Fundamentos pedagógicos e a formação docente

a experiência do estágio à docência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2186

Palabras clave:

Didática aplicada, Estágio docente, Formação de adultos

Resumen

Este artigo insere-se com o propósito de discutir o processo de formação do profissional docente pelas universidades. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica acerca de temáticas relacionadas a educação de adultos, ensino superior e o estágio docência, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire sobre os conceitos e práticas pedagógicas. As percepções obtidas nesse estudo revelaram que os discentes em processo de formação para a docência que receberam orientações sobre métodos pedagógicos desempenharam o estágio docência com maiores autoconfiança e desenvoltura pedagógica. Portanto, puderam conduzir a atividade de maneira mais didática e proveitosa para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, diferentemente dos discentes que não realizaram o estágio docência ou não tiveram instruções pedagógicas. 

Biografía del autor/a

  • Adrielle Victoria Soares Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.
    Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas e graduada em Administração, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
  • Camilla Rusciolelli Barbosa, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.
    Doutoranda em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA); mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); possui especialização em Administração Financeira, pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI), e especialização em Gestão Pública, pela UESC; graduada em Administração pela UESC. Atualmente é bolsista da CAPES. 
  • Alfredo Dib, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

    Doutor em Economia, pela Universidade do Porto (UP), e em Didática e Organização Escolar, pela Universidade Complutense de Madrid (UCM); tem mestrado e graduação em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), prática em inovação docente e didática aplicada. Docente e pesquisador na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na graduação, na pós-graduação e no ensino a distância.

Publicado

2016-10-10

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Fundamentos pedagógicos e a formação docente: a experiência do estágio à docência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 63–88, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2186. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2186. Acesso em: 18 dec. 2024.