Experiência em EAD no Curso de Design da UFMG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2020

Palabras clave:

EaD, Design, Metodologia, Inovação, Curso de graduação

Resumen

A absorção de novas mídias elaboradas a partir da junção de informática, telecomunicações e Internet vem favorecendo a ampliação das práticas de ensino a distância (EAD) no Brasil e no mundo. Para além de permitir que indivíduos dispersos geograficamente possam ter acesso à educação formal, atualmente o EAD se apresenta como meio de viabilizar oportunidades que venham favorecer maior flexibilização do ensino na graduação. Demandas tais como o aumento de vagas eletivas ou o ingresso em disciplinas optativas ofertadas em horários sobrepostos somente podem ser viabilizadas adequadamente a partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em atividades não presenciais. Nesse sentido, este artigo busca compartilhar a experiência de duas disciplinas ofertadas em EAD pelo Colegiado de Graduação do Curso de Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentando a abordagem adotada e os Objetos Virtuais de Aprendizagem desenvolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Franco Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Designer de produto (1990) pela FUMA (atual UEMG), possui doutorado em Sciences Mécaniques pour L'Ingenieur - Université de Technologie de Compiègne (2001) com ênfase em Ecodesign e Sustentabilidade, e pós-doutorado (2014) na Universidade Federal de Santa Catarina, junto ao Grupo de Pesquisa em Avaliação de Ciclo de Vida (Ciclog). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Citas

ABRAEAD - Anuário Brasileiro Estatístico de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.abraead.com.br/noticias.cod=x1.asp>. Acesso em: 29/08/2011.

CRUZ, Dulce Márcia. A construção do professor midiático: o docente comunicador na educação a distância por videoconferência. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, n. 30, p. 201-214, janeiro/junho 2008.

ICSID - International Council of Societies of Industrial Design. Disponível em: <http://www.icsid.org/>. Acesso em: 29/08/2011. MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010a. p. 255-307.

MACHADO, G. J. C. Haveria de existir sentimento de presença nos ambientes virtuais de aprendizagem? In: MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010b. p. 236-254.

MELLO, B. A.; SILVA, D. R., KURTZ, F. D. Ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão sobre concepções, funcionalidades e implicações didáticas. In: MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010. p. 255-307.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. In: MORAN; MASETTO; BEHRENS. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2000. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/2525970/Moran-Ensino-e-aprendizagem-inovadores-com-tecnologia>. Acesso em: 26/10/2009.

PIMENTEL, F. S. C.; PINTO, A. C.; MERCATO, L. P. L. Indicadores para avaliação de cursos em EAD. In: MACHADO, Glaucio José Couri (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010. p. 208-235

Publicado

2011-10-15

Cómo citar

PEREIRA, A. F. Experiência em EAD no Curso de Design da UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 1, p. 49–61, 2011. DOI: 10.35699/2237-5864.2011.2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2020. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos