Educação Física e docência universitária

estado da arte das publicações em periódicos brasileiros

Autores

  • Priscila Lopes Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, SP, Brasil; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM), Diamantina, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1896-1841
  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6598-9938

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2594

Palavras-chave:

Bibliometria, Docência universitária, Educação Física, Formação Profissional

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir o teor das publicações sobre Educação Física e docência universitária, mais precisamente sobre a formação e a atuação profissional em cursos de nível superior na referida área, no que tange a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, no período de 2000 a 2017 (publicações em periódicos brasileiros Qualis-Capes A1 a B2). Foram detectadas 29 publicações cujas análises demonstraram que os estudos acerca da formação para docência na educação superior em Educação Física focam em discussões sobre o produtivismo de artigos científicos em detrimento da qualificação para a atuação profissional. Os eixos da tríade universitária se apresentam de forma desarticulada, com predominância da abordagem sobre o ensino. Embora alguns artigos citem a importância da articulação entre os eixos, o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão não foi o foco principal de nenhuma publicação analisada neste estudo, fato que evidencia a possibilidade da inexistência de publicações sobre essa temática na área de Educação Física.

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Biografia do Autor

Priscila Lopes, Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, SP, Brasil; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM), Diamantina, MG, Brasil.

Licenciada em Educação Física pela UniFMU; mestre em Pedagogia do Movimento pela EEFEUSP; doutoranda em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte pela EEFEUSP; docente do Departamento de Educação Física da UFVJM; pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa GYMNUSP e líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG – UFVJM/CNPq).

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Bacharel e licenciada em Educação Física pela FEFUNICAMP; mestre em Corpoeridade e Pedagogia do Movimento pela UNIMEP; doutora em Educação Física pela EEFEUSP; docente do curso de Esporte da EEFEUSP e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa GYMNUSP.

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Publicado

06-08-2019

Como Citar

LOPES, P.; CARBINATTO, M. V. Educação Física e docência universitária: estado da arte das publicações em periódicos brasileiros. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–18, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2594. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2594. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos