Estudo de caso sobre o uso de um chatbot como ferramenta pedagógica para ensino de reações de Diels-Alder na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.58046

Palavras-chave:

inteligência artificial, chatbot, ensino de química, química orgânica, Diels-Alder

Resumo

O estudo em questão investigou o emprego do chatbot IQ.QO Assistente, desenvolvido por um dos autores para ser especializado no ensino de química orgânica, com conhecimento restrito a fontes confiáveis. A pesquisa é um estudo de caso realizado com dez estudantes do terceiro período de um curso de Química durante o primeiro semestre de 2024. Analisou-se a suscetibilidade do chatbot a erros conceituais em comparação com modelos de linguagem de acesso amplo. Adicionalmente, por meio da análise de conteúdo de trinta prompts coletados voluntariamente, buscou-se identificar padrões na elaboração de perguntas pelos graduandos. Os resultados mostraram que o chatbot desenvolvido apresentou uma taxa de erro de apenas 11%, significativamente menor do que a de modelos gerais. A análise dos prompts revelou uma tendência à simplicidade, com ênfase nos dados de entrada (63,5%) e ausência de contexto, sugerindo que os estudantes utilizam inteligências artificiais generativas de forma semelhante a motores de busca. Tais dados reforçam a necessidade de literacia digital para o uso eficaz de ferramentas de inteligência artificial no contexto educativo, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e a transição para modelos de aprendizagem ativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilton José Diolindo do Nascimento Júnior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorando na UNICAMP, pesquisa tecnologias digitais no ensino de química orgânica, incluindo animações, realidade aumentada/virtual e inteligência artificial. Realiza doutorado sanduíche na Universidade de Ottawa (Canadá), investigando pensamento sistêmico no ensino de química.

  • Mayara de Carvalho Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Licenciada em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora de Pós-Doutorado Júnior CNPq na Unicamp, desenvolve projeto sobre sistematização do conhecimento em divulgação científica. Atuou no Instituto Butantan (2021-2024) e colabora com o Prêmio Solve for Tomorrow Samsung/CENPEC desde 2020, integrando o comitê avaliador desde 2021.

  • Paulo César Muniz de Lacerda Miranda, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Professor associado MS-5.1 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2008. Formado em Química Industrial, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado e livre-docência pela Unicamp. Pesquisa síntese orgânica, com ênfase em síntese total de produtos naturais, análogos bioativos, geoquímica orgânica molecular e métodos QSAR/QSPR.

  • Gildo Girotto Júnior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Livre-docente no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), mestre e doutor em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da educação básica por 9 anos, ingressou na Unicamp em 2017. Pesquisa formação de professores, competências digitais docentes, educação STEM/STEAM, divulgação científica e aplicações de inteligência artificial no ensino.

Referências

ALPAYDIN, Ethem. Introduction to machine learning. 2 ed. Cambridge, Mass: MIT Press, 2010.

ARAÚJO, José Luís; SAÚDE, Isabel. Can ChatGPT enhance chemistry laboratory teaching? Using prompt engineering to enable AI in generating laboratory activities. Journal of Chemical Education, Washington, D.C., v. 101, n. 5, p. 1858-1864, mai. 2024. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.3c00745. Acesso em: 16 nov. 2025.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2015.

BAUM, Zachary J.; YU, Xiang; AYALA, Philippe Y.; ZHAO, Yanan; WATKINS, Stephen P.; ZHOU Qiongqiong. Artificial intelligence in chemistry: current trends and future directions. Journal of Chemical Information and Modeling, v. 61, n. 7, p. 3197-3212, 26 jul. 2021. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jcim.1c00619. Acesso em: 02 dez. 2025.

CARLEO, Giuseppe; TROYER, Matthias. Solving the quantum many-body problem with artificial neural networks. Science, Washington, D. C., v. 355, n. 6325, p. 602-606, fev. 2017. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.aag2302. Acesso em: 16 nov. 2025.

CORREA, Raquel Folmer; GEREMIAS, Bethania Medeiros. Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 9, n. 18, dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/rts.v9n18.2633. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2633. Acesso em: 16 nov. 2025.

FUNEL, Jacques-Alexis; ABELE, Stefan. Industrial applications of the Diels-Alder reaction. Angewandte Chemie International Edition, Weinheim, v. 52, n. 14, p. 3822-3863, 2013. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/anie.201201636. Acesso em: 16 nov. 2025.

