Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2436

Palabras clave:

Ensino Superior, Modelagem Matemática, Cálculo Diferencial e Integral

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como a Modelagem Matemática (MM) se apresenta nas pesquisas acadêmicas que a utilizam para o ensino e a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Como abordagem metodológica, utilizaram-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de dez pesquisas publicadas em três bancos de dados. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente cinco categorias: a) referenciais teóricos da pesquisa; b) problemas investigados/interesses de pesquisa; c) metodologias utilizadas; d) principais resultados; e) perspectivas de continuidade do estudo. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de métodos como a MM no ensino e na aprendizagem da disciplina CDI. Verificou-se ainda que a utilização dessa metodologia permite que os estudantes sintam-se mais interessados na aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jefferson Dantas de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado
em Matemática pela UESC.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UESC.

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

OLIVEIRA, J. D. de; MADRUGA, Z. E. de F. Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 211–227, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2436. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2436. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos