em 2020. No que se refere à instituição investigada, não foi possível identificar uma política clara que vise o desenvolvimento didático-pedagógico dos docentes. A pesquisa procura contribuir para as reflexões que tratam da formação continuada como eixo central na melhoria da educação superior.

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Biografia do Autor

  • Dener Luiz da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, MG, Brasil.

    Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atua em Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em Teorias Psicogenéticas (Piaget, Vigotski, Wallon), História da Psicologia e Humanismo (Carl Rogers). Psicólogo, doutor em Educação (UFMG), com pós-doutorado na Universidade de Trento (2022-2023). Pesquisa Feedback no Ensino Superior e a Formação do Professor Universitário.

  • Gabriela Caroline da Silva Vieira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, MG, Brasil.

    Graduanda em Letras - Português pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atuou como bolsista de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

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Publicado

13-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Dener Luiz da; VIEIRA, Gabriela Caroline da Silva. Oportunidades de desenvolvimento docente: percepções e desafios em uma universidade federal. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–22, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.56275. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/56275. Acesso em: 14 dez. 2025.