Fundamentos pedagógicos e a formação docente

a experiência do estágio à docência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2186

Palabras clave:

Didática aplicada, Estágio docente, Formação de adultos

Resumen

Este artigo insere-se com o propósito de discutir o processo de formação do profissional docente pelas universidades. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica acerca de temáticas relacionadas a educação de adultos, ensino superior e o estágio docência, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire sobre os conceitos e práticas pedagógicas. As percepções obtidas nesse estudo revelaram que os discentes em processo de formação para a docência que receberam orientações sobre métodos pedagógicos desempenharam o estágio docência com maiores autoconfiança e desenvoltura pedagógica. Portanto, puderam conduzir a atividade de maneira mais didática e proveitosa para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, diferentemente dos discentes que não realizaram o estágio docência ou não tiveram instruções pedagógicas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adrielle Victoria Soares Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas e graduada em Administração, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Camilla Rusciolelli Barbosa, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

Doutoranda em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA); mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); possui especialização em Administração Financeira, pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus (CESUPI), e especialização em Gestão Pública, pela UESC; graduada em Administração pela UESC. Atualmente é bolsista da CAPES. 

Alfredo Dib, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

Doutor em Economia, pela Universidade do Porto (UP), e em Didática e Organização Escolar, pela Universidade Complutense de Madrid (UCM); tem mestrado e graduação em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), prática em inovação docente e didática aplicada. Docente e pesquisador na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na graduação, na pós-graduação e no ensino a distância.

Publicado

2016-10-10

Cómo citar

ALVES, A. V. S.; BARBOSA, C. R.; DIB, A. Fundamentos pedagógicos e a formação docente: a experiência do estágio à docência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 63–88, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2186. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2186. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos