Metodologia de ensino orientada para projetos e criação de material didático
um relato de caso da disciplina Sistemas, Processadores e Periféricos - Laboratório, da Escola de Engenharia da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2024Palavras-chave:
Ensino Orientado para Projetos, Projeto de Processadores, Aulas de Laboratório, Aprendizagem Baseada em Problemas, VideoaulasResumo
Este artigo descreve uma experiência no ensino de projeto de processadores e sistemas microprocessados em uma disciplina teórico-prática de Sistemas, Processadores e Periféricos, para os cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Sistemas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pretende-se mostrar como tem sido desenvolvida essa disciplina por meio da utilização das metodologias ativas de ensino (Orientada para Projetos) e a construção de material didático, norteada por essa metodologia. Considera-se uma abordagem de proposta de trabalhos práticos, motivando os alunos a adquirir conhecimentos sólidos por meio do material didático desenvolvido e apresentando suas próprias soluções de projeto, em vez da simples repetição de experimentos predeterminados. Os resultados observados são maior motivação e participação nas aulas, pesquisa dos conteúdos dos trabalhos em diversas fontes além dos livros didáticos e interação dos alunos da disciplina na procura de soluções adequadas aos trabalhos propostos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).