Educação, cibercultura e espaços formativos abertos no Ensino Superior

entrevista com Adriana Rocha Bruno

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2406

Palabras clave:

entrevista, cibercultura, enseñanza en la educación superior

Resumen

Adriana Rocha Bruno é pós-doutora em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, doutora e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em pedagogia. É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e dos programas de pós-graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública — ambos da UFJF. É coordenadora do curso de especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF) e vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UFJF. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede — GRUPAR e membro de duas redes internacionais de pesquisa: REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM) e COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University). Experiente na área de educação, ela pesquisa, principalmente, os seguintes temas: formação de professores, docência no ensino superior, educação online e cibercultura, didática, aprendizagem de adultos, neurociência e neuropsicologia, linguagem emocional e educação, mídias e tecnologias. Em agosto de 2017, a professora Adriana Rocha Bruno participou do debate: “Quem quer ser professor?”, no I Encontro de Licenciaturas, promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino — Giz —, da Pró-reitoria de Graduação da UFMG. No mês de novembro desse ano, a professora Adriana gentilmente concordou em nos responder algumas perguntas por e-mail, resultando nesta entrevista.

Biografía del autor/a

  • Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

    Pós-doutora em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, doutora e mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em pedagogia. É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e dos programas de pós-graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública — ambos da UFJF. É coordenadora do curso de especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF) e vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UFJF. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede — GRUPAR e membro de duas redes internacionais de pesquisa: REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM) e COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University).

  • Marcos Vinícius Tarquínio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduado em Pedagogia (2000) e mestrando em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pós-graduado em Psicopedagogia (2004) pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG) e em Teoria Psicanalítica (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é técnico em assuntos educacionais na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino — Giz/PROGAD/UFMG. Possui experiência nas seguintes áreas: supervisão e orientação pedagógicas, psicopedagogia, educação inclusiva, educação corporativa, educação a distância, produção editorial de materiais educacionais e desenvolvimento de práticas pedagógicas.

  • Kênia Aulízia Heredia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduada em Letras e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi docente na educação básica e superior em instituições públicas e privadas. Atualmente trabalha na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino — Giz/PROGRAD/UFMG — como técnica em assuntos educacionais.

Referencias

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Publicado

2017-12-07

Número

Sección

Entrevistas

Cómo citar

Educação, cibercultura e espaços formativos abertos no Ensino Superior: entrevista com Adriana Rocha Bruno. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 270–281, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2406. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2406. Acesso em: 19 dec. 2024.