Aprimoramento e atualização dos materiais da disciplina de Bromatologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2011.2026Palabras clave:
Bromatologia, Material Didático, Nutrição AnimalResumen
As atividades do Programa Especial de Graduação na área de Bromatologia objetivaram confeccionar um mostruário de alimentos e um herbário de plantas do cerrado. Através do mostruário, foi apresentado aos alunos alimentos e componentes utilizados pelas indústrias produtoras de ração animal e, através do herbário, foram disponibilizadas exsicatas de plantas nativas e tradicionais de interesse forrageiro. A confecção do mostruário e do herbário despertou grande interesse nos alunos e contribuiu para a conscientização da importância do desenvolvimento de uma agropecuária baseada na sustentabilidade e no conhecimento da realidade das populações locais. Além do mostruário e do herbário, foram desenvolvidas atividades visando melhorar a disponibilização de material didático para consulta dos discentes, sendo reestruturada uma “Apostila Teórica” e confeccionada uma “Apostila de Práticas”, que melhoraram a dinâmica da aula e proporcionaram maior embasamento aos alunos para futuras disciplinas como Nutrição de Ruminantes e Nutrição de Não Ruminantes.
Descargas
Citas
KLINK, C. A.; MACHADO, R. A conservação do cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1. n. 1, p. 147-155, jul. 2005. Disponível em: . Acesso em: 1 jan. 2007.
MENDONÇA, R. J. et al. Flora vascular do cerrado. In: SANO, S.; e ALMEIDA, S. (Ed.). Cerrado: ambiente e flora. Planaltina: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1998. p. 288-556.
PESSOA, M. S. et al. Digestibilidade dos nutrientes da casca de pequi (Caryocar brasiliensis Camb.) para Tilápias do Nilo. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ZOOTECNISTAS, 2009, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: Zootec, 2009.
CD-ROM. RUFINO, L. M. et al. Efeitos da inclusão de torta de macaúba sobre a população de protozoários ruminais de caprinos.Revista Brasileira de Zootecnia, v. 40, n. 4, p. 899-903, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).