Aprendizagem baseada em problemas

integrando a prática com a teoria no ensino da Medicina Veterinária

Autores/as

  • Silvana Bellini Vidor Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1698-4265
  • Elissandra da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3582-4723
  • Emerson Antonio Contesini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5435-4555
  • Elaine Turk Faria Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2458

Palabras clave:

Educação prática, Prática clínica baseada em evidências, Educação continuada, Educação profissional

Resumen

A aula prática é um momento de vivência, e não apenas de ilustração da aula teórica. Uma oportunidade de lidar com a realidade e dar significado à aprendizagem. O aluno é o elemento central desse processo, pois ele é o sujeito que precisa analisar, comparar, propor ou questionar. Nesse sentido, as metodologias problematizadoras são úteis na aproximação do estudante com a prática profissional, entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas combinada com a Medicina Baseada em Evidências. Este texto buscou analisar, a partir da bibliografia consultada, a importância da formação prática do graduando e apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas como alternativa de metodologia ativa de ensino e a Medicina Baseada em Evidências como abordagem crítica do conhecimento científico produzido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Bellini Vidor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda na área de Morfologia, Cirurgia e Patologia Animal do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) pela UFRGS, com Mestrado na mesma instituição em 2015 e Graduação em Medicina Veterinária (2012) e Comunicação Social – Jornalismo (1996). Participa de projetos de pesquisa na área de Cirurgia Veterinária e Terapia Celular. Faz especialização lato sensu em Docência de Nível Superior pela PUC-RS e de Dermatologia Veterinária pelo Instituto Qualittas.

Elissandra da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias pela UFRGS, com Graduação (2013) e duas Residências em Clínica Médica, pela UFRSG (2016) e pela ULBRA (2014). Com formação em Magistério pela Escola Estadual Ruben Dario e experiência em Educação Infantil.

Emerson Antonio Contesini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professor-doutor do PPGCV da UFRGS, ministra a disciplina de Práticas de Ensino em Cirurgia – Técnicas Alternativas no Ensino de Cirurgia. Professor associado 3 de Cirurgia Veterinária e diretor da Faculdade de Veterinária da UFRGS. Consultor dos periódicos Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciência Rural, Ciência Animal Brasileira e editor associado da revista Acta Scientiae Veterinariae.

Elaine Turk Faria, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

Professora-doutora da Faculdade de Educação da PUC-RS de 1973 a 2013 e professora-assessora de Educação a Distância (EaD) da PUC-RS. Atualmente aposentada, mas continua como avaliadora de curso a convite do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EaD, Tecnologia Educacional, Ambientes Virtuais, Informática na Educação, Formação Continuada e Legislação Educacional.

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

VIDOR, S. B.; SILVEIRA, E. da; CONTESINI, E. A.; FARIA, E. T. Aprendizagem baseada em problemas: integrando a prática com a teoria no ensino da Medicina Veterinária. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 195–210, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2458. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2458. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos