Acerca das resistências à psicanálise

um impasse que atravessa a universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2230

Palavras-chave:

Psicanálise, Universidade, Transferência, Resistência

Resumo

Freud, ao proferir conferências na universidade, por vezes, deparou-se com reações de repúdio às ideias que apresentava, por parte tanto de colegas como do público em geral. A isso, ele denominou “resistência”. Nos cursos universitários de Psicologia, nos quais o primeiro contato com a psicanálise é questão recorrente, a resistência pode ser observada com frequência. Freud sustenta afinal que, na universidade, o estudante poderia aprender algo a partir da e sobre a psicanálise, mas jamais a psicanálise em si. Assim, Lacan indica que é preciso colocar algo de si para se implicar na transmissão do saber psicanalítico, sem deixar de advertir sobre a impossibilidade referente à formação de analistas na universidade. Dessa forma, este trabalho pretende explorar a resistência que a psicanálise enfrenta na universidade, bem como abordar uma questão que deve ser sempre considerada: a relação transferencial entre professor-aluno, concernente à questão da transmissão da psicanálise, uma possível solução para tal resistência. 

Biografia do Autor

  • Alexandre Dutra Gomes da Cruz, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC MINAS. Professor no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG).

  • Hebert Geraldo de Souza, Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG/BH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da UFMG e psicólogo pela FUMEC. Professor nos cursos de Enfermagem e Segurança do Trabalho na UTRAMIG/BH e psicólogo na Unimed/BH. 

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Acerca das resistências à psicanálise: um impasse que atravessa a universidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 110–123, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2230. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2230. Acesso em: 22 dez. 2024.