Uso do lúdico no ensino de rotas bioquímicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15155

Palavras-chave:

Músicas, Sequências didáticas, Atividades cooperativas, Universitários

Resumo

O lúdico facilita o processo de aprendizagem pela maior interação dos alunos e os temas trabalhados. O conteúdo de Bioquímica é complexo e deve ser ministrado a vários cursos, principalmente naqueles da área da saúde. O objetivo do trabalho foi adotar um conjunto de atividades lúdicas para ensinar as principais rotas bioquímicas de interesse nutricional. Utilizaram-se de Sequências Didáticas e de atividades cooperativas e individuais para transmitir e avaliar o conhecimento. A professora caracterizou-se de diferentes personagens. Na apresentação das notas das disciplinas (Bioquímica Fundamental - CBI250 e Bioquímica da Nutrição - NUR200) utilizou-se a estatística descritiva. Houve uma grande interação entre os colegas, com os assuntos trabalhados em atividades cooperativas, e um bom trabalho individual. Não houve nenhuma reprovação, e a turma apresentou uma maior nota média final na disciplina Bioquímica da Nutrição (NUR200) em ambos os gêneros e na avaliação total. Concluiu-se que as práticas de ensino com as Sequências Didáticas e as atividades cooperativas e individuais tornaram possível a compreensão, de forma mais simples e direta, da Bioquímica e suas rotas metabólicas.

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Biografia do Autor

Martha Elisa Ferreira de Almeida, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba, Rio Paranaíba, MG, Brasil.

Graduação em Nutrição. Doutora em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba. Rio Paranaíba, MG.

José Antônio de Souza Cruz Ramos, Comarca de Rio Paranaíba, Rio Paranaíba, MG, Brasil.

Graduação em Engenharia Ambiental (USP) e Teologia pela Faculdade de Teologia Nacional. Doutorado em Filosofia pela Faculdade Teológica Nacional. Perito Ambiental da Comarca de Rio Paranaíba, Rio Paranaíba, MG.

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Publicado

22-04-2020

Como Citar

ALMEIDA, M. E. F. de; RAMOS, J. A. de S. C. Uso do lúdico no ensino de rotas bioquímicas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.15155. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15155. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos