Trajetórias docentes

caminhos que se completam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.14678

Palavras-chave:

História de vida, Trajetória docente, Constituição docente, Ensino superior

Resumo

Este artigo visa relatar e refletir sobre uma prática formativa realizada no Fórum Permanente de Pedagogia Universitária de uma universidade comunitária. O objetivo principal da prática foi proporcionar aos professores da universidade momentos para compreender a constituição do professor na sua trajetória de vida pessoal e profissional e como isso influencia a prática docente. A metodologia utilizada foi trabalhar com História de Vida por meio da construção de uma Colcha de Retalhos. Cada participante compartilhou suas vivências com os demais e os retalhos foram costurados, unindo histórias de diversas pessoas, que passaram por diferentes experiências. Por meio da análise das narrativas, consideramos que os momentos de formação possibilitaram trazer à tona significados e sentidos da história de vida e como essas vivências afetam a perspectiva do presente na sua prática docente, como também, a compreensão de que tanto o professor como o acadêmico são atores do processo de aprendizagem e sujeitos dotados de subjetividade.

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Biografia do Autor

Rose Aparecida Colognese Rech, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda e Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), Psicopedagoga e Pedagoga (UNISC). Professora na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante e ao Professor (NAEP) da UNICRUZ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos da UNICRUZ.

Fatima Teresinha Lopes da Costa, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Educação (UFSM), Psicopedagoga e Pedagoga (UFSM). Professora na Universidade De Cruz Alta (UNICRUZ). Psicopedagoga do Núcleo de Apoio ao Estudante e ao Professor (NAEP) da UNICRUZ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos da UNICRUZ.

Marcia Cristina Gouveia Gomes, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Psicopedagoga e Pedagoga (UNICRUZ). Psicopedagoga do Núcleo de Apoio ao Estudante e ao Professor (NAEP) da UNICRUZ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos da UNICRUZ.

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RECH, Rose Aparecida Colognese. Fotografia 2 - A colcha de retalhos exposta na parede da universidade, 2018.

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Publicado

03-12-2019

Como Citar

RECH, R. A. C.; COSTA, F. T. L. da; GOMES, M. C. G. Trajetórias docentes: caminhos que se completam. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–15, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.14678. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/14678. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos