Percepções de estudantes sobre as potencialidades do jogo Funções Orgânicas no ensino de química orgânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38232

Palavras-chave:

jogo digital, aplicativos, química orgânica

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a usabilidade e as possibilidades pedagógicas de um jogo digital envolvendo o conteúdo de funções orgânicas no ensino da química orgânica através do uso de dispositivos móveis. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa utiliza uma abordagem do tipo mista, tratando-se de um estudo de caso com delineamento sequencial exploratório, sendo realizada em quatro etapas. Participaram desta pesquisa estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre que, após as intervenções didáticas, responderam quatro questionários avaliativos acerca das atividades realizadas. Os resultados da pesquisa indicam que, dependendo do modo de utilização, o aplicativo pode ser um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem da química orgânica, ao mesmo tempo que pode promover um ambiente engajador, competitivo e estimulante entre os estudantes, que se mostraram receptivos à utilização de jogos digitais.

Biografia do Autor

  • Dr. Adriano Antonio Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, AC, Brasil.

    Graduado em Bacharelado em Química (2005), Mestre em Química Orgânica (2008) e Doutor em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Maringá (2012), e Licenciado em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Atualmente, é professor associado na Universidade Federal da Fronteira Sul e pesquisador em temáticas relacionadas à prática docente no ensino de Química e química de produtos naturais.

  • Dra. Shirani Kaori Haraguchi, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, AC, Brasil.

    Graduada em Bacharelado em Química (2005), Mestre em Síntese de Compostos Orgânicos (2008) e Doutora em Química de Polímeros pela Universidade Estadual de Maringá (2012), e Licenciada em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul e pesquisadora em temáticas relacionadas ao ensino de Química e formação inicial e continuada de professores.

  • Dr. Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil.

    Docente da área de métodos e técnicas de ensino do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química e Mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE, doutor em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do grupo de pesquisa LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química).

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Publicado

06-08-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepções de estudantes sobre as potencialidades do jogo Funções Orgânicas no ensino de química orgânica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38232. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38232. Acesso em: 23 dez. 2024.

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