Experiência em EAD no Curso de Design da UFMG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2020

Palabras clave:

EaD, Design, Metodologia, Inovação, Curso de graduação

Resumen

A absorção de novas mídias elaboradas a partir da junção de informática, telecomunicações e Internet vem favorecendo a ampliação das práticas de ensino a distância (EAD) no Brasil e no mundo. Para além de permitir que indivíduos dispersos geograficamente possam ter acesso à educação formal, atualmente o EAD se apresenta como meio de viabilizar oportunidades que venham favorecer maior flexibilização do ensino na graduação. Demandas tais como o aumento de vagas eletivas ou o ingresso em disciplinas optativas ofertadas em horários sobrepostos somente podem ser viabilizadas adequadamente a partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em atividades não presenciais. Nesse sentido, este artigo busca compartilhar a experiência de duas disciplinas ofertadas em EAD pelo Colegiado de Graduação do Curso de Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentando a abordagem adotada e os Objetos Virtuais de Aprendizagem desenvolvidos.

Biografía del autor/a

  • Andréa Franco Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Designer de produto (1990) pela FUMA (atual UEMG), possui doutorado em Sciences Mécaniques pour L'Ingenieur - Université de Technologie de Compiègne (2001) com ênfase em Ecodesign e Sustentabilidade, e pós-doutorado (2014) na Universidade Federal de Santa Catarina, junto ao Grupo de Pesquisa em Avaliação de Ciclo de Vida (Ciclog). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2011-10-15

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Experiência em EAD no Curso de Design da UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 1, p. 49–61, 2011. DOI: 10.35699/2237-5864.2011.2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2020. Acesso em: 23 dec. 2024.