Affirmative actions at UFMG

interview with Nilma Lino Gomes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.41616

Keywords:

UFMG, affirmative actions, Nilma Lino Gomes

Abstract

2022 is a year full of important dates for the Federal University of Minas Gerais and for the affirmative actions policies in Brazil. At the present date, UFMG, founded in 1927, turns 95 years old. The Affirmative Action Program at UFMG, founded in 2002, is 20 years old and Law 12.711, popularly known as Quota Law, which was enacted in 2012, is now 10 years old. For UFMG, for the Affirmative Actions Program and for the Quota Law, the performance of Nilma Lino Gomes, UFMG professor and former minister of Human Rights, Racial Equality and Women in the government of Dilma Roussef, was fundamental. In this interview, Professor Nilma reveals how her performance at the Faculty of Education and her always collective work at the head of Affirmative Actions laid the foundations for the transformations observed at the University in the following years.

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Author Biographies

Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Pedagoga e mestra em Educação pela UFMG, doutora em Antropologia Social pela USP e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora titular da Faculdade de Educação e emérita da UFMG, integra o corpo docente permanente da pós-graduação em Educação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPQ). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013); integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) (2010-2014); foi reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2013-2014); Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Rodrigo Ednilson de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema ações afirmativas, heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.

Natália Silva Colen, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG, na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Especialista em Políticas Públicas pela UFMG. É Analista de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte.

Silvia Regina de Jesus Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social da FaE/UFMG, onde integra a Comissão de Ações Afirmativas. Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, também pela FaE/UFMG. É professora do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Atuou como professora e tutora do Curso Educação Escolar Quilombola, do projeto Afirmando Direitos.

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Published

2022-12-14

How to Cite

GOMES, N. L. .; JESUS, R. E. de .; COLEN, N. S. .; COSTA, S. R. de J. . Affirmative actions at UFMG: interview with Nilma Lino Gomes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–23, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.41616. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/41616. Acesso em: 6 jul. 2024.

Issue

Section

Interviews