GIRAY, Louie. Prompt engineering with ChatGPT: a guide for academic writers. Annals of Biomedical Engineering, v. 51, n. 12, p. 2629-2633, dez, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10439-023-03272-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10439-023-03272-4. Acesso em: 16 nov. 2025.

GRANDO, John Wesley; CLEOPHAS, Maria das Graças. Análise de aplicativos móveis de realidades digitais para o ensino de química a partir de um modelo heurístico. Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 1, p. 152-165, 2021. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3195. Acesso em: 16 nov. 2025.

HERMANSON, Greg T. The reactions of bioconjugation. In: Bioconjugate Techniques. [S.I.]: Elsevier, 2013. p. 229-258.

ISTE. The International Society for Technology in Education (ISTE) Standards for students. [S.I.], 2018. Disponível em: https://unevoc.unesco.org/home/Digital+Competence+Frameworks/lang=en/id=17#tbar. Acesso em: 9 out. 2025.

KNIGHT, Charles; PRYKE, Sam. Wikipedia and the University, a case study. Teaching in Higher Education, v. 17, n. 6, p. 649-659, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/13562517.2012.666734. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13562517.2012.666734. Acesso em: 16 nov. 2025.

KULTHAU, Carol C. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v. 42, n. 5, p. 361-371, 1991. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199106)42:5%3C361::AID-ASI6%3E3.0.CO;2-%23. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/%28SICI%291097-4571%28199106%2942%3A5%3C361%3A%3AAID-ASI6%3E3.0.CO%3B2-%23. Acesso em: 02 dez. 2025.

KUNTZ, David; WILSON, Angela K. Machine learning, artificial intelligence, and chemistry: how smart algorithms are reshaping simulation and the laboratory. Pure and Applied Chemistry, v. 94, n. 8, p. 1019-1054, ago. 2022. Disponível em: https://www.degruyterbrill.com/document/doi/10.1515/pac-2022-0202/html?srsltid=AfmBOooo8kgcBbDB7jaBehW6IiytbvFwGGI98VFjc29V_W-w0ByaPIyb. Acesso em: 16 nov. 2025.

LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.

LEITE, Bruno Silva. Aprendizagem tecnológica ativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 3, p. 580-609, mai. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652160. Acesso em: 16 nov. 2025.

LEITE, Bruno Silva. Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de química: análise das publicações por meio do corpus latente na internet. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, e020003, jul. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/18. Acesso em: 16 nov. 2025.

LEITE, Bruno Silva. Análise da inteligência artificial ChatGPT na proposição de planos de aulas para o ensino de química, Vigo, v. 23, p. 473-497, 2024. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9903754. Acesso em: 16 nov. 2025.

LOPES, Auxiliadora Cristina Correa Barata; CHAVES, Edson Valente. Animação como recurso didático no ensino da química: capacitando futuros professores. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 4, n. 07, jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.256. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/256. Acesso em: 16 nov. 2025.

LUCKIN, Rosemary; CUKUROVA, Mutlu; KENT, Carmel; DU BOULAY, Benedict. Empowering educators to be AI-ready. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 3, p. 100076, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100076. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666920X22000315?via%3Dihub. Acesso em: 02 dez. 2025.

NASCIMENTO JÚNIOR, Wilton José Diolindo; MORAIS, Carla; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Enhancing AI responses in chemistry: integrating text generation, image creation, and image interpretation through different levels of prompts. Journal of Chemical Education, Washington, D. C., v. 101, n. 9, p. 3767-3779, set. 2024. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.4c00230. Acesso em: 16 nov. 2025.

PROFUTURO. The Global Framework for Educational Competence in the Digital Age, 2020. Disponível em: https://unevoc.unesco.org/home/Digital+Competence+Frameworks/lang=en/id=6#tbar. Aceso em: 9 nov. 2025.

RUSSEL, Stuart. Inteligência artificial a nosso favor: como manter o controle sobre a tecnologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

SANTOS, Marcos Eduardo Miranda; BATISTA, Wanda dos Santos; OLIVEIRA, João Victor França; JANSEN, Isabel Conceição Carvalho; SANTOS, Kelly Fernanda de Sousa; SANTO, Eliane Coelho Rodrigues dos. Ações educativas para o combate ao mosquito Aedes aegypti em uma escola da região metropolitana de São Luís. Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 14, n. 1, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i1a2017.1317. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1372. Acesso em: 16 nov. 2025.

