Metodologia de ensino orientada para projetos e criação de material didático
um relato de caso da disciplina Sistemas, Processadores e Periféricos - Laboratório, da Escola de Engenharia da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2024Palabras clave:
Ensino Orientado para Projetos, Projeto de Processadores, Aulas de Laboratório, Aprendizagem Baseada em Problemas, VideoaulasResumen
Este artigo descreve uma experiência no ensino de projeto de processadores e sistemas microprocessados em uma disciplina teórico-prática de Sistemas, Processadores e Periféricos, para os cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Sistemas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pretende-se mostrar como tem sido desenvolvida essa disciplina por meio da utilização das metodologias ativas de ensino (Orientada para Projetos) e a construção de material didático, norteada por essa metodologia. Considera-se uma abordagem de proposta de trabalhos práticos, motivando os alunos a adquirir conhecimentos sólidos por meio do material didático desenvolvido e apresentando suas próprias soluções de projeto, em vez da simples repetição de experimentos predeterminados. Os resultados observados são maior motivação e participação nas aulas, pesquisa dos conteúdos dos trabalhos em diversas fontes além dos livros didáticos e interação dos alunos da disciplina na procura de soluções adequadas aos trabalhos propostos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).