Inteligência artificial generativa no ensino superior
implicações, aplicações e ferramentas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.58154Palavras-chave:
inteligência artificial generativa, ensino superior, aplicativos educacionais, implicações sociais, implicações pedagógicasResumo
A inteligência artificial generativa tomou o mundo rapidamente, tornando-se uma força transformadora no ensino superior. Sua chegada não apenas revelou um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, mas, também, a necessidade de compreendê-la de forma integral. O objetivo deste artigo é explorar estudos que abordem as implicações sociais, pedagógicas e cognitivas da inteligência artificial generativa no ensino superior, identificar e comparar aplicações e ferramentas para uso educacional. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e uma abordagem descritiva e explicativa, com base em uma revisão documental e seu uso. Os estudos revelam que o ChatGPT é a ferramenta mais utilizada, embora sua incorporação e seus usos sejam variados, também existem outras ferramentas com potencial para uso educacional e identifica-se a necessidade de conhecer as repercussões sobre a integridade acadêmica e o pensamento crítico. A incorporação da inteligência artificial generativa está em crescimento e, se mal conduzida, pode exacerbar problemas pré-existentes relacionados às tecnologias na educação, portanto, sua proibição não é uma resposta ao fenômeno. Conclui-se pela necessidade de planejamento estratégico, formação contínua de docentes e diretrizes claras a fim de promover uma abordagem integral, um uso ético e pedagógico e uma compreensão crítica de seu alcance, riscos, oportunidades e desafios.
Downloads
Referências
BACKLINKO. DeepSeek AI Usage Stats. Backlinko, 25 fev. 2025. Disponible en: https://backlinko.com/deepseek-stats. Acceso en: 7 oct. 2025.
BODEN, Margaret. Inteligencia artificial. Madrid: Turner, 2017.
CARRANZA ALCÁNTAR, María del Rocío; MACÍAS GONZÁLEZ, Gizelle Guadalupe; GÓMEZ RODRÍGUEZ, Horacio; JIMÉNEZ PADILLA, Alma Azuzena; JACOBO MONTES, Fátima Montserrath. Percepciones docentes sobre la integración de aplicaciones de IA generativa en el proceso de enseñanza universitario. REDU. Revista de Docencia Universitaria, Valencia, v. 22, n. 2, p. 158-176, 2024. DOI: https://doi.org/10.4995/redu.2024.22027. Disponible en: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/22027. Acceso en: 7 oct. 2025.
CHÁVEZ SOLÍS, María Elena; LABRADA MARTÍNEZ, Esther; CARBAJAL DEGANTE, Eric; PINEDA GODOY, Erika; ALATRISTE MARTÍNEZ, Yadira. Inteligencia artificial generativa para fortalecer la educación superior. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, Asunción, v. 4, n. 3, p. 767-784, 2023. DOI: https://doi.org/10.56712/latam.v4i3.1113. Disponible en: https://latam.redilat.org/index.php/lt/article/view/1113. Acceso en: 7 oct. 2025.
CORDÓN GARCÍA, Oscar. Inteligencia artificial en educación superior: oportunidades y riesgos. RiiTE Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, Murcia, v. 15, p. 16-27, 2023. DOI: https://doi.org/10.6018/riite.591581. Disponible en: https://revistas.um.es/riite/article/view/591581. Acceso en: 7 oct. 2025.
CRAWFORD, Kate. Atlas de inteligencia artificial: poder, política y costos planetarios. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2022.
CURRY, David. Microsoft Copilot revenue and usage statistics (2025). Business Of Apps, 22 jan. 2025. Disponible en: https://www.businessofapps.com/data/microsoft-copilot-statistics/#:~:text=Copilot%20ha%20tenido%20entre%2020,m%C3%B3vil%20y%20el%20sitio%20web. Acceso en: 7 oct. 2025.
DIAZ VERA, Janeth Pilar; MOLINA IZURIETA, Rosa; BAYAS JARAMILLO, Carlota Maria; RUIZ RAMÍREZ, Alicia Karina. Asistencia de la inteligencia artificial generativa como herramienta pedagógica en la educación superior. RITI Revista de Investigación en Tecnologías de la Información, Barcelona, v. 12, n. 26, p. 61-76, 2024. DOI: https://doi.org/10.36825/RITI.12.26.006. Disponible en: https://riti.es/index.php/riti/article/view/294. Acceso en: 7 oct. 2025.
DOMÍNGUEZ FIGAREDO, Daniel; REICH, Justin; RUIPÉREZ VALIENTE, José. A. Analítica del aprendizaje y educación basada en datos: un campo en expansión. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 23, n. 2, p. 33-43, 2020. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.23.2.27105. Disponible en: https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/27105. Acceso en: 7 oct. 2025.
EUROPEAN COMMISSION. High-Level Expert Group on Artificial Intelligence. A definition of AI: main capabilities and scientific disciplines. 2019. Disponible en: https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/library/definition-artificial-intelligence-main-capabilities-and-scientific-disciplines. Acceso en: 7 oct. 2025.
GARCÍA-PEÑALVO, Francisco José. Inteligencia artificial generativa y educación: un análisis desde múltiples perspectivas. Education in the Knowledge Society (EKS), Salamanca, v. 25, p. 1-10, 2024. DOI: https://doi.org/10.14201/eks.31942. Disponible en: https://revistas.usal.es/tres/index.php/eks/article/view/31942. Acceso en: 7 oct. 2025.
GARCÍA-PEÑALVO, Francisco José; LLORENS-LARGO, Faraón; VIDAL, Javier. La nueva realidad de la educación ante los avances de la inteligencia artificial generativa. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 27, n. 1, p. 9-39, 2024. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.27.1.37716. Disponible en: https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/37716. Acceso en: 7 oct. 2025.
GONZÁLEZ, Fernanda. GrammarlyGO: la nueva IA generativa que promete revolucionar la escritura. Wired, 20 mar. 2023. Disponible en: https://es.wired.com/articulos/grammarlygo-inteligencia-artificial-para-escribir-correctamente. Acceso en: 7 oct. 2025.
LIM, Weng Marc; GUNASEKARA, Asanka; PALLANT, Jason Ian; PALLANT, Jessica Leigh; PECHENKINA, Ekaterina. Generative AI and the future of education: ragnarök or reformation? A paradoxical perspective from management educators. The International Journal of Management Education, v. 21, n. 2, p. 1-13, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2023.100790. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1472811723000289?via%3Dihub. Acceso en: 7 oct. 2025.
LOZADA LOZADA, Roberto Fernando; LOPEZ AGUAYO, Estefany Maria; ESPINOZA SUQUILANDA, Mariana de Jesus; ARIAS PICO, Narcisa de Jesus; QUILLE VÉLEZ, Grace Edith. Los riesgos de la inteligencia artificial en la educación. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, Ciudad de México, v. 7, n. 5, p. 7219-7234, 2023. DOI: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i5.8301. Disponible en: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/8301. Acceso en: 7 oct. 2025.
MCINTOSH, Timothy. R.; SUSNJAK, Teo; LIU, Tong; WATTERS, Paul; XU, Dan; LIU, Dong; HALGAMUGE, Malka. From Google Gemini to OpenAI Q* (Q-Star): a survey on reshaping the generative artificial intelligence (AI) research landscape. Technologies, Basel, v. 13, p. 51, 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/technologies13020051. Disponible en: https://www.mdpi.com/2227-7080/13/2/51. Acceso en: 7 oct. 2025.
PEREZCHICA-VEGA, José Eduardo; SEPÚLVEDA-RODRÍGUEZ, Jesuán Adalberto; ROMÁN-MÉNDEZ, Alan David. Inteligencia artificial generativa en la educación superior: usos y opiniones de los profesores. European Public & Social Innovation Review, Madrid, v. 9, p. 01-20, 2024. DOI: https://doi.org/10.31637/epsir-2024-593. Disponible en: https://epsir.net/index.php/epsir/article/view/593. Acceso en: 7 oct. 2025.
PORCELLI, Adriana Margarita. La inteligencia artificial y la robótica: sus dilemas sociales, éticos y jurídicos. Derecho global. Estudios sobre derecho y justicia, Guadalajara, v. 6, n. 16, p. 49-105, 2020. DOI: https://doi.org/10.32870/dgedj.v6i16.286. Disponible en: https://derechoglobal.cucsh.udg.mx/index.php/DG/article/view/286. Acceso en: 7 oct. 2025.
SILVERIO, Mario. ChatGPT: número de usuarios y estadísticas. Primeweb, 9 dez. 2024. Disponible en: https://www.primeweb.com.mx/chatgpt-usuarios-estadisticas#:~:text=Fecha%20de%20lanzamiento%3A%20ChatGPT%20fue,2024%20(axios.com). Acceso en: 7 oct. 2025.
UNESCO. Inteligencia artificial y educación: guía para las personas a cargo de formular políticas. Paris: UNESCO, 2021. Disponible en: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379376. Acceso en: 7 oct. 2025.
UNESCO. ChatGPT e inteligencia artificial en la educación superior: guía de inicio rápido. 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385146_spa. Acceso en: 7 oct. 2025.
VERA, Fernando. Integración de la inteligencia artificial generativa en la educación superior. Transformar, v. 4, n. 4, p. 36-46, 2023. Disponible en: https://www.revistatransformar.cl/index.php/transformar/article/view/108. Acceso en: 7 oct. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Betiana Elizabeth Vargas, Edgar Záyago Lau

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