SAUER, Doz J. Diels-Alder reactions II: the reaction mechanism. Angewandte Chemie International Edition in English, v. 6, n. 1, p. 16-33, 1967. DOI: https://doi.org/10.1002/anie.196700161. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/anie.196700161. Acesso em: 16 nov. 2025.

SCOTT, JoAnna M.; BOHATY, Brenda S.; GADBURY-AMYOT, Cynthia C. Using learning management software data to compare students’ actual and self-reported viewing of video lectures. Journal of Dental Education, v. 85, n. 10, p. 1674-1682, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/jdd.12633. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jdd.12633. Acesso em: 16 nov. 2025.

SEGLER, Marwin H. S.; PREUSS, Mike; WALLER, Mark P. Planning chemical synthesis with deep neural networks and symbolic AI. Nature, Londres, v. 555, n. 7698, p. 604-610, mar. 2018. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nature25978. Acesso em: 16 nov. 2025.

SELLWOOD, Matthew A.; AHMED, Mohamed; SEGLER, Marwin H. S.; BROWN, Nathan. Artificial intelligence in drug discovery. Future Medicinal Chemistry, v. 10, n. 17, p. 2025-2028, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.4155/fmc-2018-0212. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.4155/fmc-2018-0212. Acesso em: 16 nov. 2025.

SENIOR, Andrew W.; EVANS, Richard; JUMPER, John; KIRKPATRICK, James; SIFRE, Laurent; GREEN, Tim; QIN, Chongli; ŽÍDEK, Augustin, NELSON, Alexander W. R.; BRIDGLAND, Alex; PENEDONES, Hugo; PETERSEN, Stig; SIMONYAN, Karen; CROSSAN, Steve; KOHLI, Pushmeet; JONES, David T.; SILVER, David; KAVUKCUOGLU, Koray; HASSABIS, Demis. Improved protein structure prediction using potentials from deep learning. Nature, Londres, v. 577, n. 7792, p. 706-710, jan. 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-019-1923-7. Acesso em: 16 nov. 2025.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, n. e209940, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46982019000100419&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 nov. 2025.

STAKE, Robert E. The art of case study research. California: Sage Publications, 1995.

TASSOTI, Sebastian. Assessment of students use of generative artificial intelligence: prompting strategies and prompt engineering in chemistry education. Journal of Chemical Education, Washington, D. C., v. 101, n. 6, p. 2475-2482, mai. 2024. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.4c00212. Acesso em: 16 nov. 2025.

TAUBER, Amanda L.; LEVONIS, Stephan M.; SCHWEIKER, Stephanie S. Gamified virtual laboratory experience for in-person and distance students. Journal of Chemical Education, Washington, D. C., v. 99, n. 3, p. 1183-1189, jan. 2022. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.1c00642. Acesso em: 16 nov. 2025.

UNESCO. AI competency framework for teachers. [S.I.]: UNESCO, 2024.

WHITE, Jules; FU, Quchen; HAYS, Sam; SANDBORN, Michael; OLEA, Carlos; GILBERT, Henry; ELNASHAR, Ashraf; SPENCER-SMITH, Jesse;

SCHMIDT, Douglas C. A prompt pattern catalog to enhance prompt engineering with ChatGPT. 2023. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.2302.11382. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2302.11382. Acesso em: 16 nov. 2025.

YEINGST, Tyus J.; HELTON Angelica M.; HAYES, Daniel J. Applications of Diels-Alder qhemistry in biomaterials and drug delivery. Macromolecular Bioscience, Weinheim, v. 24, n. 12, p. 2400274, dez. 2024. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/mabi.202400274. Acesso em: 16 nov. 2025.

Downloads

Publicado

03-12-2025

Edição

Seção

Seção especial: IA nos processos de ensino-aprendizagem

Como Citar

NASCIMENTO JÚNIOR, Wilton José Diolindo do; SANTOS, Mayara de Carvalho; MIRANDA, Paulo César Muniz de Lacerda; GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Estudo de caso sobre o uso de um chatbot como ferramenta pedagógica para ensino de reações de Diels-Alder na graduação. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–23, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.58046. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/58046. Acesso em: 6 dez. 2025.