Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária
um diálogo com o professor António Nóvoa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.48009Palavras-chave:
pedagogia universitária, docência universitária, formação de professores, identidade profissional, articulação universidade-escolaResumo
Entrevista realizada com o professor António Nóvoa sobre os desafios contemporâneos da docência universitária. Em agosto de 2023, o professor Nóvoa esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realizar uma Conferência e na ocasião concedeu entrevista às docentes membros da comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior (RDES), que integra a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da UFMG. A técnica de pesquisa utilizada foi a coleta direta por meio de uma entrevista. Na elaboração do instrumento foi considerada a produção do autor no âmbito da pedagogia universitária, além de questões relativas à formação de professores universitários, identidade profissional, articulação universidade-escola, tecnologias e desafios da docência universitária no século XXI. No diálogo com o professor, houve o privilégio de explorar suas contribuições enriquecedoras, desvendando como suas ideias têm contribuído para redefinir e fortalecer a formação de professores em contextos diversos. Ao evidenciar os desafios presentes no ensino superior, Nóvoa nos indica caminhos para fomentar uma educação superior pública, laica e gratuita, além de destacar a importância da liberdade e da inovação na construção dos processos pedagógicos junto aos estudantes e também na formação de professores.
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Referências
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