Acciones afirmativas en la UFMG

entrevista a Nilma Lino Gomes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.41616

Palabras clave:

UFMG, acciones afirmativas, Nilma Lino Gomes

Resumen

2022 es un año lleno de fechas importantes para la Universidad Federal de Minas Gerais y para las políticas de acciones afirmativas en Brasil. Este año, la UFMG, fundada en 1927, cumple 95 años. El Programa de Enseñanza, Investigación y Extensión Acciones Afirmativas en la UFMG, fundado en 2002, cumple 20 años y la Ley nº 12.711, popularmente conocida como Ley de Cuotas y promulgada en 2012, cumple 10 años. Tanto para la UFMG como para el Programa de Acciones Afirmativas y para la Ley de Cuotas, fue fundamental la actuación de Nilma Lino Gomes, profesora de la UFMG y exministra de las Mujeres, de la Igualdad Racial y de los Derechos Humanos, en el gobierno de Dilma Roussef. En esta entrevista, la profesora Nilma revela como su trabajo en la Facultad de Educación y su desempeño, siempre colectivo, al frente de Acciones Afirmativas sentaron las bases para las transformaciones observadas en la Universidad en los años siguientes.

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Biografía del autor/a

Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Pedagoga e mestra em Educação pela UFMG, doutora em Antropologia Social pela USP e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora titular da Faculdade de Educação e emérita da UFMG, integra o corpo docente permanente da pós-graduação em Educação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPQ). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013); integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) (2010-2014); foi reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2013-2014); Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Rodrigo Ednilson de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema ações afirmativas, heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.

Natália Silva Colen, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG, na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Especialista em Políticas Públicas pela UFMG. É Analista de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte.

Silvia Regina de Jesus Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social da FaE/UFMG, onde integra a Comissão de Ações Afirmativas. Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, também pela FaE/UFMG. É professora do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Atuou como professora e tutora do Curso Educação Escolar Quilombola, do projeto Afirmando Direitos.

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Publicado

2022-12-14

Cómo citar

GOMES, N. L. .; JESUS, R. E. de .; COLEN, N. S. .; COSTA, S. R. de J. . Acciones afirmativas en la UFMG: entrevista a Nilma Lino Gomes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–23, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.41616. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/41616. Acesso em: 6 jul. 2024.

Número

Sección

Entrevistas