Proposta pedagógica para a avaliação por pares em atividades de execução musical

primeiras ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2268

Palavras-chave:

Avaliação por pares, Design-based research, Avaliação da execução musical

Resumo

Este artigo apresenta os primeiros passos de um estudo realizado por dois grupos de pesquisa, um na área de música e outro na área de educação. Trata-se de um projeto de longa duração com desdobramentos e diversos outros projetos de pesquisa subsidiários. O objetivo desse projeto maior é, por meio da abordagem chamada Design-Based Research (DBR), descobrir quais são as características de um sistema de avaliação por pares, para gerar aprendizagem dos estudantes e satisfação dos docentes em disciplinas de execução musical em cursos de graduação em música. O projeto aborda uma fundamentação teórica, aplicação e funcionamento geral da DBR, apresenta o objeto de estudo geral que é avaliação em cursos superiores de música e posteriormente a avaliação por pares. A partir daí o artigo traz a dinâmica de trabalhos realizada e os diversos subprojetos que estão sendo desenvolvidos e previstos para as primeiras fases da DBR.

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Biografia do Autor

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Professor associado da UFSCar. Docente e Gestor de Educação a Distância. Membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens), com interesse na interseção das temáticas: trabalho docente, tecnologias, linguagens, cognição, educação a distância, gestão e políticas públicas.

Glauber Lúcio Alves Santiago, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Professor associado da UFSCar na área da música. Arranjador, compositor e produtor musical. Tem pesquisado sobre educação musical, tecnologias e EaD. É líder do grupo de pesquisa Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem Musical. Atualmente também é coordenador da Coordenadoria de Inovações em Tecnologias na Educação da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar.

José Alessandro Gonçalves Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Docente efetivo no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, clarineta, sax, orquestra, música, educação musical, ensino coletivo de sopros e EaD/UAB/UFSCar. Atualmente é coordenador do Curso Presencial de Licenciatura em Música.

Isamara Alves Carvalho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora efetiva no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, atuando nos cursos de graduação em Música (presencial) e em Educação Musical (a distância), do qual foi coordenadora no período de dezembro de 2011 a dezembro de 2015. Atualmente pesquisa nas áreas de educação musical, ensino de instrumento e uso de recursos tecnológicos musicais.

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Publicado

07-12-2017

Como Citar

MILL, D.; SANTIAGO, G. L. A.; SILVA, J. A. G.; CARVALHO, I. A. Proposta pedagógica para a avaliação por pares em atividades de execução musical: primeiras ações. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 219–237, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2268. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2268. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos