Avaliação das dificuldades dos ingressos no curso de licenciatura em Química no sertão pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1976Palabras clave:
Dificuldades na aprendizagem, Ensino de Química, Ingressos em QuímicaResumen
As experiências adquiridas durante o primeiro ano na universidade são muito importantes para a permanência do estudante no ensino superior. Porém, o processo de ensino e aprendizagem é, em geral, permeado de dificuldades e, no ensino de Química, não é diferente, muitos são os entraves para a construção do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi identificar algumas dificuldades encontradas no início do curso de Química, enfrentadas pelos alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. A pesquisa, de caráter quantitativo, deu-se por meio da aplicação de um questionário para 40 alunos do primeiro e do segundo períodos. Os resultados revelam algumas dificuldades apresentadas pelos estudantes, como a necessidade de abstração de conceitos químicos, apontando as dificuldades na formação básica como uma das principais causas. Estudos sobre o acompanhamento dos discentes são de grande importância, pois contribuem com a forma como percebemos o calouro, permitindo-nos entender suas dificuldades.
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