Dimensão da pesquisa na atuação docente
processo que forma, informa e transforma o profissional da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2291Palabras clave:
Ensino superior, Dimensão ensino, Dimensão pesquisa, Indissociabilidade, Formação docenteResumen
Neste artigo apresenta-se a compreensão que 26 bacharéis em atuação no magistério superior têm sobre a articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica, partindo de considerações teóricas que reconhecem a atividade investigativa como um dos pilares de sustentação e desenvolvimento da profissão docente. Os procedimentos metodológicos contemplaram a Análise Textual Discursiva aliada ao software ATLAS.ti para a produção e análise dos dados que foram obtidos de uma base estruturada a partir das respostas a um questionário elaborado, coletivamente, por um grupo de doutorandos e aplicado aos professores de ensino superior. Constatou-se que mesmo os professores que concebem a pesquisa na sua articulação dialética com o ensino dedicam-se exclusivamente à docência, investindo na carreira acadêmica de modo pontual.
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