Biólogo ou professor de Biologia?

A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil

Autores/as

  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Ponta Grossa, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8453-0751

Palabras clave:

Ensino Superior, Identidade profissional, Licenciatura

Resumen

Discute-se aqui a formação de licenciados em Ciências Biológicas nas universidades brasileiras. Muitas vezes os cursos de Licenciatura não valorizam a carreira docente e contribuem para que não se fortaleça a identidade do professor de Biologia. Diversas instituições de ensino superior propõem em seus projetos de curso a formação de biólogos que poderão também ser professores, quando, na verdade, deveriam priorizar a formação docente, que será a carreira profissional abraçada pela grande maioria dos egressos. Essa prática é comumente chamada de “bacharelização” dos cursos de Licenciatura e ocorre com frequência, contribuindo para a desvalorização da carreira docente e desmotivação dos alunos que optam por essa graduação. É urgente e necessário fortalecer a identidade desses cursos e de seus docentes, de forma que compreendam sua função no processo de formação de professores de Biologia e não de biólogos que dão aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Ponta Grossa, PR, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas, mestre em Gestão do Território, doutora em Ciências e pós-doutora em Ciências Florestais e Genética. Docente e coordenadora dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa.

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

ANTIQUEIRA, L. M. O. R. Biólogo ou professor de Biologia? A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 280–287, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2488. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos de opinión