Proposta pedagógica para a avaliação por pares em atividades de execução musical

primeiras ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2268

Palavras-chave:

Avaliação por pares, Design-based research, Avaliação da execução musical

Resumo

Este artigo apresenta os primeiros passos de um estudo realizado por dois grupos de pesquisa, um na área de música e outro na área de educação. Trata-se de um projeto de longa duração com desdobramentos e diversos outros projetos de pesquisa subsidiários. O objetivo desse projeto maior é, por meio da abordagem chamada Design-Based Research (DBR), descobrir quais são as características de um sistema de avaliação por pares, para gerar aprendizagem dos estudantes e satisfação dos docentes em disciplinas de execução musical em cursos de graduação em música. O projeto aborda uma fundamentação teórica, aplicação e funcionamento geral da DBR, apresenta o objeto de estudo geral que é avaliação em cursos superiores de música e posteriormente a avaliação por pares. A partir daí o artigo traz a dinâmica de trabalhos realizada e os diversos subprojetos que estão sendo desenvolvidos e previstos para as primeiras fases da DBR.

Biografia do Autor

  • Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

    Professor associado da UFSCar. Docente e Gestor de Educação a Distância. Membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens), com interesse na interseção das temáticas: trabalho docente, tecnologias, linguagens, cognição, educação a distância, gestão e políticas públicas.

  • Glauber Lúcio Alves Santiago, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

    Professor associado da UFSCar na área da música. Arranjador, compositor e produtor musical. Tem pesquisado sobre educação musical, tecnologias e EaD. É líder do grupo de pesquisa Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem Musical. Atualmente também é coordenador da Coordenadoria de Inovações em Tecnologias na Educação da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar.

  • José Alessandro Gonçalves Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

    Docente efetivo no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, clarineta, sax, orquestra, música, educação musical, ensino coletivo de sopros e EaD/UAB/UFSCar. Atualmente é coordenador do Curso Presencial de Licenciatura em Música.

  • Isamara Alves Carvalho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

    Doutora em Educação pela UFSCar. Professora efetiva no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, atuando nos cursos de graduação em Música (presencial) e em Educação Musical (a distância), do qual foi coordenadora no período de dezembro de 2011 a dezembro de 2015. Atualmente pesquisa nas áreas de educação musical, ensino de instrumento e uso de recursos tecnológicos musicais.

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Publicado

07-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Proposta pedagógica para a avaliação por pares em atividades de execução musical: primeiras ações. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 219–237, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2268. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2268. Acesso em: 19 dez. 2024.