Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária

um diálogo com o professor António Nóvoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.48009

Palavras-chave:

pedagogia universitária, docência universitária, formação de professores, identidade profissional, articulação universidade-escola

Resumo

Entrevista realizada com o professor António Nóvoa sobre os desafios contemporâneos da docência universitária. Em agosto de 2023, o professor Nóvoa esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realizar uma Conferência e na ocasião concedeu entrevista às docentes membros da comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior (RDES), que integra a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da UFMG. A técnica de pesquisa utilizada foi a coleta direta por meio de uma entrevista. Na elaboração do instrumento foi considerada a produção do autor no âmbito da pedagogia universitária, além de questões relativas à formação de professores universitários, identidade profissional, articulação universidade-escola, tecnologias e desafios da docência universitária no século XXI. No diálogo com o professor, houve o privilégio de explorar suas contribuições enriquecedoras, desvendando como suas ideias têm contribuído para redefinir e fortalecer a formação de professores em contextos diversos. Ao evidenciar os desafios presentes no ensino superior, Nóvoa nos indica caminhos para fomentar uma educação superior pública, laica e gratuita, além de destacar a importância da liberdade e da inovação na construção dos processos pedagógicos junto aos estudantes e também na formação de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • António Nóvoa, Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal.

    Doutor e graduado em Ciências da Educação pela Université de Geneve. Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Paris-Sorbonne. Atualmente é professor titular no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Reitor honorário da mesma instituição. Doutor Honoris Causa por várias universidades brasileiras.

  • Pauliane Romano Cirilo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora e mestra em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela UFMG. Editora adjunta da Revista Docência do Ensino Superior, vinculada à Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora em cursos de graduação, pós-graduação e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisadora nas áreas da educação superior, trabalho docente, formação de professores, com interesse nas áreas de metodologias de ensino, planejamento e avaliação, produção do conhecimento, comunicação e divulgação científica.

  • Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2018). Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Editora-chefe da Revista Docência do Ensino Superior, vinculada à Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da UFMG.  Pesquisadora na área de Ciência da Informação e Sistemas de Informação atuando nas seguintes temáticas: organização e tratamento da informação, recuperação de informação, engenharia de software, acesso, uso e reúso de dados abertos e privacidade e proteção de dados.

  • Bréscia França Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora e mestra em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela mesma universidade. Editora associada da Revista Docência do Ensino Superior, vinculada à Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG, leciona para os cursos de licenciatura da UFMG. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização.

Referências

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

NÓVOA, António; FORESTI, Miriam Celí Pimentel Porto; PEREIRA, Maria Lúcia Toralles. Universidade e formação docente – Entrevista. Revista: Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GvJyMSqMSQQpjvnWcRrHkTQ/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2023.

NÓVOA, António. Conferência proferida na abertura. In: VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA – ENSINO SUPERIOR. 2012. Anais [...] Portugal, 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5749665/mod_resource/content/1/pedagogia_universitaria_antonio_novoa.pdf. Acesso em 08/09/2023.

NÓVOA, António; AMANTE, Lúcia. Em busca da Liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo. REDU – Revista de Docencia Universitaria, v. 13, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-34. Disponível em: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6441/6506. Acesso em: 07 set. 2023.

NÓVOA, António. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Notícias: António Nóvoa defende a escola como local de trabalho para os alunos. 2023. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/antoniio-novoa-defende-a-escola-como-local-de-trabalho-para-os-alunos. Acesso em: 07 set. 2023.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

NÓVOA, António; CIRILO, Pauliane Romano; NASCIMENTO SILVA, Patrícia; NONATO, Bréscia França. Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária: um diálogo com o professor António Nóvoa. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–20, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.48009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48009. Acesso em: 24 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)