Informe de experiencia sobre el Proyecto de Gestión de Políticas Públicas Basadas en Evidencias

desafíos en la pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24728

Palabras clave:

Política basada en evidencias, Sistema Único de Salud, Competencia profesional, Educación para la Salud

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reportar la experiencia docente en el Proyecto de Gestión de Políticas Públicas Basadas en Evidencias en el contexto de la pandemia COVID-19. La propuesta metodológica para la práctica docente en la formación de profesionales en un currículo con enfoque constructivista y estrategias educativas activas, correlacionando la teoría con la práctica profesional, debió ajustarse al contexto actual de salud en el país. Con el cambio espacio-temporal, el uso de tecnologías educativas en el formato en línea fue fundamental, por lo que las herramientas y las bases del pensamiento estratégico-situacional, subsidian la gestión, seguimiento y evaluación de los Planes de Acción. La introducción de las Tecnologías de la Información Digital y Comunicación permitió la continuidad de la formación en diferentes espacios, tiempos y situaciones y brindó al grupo de estudiantes, docentes/facilitadores y coordinación, la comprensión de la importancia de articular conocimientos, habilidades y actitudes, para la implementación de Planes de Acción, integrándose en un fundamental para que la tecnología sea pedagógica.

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Biografía del autor/a

Sueli Fatima Sampaio, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Graduação em Enfermagem (1986), mestrado em Educação (1995) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutorado em Enfermagem (2000) e pós-doutorado (2014) pela Universidade de São Paulo (2000). Professora associada/sênior da Universidade Federal de São Carlos no Programa de Pós-Graduação Gestão da Clínica. Facilitadora de ensino/aprendizagem em Projeto de Apoio ao SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Regina Elizabeth Lourenço Cabral Souza, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), São Paulo, SP, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo (2006), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora de graduação/pós-graduação, atuando com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas, educação permanente e ambiente virtual.  Facilitadora de ensino/aprendizagem em Projeto de Apoio ao SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Ana Maria Valle Rabello, Fundação Dom Cabral, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Psicóloga com formação em Psicanálise, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, mestre em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), doutora em Psicologia (Universidade Federal Fluminense), servidora aposentada da Fundação Hemominas Professora do curso de Medicina do Centro Universitário UNI-BH e da Fundação Dom Cabral. Facilitadora de Aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Renata Lemos Petta, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), São Paulo, SP, Brasil.

Graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012), especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2016) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2016). Facilitadora de ensino/aprendizagem em Projeto de Apoio ao SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Silvio Fernandes da Silva, Hospital Sírio Libanês, São Paulo, SP, Brasil.

Médico com especializações em Cirurgia Pediátrica (residência médica) e Saúde Pública e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente, é especialista em projeto do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, coordenador do projeto Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

André Vinicius Batista de Assis, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, MS, Brasil.

Graduação em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), mestrado em Saúde Coletiva (2016) pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) com especializações em Saúde Pública pela Fiocruz e em Processos Educacionais na Saúde pelo IEP/HSL. Facilitador de ensino/aprendizagem em Projeto de Apoio ao Sistema Único de Saúde no IEP/HSL. Diretor da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Citas

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Relato de experiência no Projeto Gestão de Políticas Públicas Informadas por Evidências: desafios na pandemia

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

SAMPAIO, S. F.; LOURENÇO CABRAL SOUZA, R. E.; RABELLO, A. M. V. .; PETTA, R. L.; SILVA, S. F. da; ASSIS, A. V. B. de. Informe de experiencia sobre el Proyecto de Gestión de Políticas Públicas Basadas en Evidencias: desafíos en la pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24728. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24728. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Sección especial: enseñanza en educación superior en tiempos de pandemia