Uso de mapas conceituais como recurso didático para alunos de Bioquímica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.44585Palavras-chave:
aprendizagem, bioquímica, avaliação, apresentação oral, mapa conceitualResumo
Este artigo analisa a introdução dos mapas conceituais no aprendizado dos estudantes de Bioquímica II do curso de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela. O uso, pela primeira vez, desta ferramenta de aprendizagem, teve como objetivo melhorar a qualidade do ensino e melhorar a aquisição de competências. Os alunos aprenderam o conteúdo bioquímico identificando os conceitos principais e secundários, e foram capazes de desenvolver habilidades transversais, tais como o uso de aplicações especiais para a preparação de mapas, bem como a lidar com diferentes fontes de informação, habilidades de comunicação, graças à apresentação oral em sala de aula, e habilidades sociais, através do trabalho em grupo. Além disso, os estudantes puderam avaliar os mapas desenvolvidos por seus pares usando uma rubrica. Pode-se concluir que a experiência realizada é muito positiva e apoia a utilização de mapas conceituais como mais um recurso educativo na formação de estudantes universitários, participando ativamente na obtenção de conhecimentos e na aquisição de competências.
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