Experiência em EAD no Curso de Design da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2020Palabras clave:
EaD, Design, Metodologia, Inovação, Curso de graduaçãoResumen
A absorção de novas mídias elaboradas a partir da junção de informática, telecomunicações e Internet vem favorecendo a ampliação das práticas de ensino a distância (EAD) no Brasil e no mundo. Para além de permitir que indivíduos dispersos geograficamente possam ter acesso à educação formal, atualmente o EAD se apresenta como meio de viabilizar oportunidades que venham favorecer maior flexibilização do ensino na graduação. Demandas tais como o aumento de vagas eletivas ou o ingresso em disciplinas optativas ofertadas em horários sobrepostos somente podem ser viabilizadas adequadamente a partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em atividades não presenciais. Nesse sentido, este artigo busca compartilhar a experiência de duas disciplinas ofertadas em EAD pelo Colegiado de Graduação do Curso de Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentando a abordagem adotada e os Objetos Virtuais de Aprendizagem desenvolvidos.
Descargas
Citas
ABRAEAD - Anuário Brasileiro Estatístico de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.abraead.com.br/noticias.cod=x1.asp>. Acesso em: 29/08/2011.
CRUZ, Dulce Márcia. A construção do professor midiático: o docente comunicador na educação a distância por videoconferência. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, n. 30, p. 201-214, janeiro/junho 2008.
ICSID - International Council of Societies of Industrial Design. Disponível em: <http://www.icsid.org/>. Acesso em: 29/08/2011. MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010a. p. 255-307.
MACHADO, G. J. C. Haveria de existir sentimento de presença nos ambientes virtuais de aprendizagem? In: MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010b. p. 236-254.
MELLO, B. A.; SILVA, D. R., KURTZ, F. D. Ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão sobre concepções, funcionalidades e implicações didáticas. In: MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010. p. 255-307.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. In: MORAN; MASETTO; BEHRENS. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2000. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/2525970/Moran-Ensino-e-aprendizagem-inovadores-com-tecnologia>. Acesso em: 26/10/2009.
PIMENTEL, F. S. C.; PINTO, A. C.; MERCATO, L. P. L. Indicadores para avaliação de cursos em EAD. In: MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010. p. 208-235
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).