Experiências e desafios docentes na formação dos fonoaudiólogos em diferentes cenários de prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24715

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Ensino, Cenários de aprendizagem

Resumo

O presente estudo se insere nas discussões acerca da formação dos fonoaudiólogos através da inserção discente em diferentes cenários de prática profissional. Ele teve como objetivo explicitar como os docentes se comunicam, constroem pactuações e assumem responsabilidades com os diferentes espaços de inserção de seus alunos na rede de saúde e com o processo de ensino. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. O itinerário investigativo se pautou na realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes do curso de graduação inseridos na rede de saúde do município. As respostas obtidas, quando confrontadas com os itinerários de trabalho, revelaram que o curso apresenta fragilidades em sua estrutura curricular e que o docente, ao conquistar cada campo de prática, pactua responsabilidades mútuas com os discentes, os diferentes serviços e com o seu próprio processo de trabalho, por aprenderem cotidianamente com as vivências, as dificuldades e os desafios enfrentados nos cenários de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Vivian de Carvalho Reis Neves, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em Distúrbios de Fala e Linguagem. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. Experiência nas áreas de Comunicação Humana e Saúde Coletiva com ênfase em: linguagem infantil; adultos e idosos com distúrbios neurológicos adquiridos de linguagem e cognição; formação em saúde, em especial, a formação sob a ótica da integração ensino, serviço e comunidade.

Lilian Koifman, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Professora Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Formação em Saúde, atuando sob os temas: educação médica, currículo médico, reformulação curricular, formação em saúde e integralidade na saúde.

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Publicado

30-03-2021

Como Citar

NEVES, V. de C. R.; KOIFMAN, L. . Experiências e desafios docentes na formação dos fonoaudiólogos em diferentes cenários de prática. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24715. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24715. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos