O início da docência no ensino superior

um estudo em um curso de Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2299

Palabras clave:

Docência, Ensino superior, Educação Física

Resumen

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa empírica e apresenta os saberes e as possibilidades mobilizadas no início da docência em nível superior, em um curso de Educação Física de uma universidade federal. A pesquisa, de cunho qualitativo-exploratório, surgiu em decorrência das experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora atuante nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Educação Física e Estágio Curricular Supervisionado. A análise dos dados atribuiu à docência a responsabilidade pelos processos educativos desencadeados, tendo-se em vista as especificidades da educação física como área de formação acadêmico-científica, bem como o reconhecimento dos saberes educacionais emergidos na relação professor-aluno. Elucidam-se alguns saberes da formação docente construídos na fase inicial de carreira no ensino superior, concretamente na tarefa de trilhar dialogicamente as aprendizagens referentes à prática de ensino em cursos de licenciatura, em função das contingências e dos recursos inerentes às atividades educativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Zanotto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Professora substituta do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos. Doutoranda e mestre em Educação. Licenciada em Educação Física.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Educação Escolar. Licenciado em Educação Física.

Publicado

2017-12-07

Cómo citar

ZANOTTO, L.; ALVES, F. D. O início da docência no ensino superior: um estudo em um curso de Educação Física. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 63–78, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2299. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2299. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos