Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária

um diálogo com o professor António Nóvoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.48009

Palavras-chave:

pedagogia universitária, docência universitária, formação de professores, identidade profissional, articulação universidade-escola

Resumo

Entrevista realizada com o professor António Nóvoa sobre os desafios contemporâneos da docência universitária. Em agosto de 2023, o professor Nóvoa esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realizar uma Conferência e na ocasião concedeu entrevista às docentes membros da comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior (RDES), que integra a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da UFMG. A técnica de pesquisa utilizada foi a coleta direta por meio de uma entrevista. Na elaboração do instrumento foi considerada a produção do autor no âmbito da pedagogia universitária, além de questões relativas à formação de professores universitários, identidade profissional, articulação universidade-escola, tecnologias e desafios da docência universitária no século XXI. No diálogo com o professor, houve o privilégio de explorar suas contribuições enriquecedoras, desvendando como suas ideias têm contribuído para redefinir e fortalecer a formação de professores em contextos diversos. Ao evidenciar os desafios presentes no ensino superior, Nóvoa nos indica caminhos para fomentar uma educação superior pública, laica e gratuita, além de destacar a importância da liberdade e da inovação na construção dos processos pedagógicos junto aos estudantes e também na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Nóvoa, Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal.

Doutor e graduado em Ciências da Educação pela Université de Geneve. Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Paris-Sorbonne. Atualmente é professor titular no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Reitor honorário da mesma instituição. Doutor Honoris Causa por várias universidades brasileiras.

Pauliane Romano Cirilo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestra em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela UFMG. Editora adjunta da Revista Docência do Ensino Superior, vinculada à Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora em cursos de graduação, pós-graduação e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisadora nas áreas da educação superior, trabalho docente, formação de professores, com interesse nas áreas de metodologias de ensino, planejamento e avaliação, produção do conhecimento, comunicação e divulgação científica.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2018). Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Editora-chefe da Revista Docência do Ensino Superior, vinculada à Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da UFMG.  Pesquisadora na área de Ciência da Informação e Sistemas de Informação atuando nas seguintes temáticas: organização e tratamento da informação, recuperação de informação, engenharia de software, acesso, uso e reúso de dados abertos e privacidade e proteção de dados.

Bréscia França Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestra em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela mesma universidade. Editora associada da Revista Docência do Ensino Superior, vinculada à Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG, leciona para os cursos de licenciatura da UFMG. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização.

Referências

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

NÓVOA, António; FORESTI, Miriam Celí Pimentel Porto; PEREIRA, Maria Lúcia Toralles. Universidade e formação docente – Entrevista. Revista: Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GvJyMSqMSQQpjvnWcRrHkTQ/?lang=pt. Acesso em: 07 set. 2023.

NÓVOA, António. Conferência proferida na abertura. In: VII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA – ENSINO SUPERIOR. 2012. Anais [...] Portugal, 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5749665/mod_resource/content/1/pedagogia_universitaria_antonio_novoa.pdf. Acesso em 08/09/2023.

NÓVOA, António; AMANTE, Lúcia. Em busca da Liberdade. A pedagogia universitária do nosso tempo. REDU – Revista de Docencia Universitaria, v. 13, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-34. Disponível em: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6441/6506. Acesso em: 07 set. 2023.

NÓVOA, António. Professores: libertar o futuro. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Notícias: António Nóvoa defende a escola como local de trabalho para os alunos. 2023. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/antoniio-novoa-defende-a-escola-como-local-de-trabalho-para-os-alunos. Acesso em: 07 set. 2023.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

NÓVOA, A.; CIRILO, P. R.; NASCIMENTO SILVA, P.; NONATO, B. F. Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária: um diálogo com o professor António Nóvoa. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–20, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.48009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48009. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)