Aprendizagem e virtualidade

práticas possíveis na sociedade do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2035

Palabras clave:

Comunidades virtuais, Aprendizagem, Tecnologias digitais, Gamificação, Práticas

Resumen

Aprender, na sociedade contemporânea, representa uma prática complexa. O processo de aprendizagem encontra-se mais desenvolvido em modalidades a distância, por meio de tecnologias digitais, redes sociais, simulações e elementos de gamificação. Os mundos virtuais e de jogos são utilizados para simular situações reais dinâmicas e podem representar uma ferramenta de inovação muito útil para o desenvolvimento do ensino, da aprendizagem e da educação, na produção do conhecimento por meio da potenciação e do cultivo das comunidades de prática. Este trabalho se propõe uma reflexão sobre as potencialidades de algumas tecnologias digitais (TDs) para a construção de comunidades virtuais e o melhoramento contínuo dos processos de aprendizagem entre os participantes das mesmas comunidades. Um caso de sucesso mostra algumas tecnologias-conceitos para refletir sobre a aplicação das TDs nos processos de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gaia Moretti, Libera Università Maria Santissima Assunta (LUMSA), Roma, Itália.

Professora na Universidade LUMSA, de Roma, Itália, no Laboratório Social Network. É PhD em Ciências da Comunicação e Organizações Complexas na mesma universidade. Foi professora na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) no MBA Datacom, nos cursos de Cultura Organizacional e Comunicação de empresa. Entre 2010 e 2013 foi professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (Iscem), de Lisboa, na licenciatura e no mestrado em Comunicação Empresarial e Marketing. É sócia fundadora da empresa italiana de consultoria Ianus Consulting and Development, onde trabalha com processos e serviços de comunicação digital e social media, em particular para o desenvolvimento das energias renováveis.

Pierfranco Malizia, Libera Università Maria Santissima Assunta (LUMSA), Roma, Itália.

PhD em Sociologia da Cultura pela Universidade La Sapienza, de Roma, é professor de Sociologia no Departamento de Ciências Econômicas e Políticas da Universidade LUMSA, de Roma e professor visitante no Iscem, de Lisboa, e na Unisinos, de Porto Alegre. É membro da Associação Portuguesa de Sociologia e da Associação Italiana de Sociologia. Atua principalmente nas áreas das transformações sociais, da produção cultural e da comunicação. Publicou, dentre outros, os livros Contesti e dinamiche (Soveria Mannelli, 2011), Uncertain outines (Saarbrücken, 2012), Unir as forças (Universidade da Beira Interior, 2011), Marcas da sociedade (Curitiba, 2013), Into the box (Saarbrücken, 2015), Parole e prassi (Milão, 2015) e os artigos “Cultura, mídia e sociedade” (Revista FAMECOS, Porto Alegre, 2012) e “A arte social” (Atas do VII APS, Universidade de Porto, 2012).

Publicado

2016-01-07

Cómo citar

MORETTI, G.; MALIZIA, P. Aprendizagem e virtualidade: práticas possíveis na sociedade do conhecimento. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 129–152, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.2035. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2035. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos